Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Toda empresa deve ter como hábito o monitoramento de sua marca e a partir das informações entender o que está acontecendo de forma que possa agir preventivamente para qualquer possibilidade de crise.
O monitoramento das redes sociais é fundamental na estratégia de marketing, veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Comece o monitoramento pelo que está relacionado a sua empresa, depois amplie o monitoramento para os concorrentes e acompanhe tudo que acontece nesse segmento;
  • Quando for escolher os termos para monitorar, lembre-se das possíveis variações que os usuários podem usar para citar sua empresa, como nomes de produtos ou ainda erros ortográficos. Por exemplo: Banco Itaú, BCO Itau, B. Itaú.
  • Monitoramento deve ser feito diariamente. Lembre-se que um monitoramento regular é capaz de prevenir crises. Você poderá perceber o crescimento de citações negativas e poderá agir de modo que isso não se alastre;
  • Grandes empresas devem utilizar um misto de ferramentas pagas com ferramentas gratuitas, assim, terão maior alcance. Já as pequenas e médias empresas devem fazer o monitoramento utilizando ferramentas gratuitas e as pagas somente para casos e marcas específicas e assim otimizar o custo do monitoramento.

Algumas das ferramentas mais usadas para o monitoramento gratuito são:
Social Mention: Real Time Search: você define as palavras a serem monitorada e pesquisa menções em várias redes sociais.
Trendsmap: Lista as hashtags e os assuntos mais comentados no Twitter.
Sei que é repetitivo, mas preciso dizer: as redes sociais estão crescendo cada vez mais. E as empresas não podem se dar ao luxo de ficar de fora, e principalmente, de abrir mão de monitorar como sua marca é citada na web.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco