Google Meu Negócio

Google Meu Negócio

Tem muito tempo que não falamos sobre ferramentas por aqui, certo? Por isso hoje o assunto vai ser o Google Meu Negócio. Essa ferramenta possibilita sua empresa de ser localizada pelo Google e torna mais fácil os seus clientes a encontrem através de buscas pela internet.
Google Meu Negócio
O objetivo do Google Meu Negócio é a divulgação da sua empresa através da internet. Para tanto a ferramenta integra as informações disponíveis de outras ferramentas Google, como o Mapas e o Google+. Essa integração é muito útil e permite conseguir uma maior visibilidade para a sua marca.
Mesmo se a empresa não tiver site ou redes sociais, muitas pessoas podem procurar pelo nome dela no Google e a ferramenta disponibiliza informações importantes sobre o local, como: horário de funcionamento, telefone, endereço e até opiniões de usuários sobre a empresa. É cada vez mais comum as pessoas fazerem buscas por negócios locais, e a resposta provida pelo Google Meu Negócio está entre as mais consideradas (até porque o Google dá muito destaque a ela).
O Google Meu Negócio também permite que proprietários verificados tenham acesso às estatísticas de buscas realizadas e engajamentos feitos pelos usuários, além de favorecer a interação direta com esses clientes, respondendo perguntas ou tirando dúvidas deles. Para empresas e marcas que já possuem uma presença digital estabelecida, com site e redes sociais, o Google Meu Negócio é uma adição importante. Para empresas que não possuem sites, o Google até fornece uma “Site do Negócio” bem simples, com informações pontuais que atendem pequenas empresas que não lidam com o digital ainda. A integração com o Google+ fornece uma rede social para engajamento com o público de forma facilitada, e a integração com o Google Mapas faz a empresa aparecer em navegações, buscas locais e até em alguns GPS como Pontos de Interesse (POI).
Gostei da ferramenta, como me cadastrar?
Primeiro, acesse o Google Meu Negócio e entre com a sua melhor conta Google. Uma dica que eu posso dar é: concentre todas as ferramentas Google num único e-mail, de preferência profissional e que não seja usado como contato. Isso facilita a manutenção das suas ferramentas. Após a criação desse login, você gerencia sua conta, colocando informações, imagens e localização no mapa.
O Google Meu Negócio utiliza a base do antigo Google Places, com os conceitos de Listagem e Conta. Uma Listagem nada mais é que um local físico, como uma sede ou loja. Uma Conta é uma forma de agrupar Listagens e compartilhar acessos de forma unificada. O uso de Contas é opcional, e pode ser introduzido numa segunda etapa, depois que a ferramenta já estiver dominada.
Cada Listagem exige um endereço real e algumas informações relevantes, e em geral precisa ser Verificada. O Google tem seus próprios critérios quanto à verificação, sendo que por vezes não a exige, outras vezes permite que seja feita por telefone (uma chamada automática de voz para o número cadastrado que diz um código a ser introduzido na ferramenta) e, mais frequentemente, exige que a verificação seja feita através da inserção de um código que ele envia por Cartão Postal até o endereço cadastrado. Essa é a forma mais “forte” de verificação, porém também é a mais lenta, levando entre 10 e 30 dias, dependendo da localização e da qualidade do endereço informado.
Negócios que não atendem no endereço informado, como negócios 100% online ou Deliveries, podem marcar uma opção para ocultar sua localização, ou alternativamente utilizar um “raio de atendimento” de tantos quilômetros ao redor do endereço, sem necessariamente expor o endereço.
Vale ressaltar também a forte conexão entre o Google Meu Negócio e o AdWords, através de sua versão simplificada, o AdWords Express. De fato, em algumas contas a relação é tão forte que mesmo tendo criado uma conta normal, o Google insiste em listá-la como Express, obrigando o anunciante a mudar a interface para o AdWords normal (se ele quiser, claro).
A relação com o YouTube é feita através do conceito de Conta de Marca. É uma solução meio tortuosa que o Google implementou para que uma Listagem, ou coleção delas, compartilhe de um único canal do YouTube, como seria esperado de uma rede de lojas, por exemplo.
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Ainda tem alguma dúvida sobre a ferramenta? Envia pra gente!
Até o próximo post!

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