Pensando em ter sua primeira Loja Online?

Bill Gates disse uma vez: “Se a sua empresa não estiver na Internet, ela estará fora do mercado”.

O futuro dos negócios é estar online

Muito tem se falado sobre a “morte do varejo”, sinceramente não vejo a menor possibilidade de isso acontecer, pelo menos não da forma como se anuncia. Claro que neste momento pandêmico as lojas físicas estão vulneráveis, mas com tempo e que seja logo tudo vai passar. Mas os números não mentem. Somente no primeiro semestre de 2020 as estatísticas de e-commerce explodiram em relação aos anos anteriores. Sabemos a influência do COVID-19, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, hoje são mais de 240 mil lojas virtuais no Brasil e subindo. Mas outros fatores levaram os consumidores a comprar online, entre eles o aumento de pessoas bancarizadas, comodidade, segurança, variedade e porque não preço.

O e-commerce é sim um negócio em constante mudança e por isso mesmo prefiro pensar no e-commerce não como uma oportunidade de negócio, mas sim como um negócio estratégico. É muito comum pensar no e-commerce a partir da plataforma ou mais grave ainda é criar uma loja virtual e considerar que o e-commerce está pronto. Sem planejamento é provável que esse empresário tenha construído uma caixa de problemas e frustrações. Sempre digo aos meus clientes que no início planejar é preciso, vender não é preciso (parafraseando o poeta português). Um bom planejamento terá como consequência a venda.

Já que chegou até aqui, presumo que seu interesse seja genuíno, e suponho que o modelo B2C (Business-to-consumer): a forma mais comum de comércio eletrônico, que envolve a vendas online das empresas para o consumidor final corresponda ao seu interesse. Nesse caso segue algumas dicas iniciais.

Pesquise antes de começar

Antes de se comprometer a investir tempo e dinheiro em seu projeto de venda online, você deve saber se ele tem potencial. Comece pelos mais próximos, amigos, parentes e vizinhos podem fazer parte da fase da pesquisa, pergunte a eles se eles compram seu produto ou similar pela internet. Para ajudar a refinar sua de pesquisa de mercado:

Faça uma análise da concorrência

Pesquise todas as empresas que podem ser consideradas concorrentes. Anote como eles trabalham, o que estão fazendo, se possível realize uma compra e anote os pontos mais importantes na sua opinião.

Isso lhe dará uma ideia de quem podem ser seus clientes-alvo – e fará com que você pense em como pode fazer as coisas melhor do que seus concorrentes.

Defina o seu público-alvo

Entender com quem vai falar é essencial para o planejamento de comunicação e também das ações em mídias pagas. Pense que eles têm uma faixa etária, faixa de renda, sexo, profissão, interesse ou hobby e região. Esses já são suficientes para você começar.

Plano de negócios = Canvas

Ao iniciar um novo negócio, é obviamente importante ter um plano. Um plano de negócios completo exige muito tempo e trabalho para ser criado, mas você nem sempre tem tempo ou recursos para concluir um plano de negócios completo antes de decidir se vai lançar seu negócio. É aqui que o CANVAS entrar. Funciona com uma tabela que possui as partes mais importantes do seu negócio. A tela do modelo de negócios de comércio eletrônico se concentrará na identificação de nove aspectos principais do seu negócio:

  1. Proposta de Valor
  2. Segmentos de clientes
  3. Canais
  4. Relações com o consumidor
  5. Fluxos de receita
  6. Principais recursos
  7. Parceiros Chave
  8. Atividades Chave
  9. Estruturas de Custo

Cada um desses elementos é crítico ao planejar um negócio de comércio eletrônico. Um dos maiores erros que a maioria dos comerciantes de comércio eletrônico comete é abrir sua loja sem um plano de negócios sólido. A tela do modelo de negócios ajudará você a se posicionar sobre a concorrência e a garantir que esteja tomando decisões estratégicas sobre o seu negócio desde o início.

Abaixo uma imagem modelo que tem aos montes na internet

fonte: Curso ComScholl

Estrutura

Podemos seguir para a estrutura. Da estrutura você deve considerar A plataforma, o ERP( sistema de gestão), Ecossistema Google, Ferramenta de E-mail marketing.

A escolha da plataforma pode não ser tão simples quanto parece. funcionalidade e capacidade de escalar são pontos importantes para quem planeja crescer, principalmente para os empresários que já vem do comércio ou são indústrias. Escolha uma plataforma de e-commerce que atenda a esses requisitos que tenha um custo dentro do seus planos iniciais.

Conclusão sobre ter a primeira loja online

Iniciar a venda online implica em reconhecer que embora semelhantes,  a venda presencial e a venda online são bem distintas a começar pelo comportamento do seu público-alvo. Quando seus clientes já possuem experiência com a loja física e não com a loja virtual eles precisaram confiar na funcionalidade e sentir-se à vontade com os recursos que sua loja online oferece. Acredito que esse texto possa oferecer algumas reflexões importantes sobre quando e como iniciar seu e-commerce. Se você ainda está no processo de idealização sobre como começar, nos procure para uma conversa sem compromisso. Hoje temos uma solução completa com planejamento, loja virtual própria e acompanhamento.

Conversar é grátis, clique aqui e agende comigo uma bate papo.

Um grande abraços e se possível fique em casa 🙂