Como aumentar suas vendas com upsell

Upsell: como aumentar suas vendas

Sabe quando você vai ao Mcdonald’s e pede um refrigerante de 300ml e o atendente oferece o mesmo com 750ml por mais R$ 1,00, então, isso é o tal  upselling  uma estratégia para vender uma versão turbinada do mesmo produto em geral um pouco mais caro. Nesse momento você pensa, ok que ótimo estou levando vantagem. 

O Cross sell ou venda cruzada tem por objetivo aumentar o ticket da venda oferecendo produtos relacionados, voltando no Mac Donald: é quando você, por exemplo, compra o combo e o atendente oferece uma sobremesa como sunday ou torta de maçã. Repare que esses produtos não são da mesma natureza, mas são complementares.

Ambas as técnicas giram em torno de estratégias parecidas e por vezes confunde mesmo. Mas, para esta postagem, vou me dedicar ao upsell que nada mais é do que incentivar os clientes a comprar um produto superior com de preço mais alto, em vez do produto que planejaram comprar inicialmente. 

 

Por quê o upsell?

Na verdade o upselling, na minha opinião, é muito mais convincente do que a venda cruzada, pelo menos, na condição de compra na loja virtual onde você não tem a presença de um atendente para lhe convencer. Pensa comigo, o cliente está na jornada de compra há dias e já nos finalmentes você aparece com um complemento? É muito mais fácil apresentar algo que se encontra dentro do processo decisão da compra, é melhor e tem uma diferença de preço que o leva a concluir que está fazendo a melhor compra pelo melhor custo.

Vamos imaginar um passo a passo do cliente:

  • Realiza pelo menos algumas pesquisas básicas de produto;
  • Pesquise e encontre sua loja virtual;
  • Navegue nas páginas de produtos; 
  • Conheça o seu produto aceita a relação entre produto e preço.

O cliente chega ao carrinho e se encontra pronto já nos finalmentes pronto para pagar.

Está claro que sua intenção é realmente realizar a compra, é nesse momento que você pode oferecer um produto que atenda e supere suas expectativas, mesmo que seja um com preço mais alto. Desde que ofereça mais valor do que o produto anterior.

Na maioria das vezes faz sentido pagar mais um pouco por um produto de qualidade ou proposta superior, você vai acabar por descobrir que a maioria de seus clientes não se importará em pagar. Não fique preocupado se isto é ou não ético apenas se coloque no lugar de seu cliente e repare que você em certos casos não faria diferente. 

Lembre-se: O cliente  não é obrigado a nada, é uma sugestão 🙂

E como fazer? 

Ofereça uma comparação lado a lado.

O mais básico – uma comparação simples de produtos diferentes.

O objetivo aqui é mostrar de forma sucinta a um cliente que um produto alternativo tem características melhores do que aquele em que ele estava interessado originalmente.

Como o upselling o ajuda?

Esqueça as compras por impulso, os clientes compram produtos / serviços para resolver um problema. Eles estão cientes do problema, mas podem não estar cientes da melhor solução, esse detalhe é muito importante.  O upsell, bem feito, pode ajudar o cliente a encontrar o produto ou serviço mais adequado e nessa hora você tem a chance de se tornar seu melhor amigo, o preferido dele. Bom, né?

 

Lembre-se que os melhores amigos sempre voltam e suas compras são parte significativa da sua receita com o benefício de um custo menor.

A probabilidade de venda para um novo cliente potencial é de 5 a 20%. Fazer upsell para clientes que já compraram com você, em princípio é mais fácil, uma vez que o cliente conhece e confia na sua loja virtual e o resultado prático é o aumento do ticket médio de venda.

Dica prática: não bombardeie seus clientes com muitas opções. Se eles já disseram não a um produto de upsell, não force. Pense no upsell como uma sugestão gentil, não uma tática  agressiva.

 

Abraços e até a próxima

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima. 

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Estratégia Push e Pull: o que são e quais as diferenças
Comunicação e Marketing

Estratégia Push e Pull

Marketing Pensando no mercado e nas possibilidades em que se apresentam, podemos lançar mão de estratégias corporativas como push and pull. Elas se apresentam como duas soluções, que aparentemente são opositoras aplicadas às diferentes lógicas que sustentam a relação entre

Leia mais »
Você sabe o que é benchmarking?
Gestão e Estratégia

Você sabe o que é benchmarking?

Vamos conversar sobre benchmarking pois na newsletter desta semana comentamos como a comparação entre empresas pode ser tão prejudicial. Uma comparação desigual entre empresas pode abalar o posicionamento da empresa, a percepção do cliente diante da imagem da marca e

Leia mais »
comparações: A grama do seu vizinho é mais verde?
Gestão e Estratégia

A grama do seu vizinho é mais verde?

Acredito que todo mundo conheça o ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Procurar por critérios ou referências externas para sabermos se estamos gerindo a empresa de modo certo e adequado aos nossos objetivos é normal.  Na sociedade

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!