e-commerce em passos

Pra quem é iniciante e está planejando começar sua loja virtual

Para iniciar nas vendas online mesmo sendo um veterano do varejo físico você verá que será necessário muito aprendizado. Nada acontecerá magicamente ou rapidamente. Você vai perceber que comércio digital exige: tempo, dedicação e investimento. Por isso, sempre digo, pense bem antes de começar.

Vamos aos passos mais básicos e ao mesmo tempo essenciais:

  1. Escolha do produto ou linha de produtos;
  2. Decidir sobre uma marca / domínio;
  3. Escolha a plataforma de comércio eletrônico adequada ao seu negócio;
  4. Um certificado seguro (SSL) é obrigatório; 
  5. Definir o meio de  pagamento;
  6. Estudo sobre o frete e entrega – Logística;
  7. Marketing digital contínuo – Lembra da máxima a propaganda é a alma do negócio?

 

e-commerce em passos: #1 – o produto

Um dos maiores desafios que os aspirantes a empreendedores enfrentam é encontrar produtos lucrativos e  populares que serão vendidos, seja um único produto ou uma linha completa de produtos que ocupa um nicho de mercado.

Evidentemente, sugerir idéias de produtos é um pouco complicado, e a importância de vender um produto que as pessoas desejam pode deixar até as pessoas mais motivadas presas na paralisia da análise. Muitas vezes parece que tudo o que você poderia vender já está sendo vendido – sem mencionar a realidade de que haverá muita concorrência nas categorias de produtos mais populares.

Felizmente, ainda existem boas oportunidades, sem contar com os produtos que você mesmo pode produzir.

 

e-commerce em passos: # 2- sua Marca e Domínio

Antes de iniciar sua aventura no comércio eletrônico, você precisa decidir sobre um nome de marca. Essa marca será refletida no nome de domínio que você seleciona e compra para o seu site.

Existem literalmente centenas de posts escritos sobre a criação de uma marca. Se você tiver tempo (e recursos) é muito possível que você queira (ou já tenha) contratar os serviços de uma agência de marca para criar sua história. 

Ao criar sua marca, aqui estão algumas etapas básicas que ajudarão:

  • Pesquise seu público-alvo e identifique seus principais concorrentes;
  • Decida seu foco e sua personalidade;
  • Escolha o nome da empresa;
  • Crie uma promessa de marca;
  • Crie a identidade visual da marca (logotipo, cores, fonte);
  • Implante sua marca em sua propriedade digital.

 

e-commerce em passos: # 3 –  Plataforma = Magento

Selecionar a plataforma de comércio eletrônico ( indicamos a plataforma magento), adequada a partir da qual seu site será executado é uma decisão crucial. Alterar a plataforma posteriormente pode ser uma operação muito demorada e cara se você tiver milhares de produtos para mover.

Poderia listar um monte de razões para você escolher a plataforma Magento como plataforma de e-commerce, mas acho mais didático convidar você a conhecer nossa página que fala com exclusividade sobre a plataforma.

Nós do Nautilos trabalhamos com Magento/JN2

Nesta data (maio/junho 2020) participamos do movimento portas abertas junto com a JN2 e um time de especialistas que vão te ajudar a ter sucesso no meio digital.

 

e-commerce em passos: # 4 – Certificado de Segurança (SSL)

Para aqueles se lançam em voo solo, isto é, não se associaram a uma plataforma de comércio eletrônico, vão precisará obter um certificado SSL.

É necessário um certificado SSL para proteger as comunicações entre o navegador um visitante e o servidor que hospeda sua loja virtual. 

Nós cuidamos do SSL para você. Os custos estão inclusos no projeto que inclui a contratação da plataforma e você precisará do domínio registrado antes e isso nós do Nautilos também resolvemos. 

 

e-commerce em passos: # 5 – Serviço de Pagamento

No modelo de contratação SaaS como o da JN2, você terá acesso a soluções de integração sem custo adicional a intermediadoras de pagamento reconhecidas e seguras como: Mercado pago, Wirecard, Paypal, Pagar.me e e.Rede.

 

e-commerce em passos: # 6 – estudo da logística

O aumento da popularidade do comércio eletrônico, trouxe um desafio, atender seu cliente no menor tempo possível e principalmente da melhor forma possível. 

A compra pelo meio digital ainda é um relação de absoluta confiança na empresa vendedora, e pensa comigo depois de todo o esforço feito para levar tráfego ao site, seguido de conversão você não pode erra na entrega. 

Seja transparente sobre o prazo de entrega, as localizações que você entrega, o valor do frete. Na entrega providencie um embalagem e um formato que surpreenda seu cliente, afinal é nesse momento que a compra se realiza para seu cliente.

e-commerce em passos: #7 – marketing digital contínuo

Agora mais do que nunca a propaganda é a alma do negócio, mas divulgar também é servir, você verá que hoje a divulgação da sua marca ou produto terá melhor receptividade quando associada a informação útil e clara. Então, quando estiver tudo pronto para vender você precisará direcionar os visitantes a sua loja virtual. A configuração foi a parte mais fácil, agora você está mudando para uma fase diferente do negócio. A seguir, é apresentada uma amostra das considerações contínuas de marketing digital nas quais você precisará pensar. 

As considerações básicas de marketing digital incluem:

  1. otimização – técnica de de conteúdo;
  2. Posicionamento da marca;
  3. mídias pagas;
  4. campanhas de e-mail marketing;
  5. engajamento nas redes sociais;
  6. Monitoramento da loja – Google Analytics.

 

Os passos são apenas referências para ajudar você nesse processo de estratégico que tomar a decisão de ter ou não ter uma loja virtual e indo mais além ter e-commerce, um negócio online.

 

Boa sorte, saúde e até a próxima.

Se puder ficar em casa, fique em casa 🙂

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