Gerenciamento de estoque no E-commerce

Gerenciamento de estoque no E-commerce

Diz que é o olho do dono que engorda o gado

Para você construir um e-commerce sustentável, lucrativo e escalável, você precisa entender os prós e contras do gerenciamento de estoque . A má gestão de estoque pode ser um desafio e eu sei que pode ser complexo, mas é superável e não importa seu segmento, tamanho, ou os tipos de produtos que você vende ou o público que atende.

Fazer as escolhas erradas quando se trata de estoque pode ser caro, ao passo que fazer as escolhas certas pode ser lucrativo 🙂

Então, vou começar destacando alguns termos que você precisa saber e em outra oportunidade vou apontar alguns dos desafios da gestão de estoque e compartilhar dicas e práticas recomendadas​​ que você pode usar como estratégia de gerenciamento.

Gerenciamento de Estoque no E-commerce: Glossário

Aqui está uma lista de 20 palavras e frases para se familiarizar com:

Estoque: itens, produtos ou mercadorias que você pretende vender aos clientes.

SKUs: unidade de manutenção de estoque (SKU) é um código de identificação que você usa para classificar e organizar produtos.

Variantes: variações do mesmo produto, como uma cor diferente.

Unidades de Medida: tudo o que você usa para medir seu estoque (itens, peças, fardos, quilogramas, onças, etc.).

Cadeia de suprimentos: os processos e sistemas envolvidos na produção, gerenciamento e distribuição de produtos.

Estoque morto: estoque que você tem em estoque, mas não pode necessariamente vender mais.Por exemplo produtos vencidos.

Estoque de reserva: a quantidade de estoque extra disponível que é usada para limitar o risco se a oferta e a demanda forem incertas. Pode ser interessante em campanhas específicas como black friday.

Estoque mínimo viável: a quantidade mínima de produto que você precisa ter em mãos para atender à demanda do consumidor e atender aos pedidos sem demora.

Lead Time: o tempo de atraso entre quando o estoque é pedido de um fornecedor e quando ele chega.

Análise ABC: um método para priorizar seu estoque existente usando três categorias: (A) produtos de alto valor com baixa frequência de vendas; (B) produtos de valor moderado com uma frequência moderada de vendas; (C) produtos de baixo valor com alta frequência de vendas.

First in First Out (PEPS): Os itens adquiridos primeiro foram vendidos primeiro. Ou seja, a mercadoria mais antiga é vendida primeiro, com seus custos associados sendo usados ​​para determinar a lucratividade. 

Just-in-Time (JIT): um método de atendimento em que os pedidos de estoque são feitos na hora certa para acompanhar a demanda dos consumidores. Esse método permite que você evite empatar dinheiro em estoque não vendido, mas cria um risco potencial por não ser capaz de atender a um aumento repentino de pedidos.

Controle de estoque centralizado: software que permite gerenciar, rastrear e controlar facilmente o estoque em vários sites de comércio eletrônico, como Amazon, eBay e Etsy. O Bling faz isso.

Software de gerenciamento de estoque: ferramentas que ajudam a rastrear o estoque, otimizar processos, automatizar tarefas tediosas e aproveitar dados e outros insights para impulsionar o sucesso.

Auditoria de estoque: o ato de contar ou verificar manualmente o estoque para garantir que ele corresponda aos números existentes em seus sistemas de rastreamento e automação.Também conhecido com “balanço”.

Previsão de estoque: tomar decisões informadas sobre como solicitar e reordenar produtos com base em dados históricos, tendências e sazonalidade em seu negócio.

Não é tudo, mas é um bom começo. Compreender esses termos e conceitos irá ajudá-lo a se tornar mais efetivo na aquisição de seus produtos e insumos. Pensa comigo, o preço de venda do seu produto sofre uma enorme influência do mercado, então sua lucratividade está associada a sua competência na compra.

No gerenciamento de estoque no E-commerce cada detalhe é importante.

Abraços e até a próxima!

Fique bem, fique em casa 🙂

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

4Ps e e-commerce: ainda importante na era digital?
E-commerce

4Ps e e-commerce: ainda importante na era digital?

A competição pelas vendas online em todos os segmentos, só aumenta. Embora nunca tenha sido fácil, crescer em um e-commerce está exigindo cada vez mais de seus donos ou gestores. Se você tem ou pensa em ter um e-commerce saiba

Leia mais »
O que é crise nas redes sociais?
Comunicação e Marketing

O que é crise nas redes sociais?

Hoje vamos abordar a crise nas redes sociais e há dois grandes erros na gestão de crise: dar muita atenção a um caso pequeno que não chega a ser crise e ignorar uma verdadeira crise. Mas como identificar o que

Leia mais »
abrir loja virtual
E-commerce

Abrir uma loja virtual com baixo investimento (é sério)

Abrir uma loja virtual parece caro e realmente pode ser,  mas é possível publicar uma loja virtual simples e objetiva com pouco recurso e ainda sim com capricho.  Não vamos permitir que restrições financeiras prejudiquem seus planos de venda online.

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!