Produtividade para donos de pequenas e médias empresas

Não é nenhum grande segredo que começar um negócio é difícil, especialmente nos dias de hoje. Na verdade, hoje, continuar um negócio de cinco, dez  anos ou mais também é desafiador. De uma certa forma a transformação digital para pequenas e médias empresas corresponde a começar do zero. O fato é que entrar no meio digital exige das empresas organização e planejamento. Existem algumas maneiras para você se preparar para incluir nas suas rotinas de trabalho a gestão digital. Quando falo em gestão digital me refiro a participação nas redes sociais, gestão de mídia paga e para quem já se lançou na venda online, a loja virtual. Todos vão requerer planejamento.

Use seu tempo com eficiência

A coisa mais importante a lembrar é que seu tempo é literalmente seu dinheiro . O que quero dizer com isso? Bem, quanto mais tempo você gasta fazendo tarefas improdutivas, e sem importância, menos clientes você consegue e menos tempo você se dedica a pensar no seu negócio.

Sendo você o gestor da sua empresa, é seu dever priorizar seu tempo e trabalhar em projetos de maior valor e retorno. Você deve administrar seu tempo com o mesmo cuidado que administra seu dinheiro. Faça cada minuto valer a pena.

Agendamento de reuniões e compromissos

Nem todas as reuniões serão produtivas, mas as reuniões ainda são espaços importantes para a gestão eficiente do seu negócio. Reserve um tempo em sua agenda para se reunir com todos os envolvidos, mesmo que de vez em quando seja chato ou até desnecessário, é importante manter o ritmo dos encontros. Você precisa reservar um tempo para verificar seus funcionários, colegas de trabalho, membros da equipe para ter certeza de que todos estão em sintonia.

Veja as coisas desta forma: se você agendar uma reunião e todos tiverem um domínio completo sobre a agenda, ótimo! Você pode encerrar a reunião e todos podem voltar ao trabalho. Se não, faça os ajustes e garanta a programação da semana ou do período.

A manutenção da agenda é muito importante para sua organização e produtividade. A Agenda do Google tem funções que vão potencializar seu trabalho e de sua equipe. Sabemos que o trabalho remoto vai se estabilizar e as reuniões presenciais já podem ser substituídas pelas reuniões remotas e contar com uma ferramenta é imperativo.

Agendamento no Google Agenda

O aplicativo Google Agenda fornece agendamento de forma simples e intuitiva. Os colaboradores podem inserir compromissos e outras atividades em seus calendários, compartilhar com a equipe e convidar para participação. O sistema possui a opção de enviar uma notificação por e-mail como um lembrete de eventos programados. Os compromissos podem ser compartilhados entre os colaboradores, tornando mais fácil agendar projetos de grupo ou reuniões. Quando o calendário é compartilhado, diferentes participantes da equipe podem agendar compromissos com o cliente ou outro colaborador sem risco de conflito de horários.

Além de compromissos especiais, como reuniões ou uma consulta com o cliente, os membros da equipe podem usar o calendário para organizar seu dia a dia. Faça você mesmo e incentive os colaboradores a escreverem as atividades gerais que precisam realizar durante o dia. Isso ajuda a dividir o dia em partes gerenciáveis ​​para alocar melhor o tempo para diferentes tarefas e atividades.

Vale lembrar que o aplicativo funciona em qualquer sistema operacional com conexão à Internet, incluindo smartphones, permitindo que seus funcionários em viagem verifiquem seus calendários individuais e quaisquer eventos de calendário compartilhados. Os funcionários também podem acessar o calendário de casa para verificar os próximos eventos para o dia seguinte, para que possam se preparar, caso necessário.

Dicas de produtividade: equilibrando prioridades

Minha sugestão é que tenha uma programação controlada sempre para os próximos 10 dias  E tente não sobrecarregar um único dia, fazer muitas coisas em um dia, não costuma funcionar bem, procure distribuir seus compromissos e mantenha sempre uma “janela” para ter opções e mobilidade.

A intensidade de nossos dias aumentaram muito, trabalhar um multitelas (eu mesmo tenho dois monitores e o celular) exige muito de nossa atenção. Recomendo que adote uma rotina de alívio para reduzir o estresse, no meu caso, eu dou uma escapada e saio para caminhar, tenho colegas que no meio da tarde vão à academia. Não tem uma receita, pode ser uma volta no quarteirão depois do almoço ou tirar dez minutos para se alongar, mas de qualquer forma crie um momento de recuperação das suas energias.

O sim é o descuido do não!

Se for preciso, diga não! Só porque você foi convidado para uma reunião, não significa que você precisa ir. Se uma reunião entrar em conflito com suas prioridades ou objetivos, ou se comparecer significar adiar uma tarefa mais importante, recuse-a.

Mais importante ainda, o gerenciamento do tempo funciona melhor quando estamos cuidando bem de nós mesmo praticando a autogestão. Isso passa por cuidar das coisas que por vezes parecem menos importantes. Devemos ter atenção a comer bem, dormir o suficiente, controlar o estresse e a ansiedade da melhor forma  e reservar tempo para atividades físicas. Repare que produtividade é uma questão de equilíbrio!