Loja Virtual – O segredo do sucesso!

Loja Virtual

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Lojas virtuais como evino.com.br, amaro.com e outras referências ao comércio eletrônico não teriam alcançado o sucesso simplesmente vendendo produtos a preços competitivos. A “receita” para criar uma loja on-line com profissionalismo inclui muitos outros aspectos: o tempo de carregamento mínimo, a usabilidade do design, responsividade e processos de compra através do carrinho otimizados são fundamentais.
Se você tem ou está pensando em criar um e-commerce, fique certo de que o mercado está em absoluta expansão. Só as vendas do natal de 2018 tiveram um crescimento de 13,5% em relação ao Natal de 2017, segundo o site E-commerce News. Foram quase 10 bilhões de reais. Uau!
Veja se seu segmento está entre os mais pedidos do Brasil:

  • eletrodomésticos (14,4%)
  • perfumaria e cosméticos (10,4%)
  • moda e acessórios (10,1%)
  • casa e decoração (9,8%)
  • telefonia e celulares (7,6%)
  • livros (7,4%)
  • saúde (6,3%)
  • informática (5,1%)
  • esporte e lazer (5,1%)
  • eletrônicos (3,8%)

Não vou esconder de você, porque é bom que fique claro que o negócio e-commerce, ou “abrir uma loja virtual”, é como o canto da sereia: muitos aceitam o convite, mas poucos se preparam para enfrentar os desafios. O resultado é que ainda hoje mais de 60% das lojas abertas simplesmente são abandonadas ainda no primeiro ano. Segundo estimativas, existem entre 12 e 24 milhões de lojas online no mundo, no Brasil estima-se que são mais de 600 mil lojas virtuais e ainda assim apenas uma pequena porcentagem sobreviverá. Se você quer estar entre os sobreviventes é importante que tenha compromisso com o seu negócio e principalmente com seu cliente.
Para te ajudar nesse desafio, preparei uma breve seleção de práticas recomendadas para ter sucesso com sua loja virtual. Estas dicas atendem a todo tipo de loja virtual, independentemente do segmento, produto ou público alvo.

Plataforma de Vendas para E-commerce

Sabemos que mais de 30% dos sites publicados no mundo são desenvolvidos em WordPress. E sim, é possível transformar o WordPress em uma loja virtual sem grandes dificuldades com a ajuda do WooCommerce, por exemplo. Embora seja um plugin gratuito, é aconselhável fazer um investimento e contratar um profissional especializado em WooCommerce, para evitar aborrecimentos futuros e também para navegar com segurança entre os milhares de plugins adicionais disponíveis para  a plataforma.
Por outro lado nós do Nautilos recomendamos e preferimos plataformas especializadas em e-commerce. Hoje temos um ótimo relacionamento com duas empresas relevantes, a JN2 que é certificada em Magento, e a iSET que tem uma plataforma própria poderosa. Ambas são plataformas profissionais que valorizam o bom atendimento e suporte a seus clientes, o que é essencial para o sucesso da implantação. Com elas você não estará só.

Implementação de SEO

Outra preocupação para criar uma loja virtual é seu posicionamento no Google. O posicionamento está diretamente ligado à arquitetura da sua loja, isto é, como ela foi construída. A implementação de tags H1, H2 e H3, atributos ALT para imagens, breadcrumbs, meta tags e o uso de URLs amigáveis ​​são apenas uma pequena parte (obrigatória) desse processo, essencial para alcançar o maior tráfego orgânico possível. A otimização deve se preocupar também, além da indexação e ranqueamento, com a capacidade de conversão. E não custa nada lembrar: verifique que sua loja virtual possua o Google Analytics instalado, e que o acompanhamento de e-commerce esteja devidamente configurado.

Reduza o tempo de abertura da loja ao mínimo possível

Acredite se quiser, tomei conhecimento que a Amazon.com chega a perder um bilhão e meio de dólares por ano por conta de atraso no carregamento de suas páginas de produto. Não é coincidência, que as melhores lojas virtuais do mercado atuam com carregamento relâmpago, que provoca impacto direto não apenas na experiência do usuário, mas também nas principais métricas, como a taxa de rejeição. A resolução das imagens mal definidas, HTML e CSS mal implementados e outros elementos podem sobrecarregar os tempos de carregamento e esgotar a paciência dos seus futuros compradores. Fique atento: no Black Friday de 2018 muitas boas lojas caíram e ficaram fora do ar, gerando prejuízos astronômicos.

Rede Sociais – Avaliação e Comentários são o “boca a boca” da Internet

Você sabia que mais de 60% dos consumidores conferem os comentários e as avaliações de outros compradores antes de decidir comprar o produto ou serviço em questão? Esta porcentagem explica o porquê de nós, especialistas em marketing digital, considerarmos a rede social como o novo boca a boca. Dê especial atenção aos comentários, eles são seu norte para novas oportunidades de negócio e para melhor atender seu cliente.

Descomplique a compra

Todos os anos, milhões de carrinhos de compras são abandonados e embora existam muitos fatores para explicar esse fenômeno (como métodos de pagamento aceitos), na maioria dos casos motivo é um processo excessivamente longo. Depois de decidir comprar um produto, quantos cliques e informações os seus clientes devem dar para concluir a compra? Resposta: quanto menos, melhor. Sem dúvida, reduzir com qualidade a operação de pagamento é um dos segredos do sucesso para sua loja virtual.

Mobile – Um diferencial ainda negligenciado pelos lojistas virtuais

Nossas estatísticas mostram que mais de 60% do tráfego das nossas lojas virtuais se iniciam pelo celular, o que mostra que notebooks e PCs não são mais os dispositivos mais usados ​​para iniciar a navegação. Essa realidade levou o Google a classificar o mesmo site de maneira diferente, de acordo com o comportamento dele ao ser acessado de um celular. Fique atento e sempre que possível confira a navegação no celular e especialmente seu tempo de abertura e legibilidade.
O que acontece quando a loja virtual não possui um design responsivo? Mais da metade de seus visitantes e clientes em potencial visualizam conteúdo de forma desagradável trazendo uma experiência ruim, insatisfatória e aumentando as chances de que sua visita saia do site gerando a taxa de rejeição que já mencionei.

Garanta a sua segurança e de seus clientes

Vamos começar pelo óbvio, a segurança é para ambas as parte, isto é, sua e para o seu cliente. É claro que recursos como SSL e outros trarão credibilidade a sua loja virtual. E além destes existem outros cuidados, já que sites de e-commerce sem segurança não são aceitos para campanhas no Google Ads, principalmente para as campanhas de Shopping.
Bem, é isso. Não foram muitas dicas, mas foram dicas básicas e práticas que farão toda a diferença para o sucesso da sua loja virtual. Se ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão, comenta aqui em baixo e vamos continuar nosso bate papo.
Abraços e até a próxima!

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Links: tudo o que você precisa saber sobre links
Otimização SEO

Links: tudo o que você precisa saber sobre links

Os links quebrados fazem parte de assuntos diários de quem trabalha com otimização. Mesmo sendo muito falado, os links quebrados ainda são um problema para

Como ter posicionamento digital?
Gestão e Estratégia

Como ter posicionamento digital?

Posicionamento Digital, sabe o que é? Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e tem enfrentado dificuldades para alavancar suas vendas, é

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco