Google Trends: monitorar resultados de busca do Google

google trends

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O Google Trends é mais uma dessas ferramentas que a gente vive comentando aqui no blog. Hoje vamos explicar quais suas funções e o porquê é muito interessante investir um tempinho usando. Como o próprio nome diz, a ferramenta é do Google (ou seja, sinônimo de coisa boa) e traz para os usuários as “tendências” do momento.
Os investimentos no mercado digital só crescem e isso tem se tornado um segmento muito forte. Cada vez mais empresas buscam uma presença digital que passe credibilidade e acreditam nessa aproximação com o cliente que busca determinado produto ou serviço. Pensando nesse estreitamento de relações, as pessoas se preocupam em saber o que os usuários da internet estão buscando, o que estão pesquisando e como fazem isso.
Depois de perceber essa importância da presença digital, o Google lançou o Google Trends e aí a coisa começou a ficar muito melhor. Essa ferramenta é interessante para os produtores de conteúdos e administradores de sites e blogs pois auxiliam na escolha da palavra chave mais relevante para determinado tipo de pesquisa. Além disso, ela mostra quais são as pesquisas mais feitas pelos usuários da internet e quais regiões do mundo têm tido mais procura por algum termo.
O Google Trends é um monitorador que apresenta quais as tendências mais buscadas na internet. É possível especificar essas pesquisas por país e tempo determinado, por exemplo, e a resposta é uma média do termo buscado. Dentro da ferramenta existe um medidor que mostra se o termo está em alta e qual região se interessa mais por aquilo.
É bom deixar claro que essa ferramenta faz uma média de buscas pelo Google, que é um dos maiores buscadores da internet, então é de grande credibilidade, porém é pertinente lembrar que existem outros.
Para acessar o Google Trends, você pode clicar AQUI!
Google Trends
Essa é a primeira página da ferramenta, não é necessário se cadastrar para poder utilizá- la, no entanto, você pode fazer login com uma conta Google. É possível escolher em que país você pretende fazer a busca e qual categoria deseja buscar, por exemplo: Alemanha/ Ciência e Tecnologia. Após escolher isso, o usuário já pode escrever a palavra ou termo pelo qual têm interesse.
Selecionei o país Argentina e a categoria Esportes, na palavra coloquei o nome “Messi”. Pra quem não sabe, Lionel Messi é um dos melhores jogadores de futebol do mundo atualmente e é argentino. Olha o que saiu:
Google Trends
Eu não especifiquei, dentro da busca, em que país eu desejava a pesquisa e, por isso, saiu uma média do mundo todo. Também não determinei uma data para a busca e, por isso, a média é dos últimos 5 anos. Dentro da busca também não selecionei nenhuma categoria e, devido à isso, o nome “Messi” é uma média de todas as buscas feitas através do Google nos últimos 5 anos em todo planeta.
É muito interessante observar esses dois “picos” de busca. Sabe quando foram? Exatamente na época da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016. Obviamente, as pessoas se interessam mais por futebol nessas épocas, né?! Acho muito divertido analisar as buscas e compará- las com a época em que foram buscadas.
Google Trends
Essa parte também é bacana e, às vezes, surpreendente. A região que mais buscou pelo nome “Messi” nos últimos cinco anos foi Guiné. Acho que por essa ninguém esperava (rs). Esses números não são exatos e nem significam números de pesquisa, eles apresentam, em média, qual país buscou mais por aquela palavra.
Google Trends
Essa parte talvez seja a mais interessante para quem usa o Google Trends para buscar a popularidade de determinada palavra- chave. Esses dois últimos são tópicos relacionados à palavra. Ou seja, quem buscou por “Messi”, na maioria das vezes, também pesquisou por Fifa 16- Videogame e messi 2015.
Google Trends é uma ferramenta muito interessante e auxilia muitas pessoas a decidirem o termo ideal para divulgar sua marca. Além de ser surpreendente em algumas buscas.
Pessoal, espero ter ajudado mais uma vez. Estamos sempre buscando assuntos interessantes para serem postados por aqui. Deixe sua dica!
Twitter: @nautilosmkt
Instagram: @nautilosmktdigital
Facebook: www.facebook.com/NautilosMarketingDigital
Até a próxima..

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Texto base para constituição de um E-book | Nautilos Posicionamento Digital
Comunicação e Marketing

Como criar um E-book

Objetivo – ter um material de envio para download O Nautilos orienta que o e-book tenha entre 8 e 20 páginas já considerando capa e

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco