Retargeting ou Remarketing, tem diferença?

Retargeting ou Remarketing, tem diferença?

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Já reparou que tem hora que é “remarketing” outra “retargeting”? Tô pra te dizer que é culpa do Google, rsrsrs.  De qualquer forma, para situações diferentes, o objetivo é falar com quem teve contato com sua empresa, produto ou marca. Ambas as ações, no caso de quem tem e-commerce, alcança e uma melhor taxa de conversão, dos visitantes que chegam a loja virtual, em média, 1,5% convertem. 

Retargeting ou Remarketing:

Retargeting: o termo “retargeting” refere-se aos anúncios exibidos em outros sites, ou nas redes de parceiros do Google para seus clientes potenciais, isto é, que já estiveram em seu site em uma dado recorte de tempo. Geralmente utilizam-se de “cookies” e mais recentemente da autorização para o uso dos cookies – (leia mais sobre LGPD)

Remarketing: o termo “remarketing” é frequentemente usado quando você coleta informações de contato de clientes em potencial para enviar campanhas de e-mail para eles. No remarketing, campanhas de lançamento, cupom de descontos, e até abandono de carrinho são ações que levam a uma comunicação personalizada, segmentada  e direcionada por e-mail.

Como funciona o ReTargeting?

Retargeting é uma tecnologia baseada em cookies, já falamos isso…

Funciona assim: Um pequeno e discreto código é colocado no lugar certo em seu site (no Facebook tem o nome de  pixel). O código, ou pixel, é imperceptível para os visitantes do site e não afetará seu desempenho. Cada vez que um novo visitante chega ao seu site, o código aplica um cookie anônimo do navegador. Mais tarde quando seus visitantes navegarem na web, o cookie (tipo um sinalizador) permitirá que seu provedor de retargeting (em geral Google ou Facebook)  saiba quando veicular os anúncios, garantindo que seus anúncios sejam vistos apenas pelas pessoas que já visitaram seu site.

Sua eficiência está no fato de que seu investimento com publicidade é apontado para as pessoas que já estão familiarizadas com sua marca e recentemente demonstraram interesse. Como resultado a campanha tem bons números de ROI.

 

Principais canais para anúncios de retargeting

Google: chama o retargeting digital de “remarketing”. Se você já tem uma conta do Google Ads, é só configurar o retargeting, adicionar o código ao seu site e criar uma lista. 

Você pode definir campanhas de remarketing para exibição em pesquisas ou na Rede de Display do Google.

Facebook e Instagram: em vez de apenas impulsionar uma postagem e tentar obter mais alcance do Facebook, você pode segmentar usuários que já visitaram seu site, o que significa que provavelmente eles já estão interessados ​​em seus produtos e serviços.

Depois de instalar o pixel do Facebook, você pode rastrear quem está visitando seu site e criar uma campanha publicitária usando um público personalizado de pessoas que visitaram seu site .

A grande vantagem do redirecionamento de mídia social é que quase todo mundo está usando a mídia social diariamente.

Então, ao redirecioná-los no Facebook ou Instagram seus anúncios estão alcançando pessoas que já estão interessadas em seu negócio e você está alcançando-as onde elas já estão gastando muito tempo!

Para terminar

Nós do Nautilos consideramos tanto o remarketing quanto o retargeting imprescindíveis para quem possui e-commerce. Isso porque existe um longo caminho percorrido pelo cliente até a compra e o pagamento e caso alguma coisa aconteça que atrase ou não permita que conclua a compra naquele dado momento, é necessário retomar para não permitir que compre em outro lugar. 

Dependendo do orçamento do cliente sabemos que o redirecionamento é a melhor maneira de fazer os clientes voltarem ao site. Os visitantes do site que são redirecionados com anúncios gráficos têm 50% mais probabilidade de converter, isso porque se retornaram é sinal de interesse. 

 

Quer saber mais sobre como os anúncios  podem ajudar a expandir seus negócios? Confira nossa página de mídia paga.

 

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima.

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