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Estratégias de Oceano Azul para E-commerce

Estratégias de Oceano Azul para E-commerce

Imagine você: como seriam os resultados das suas vendas se não tivesse concorrentes…imaginou? Seriam bons, não é? Quantas vezes fez reunião para pensar “fora da caixa” e para atrair novos clientes? Tem sido realmente difícil se destacar entre tantas empresas concorrentes. Essas são dificuldades comuns com as quais a maioria dos empresários se identifica, então se você é um deles e possui uma loja virtual sabem bem do que estou falando. Especialmente se está começando um e-commerce do zero.

Já ouviu falar da teoria do Oceano azul?

Sabe aquele princípio KISS que valoriza a simplicidade, salvo engano foi cunhado pela marinha americana. Mas de qualquer maneira não é dele que quero falar e sim de uma teoria que embora simples trata com objetividade estratégias de negócios: criar um oceano azul onde sua empresa possa “nadar” sem concorrência direta.
Esta ideia é detalhada no livro A estratégia do Oceano Azul por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, publicada pela Harvard Business Review em 2005. A ideia dos autores é criar um paralelo entre o mundo dos negócios e a disputa pela sobrevivência nos mares onde se dá uma competição por espaço e alimentação. Para os autores os empresários buscam formas de competir e ganhar do seus concorrentes com embates diretos criando uma briga sangrenta que leva o nome de mar vermelho. Os autores argumentam que mesmos os vencedores dispensam enorme energia e tempo para sobreviver. Tempo e energia que devem ser orientados a prosperar e não apenas a sobreviver.

Dividir um mar vermelho, onde a disputa pelo cliente é uma verdadeira carnificina.

Não é boa ideia… em vez disso, os autores sugerem uma abordagem diferente, buscar mercados sem competidores, isto é, use seus recursos para encontrar novas e inexploradas águas. Estas águas são chamadas de “oceanos azuis”, onde você cria um mercado de atuação única onde você se destaca da concorrência.
É fácil discutir a teoria do oceano azul, mas aplicá-la pode ser difícil. Felizmente, existem alguns recursos e métodos para você começar. Se for possível comece investindo seu tempo na leitura do livro, vai gostar. Sendo mais prático minha sugestão é criar uma lista de concorrentes e relacioná-los ao serviços que melhor definem a participação no mercado. Crie uma pontuação de zero a dez. Com essa informação você cria um gráfico. Observe onde há “lacunas” (ou seja, oceanos azuis) onde sua empresa pode se diferenciar. Você também pode ver onde as empresas se sobrepõem e criam oceanos vermelhos.

Etapas práticas para o comércio eletrônico:

Agora que você sabe o que é um oceano azul e como você pode encontrar um, o que você realmente faz para explorá-lo? Se tomarmos como exemplo vendas em lojas virtuais podemos pensar em levantar alguns pontos como: originalidade do produto; preço; prazo de entrega; preço do frete; embalagens; confiabilidade da empresa e por aí vai..
Depois de completar o gráfico de seus concorrentes, o que está se destacando? Vamos imaginar que nenhum de seus concorrentes oferece entrega nacional ou opção de retirada em determinados pontos estratégicos. Resolvendo esse problema talvez você possa oferecer seus produtos para mais áreas, a um custo menor e em prazo menor também. Criando um oceano azul dentro do seu mercado de atuação.
Conclusão:
A utilização desse recurso pode ser muito eficiente, e note que não está limitada ao surgimento da empresa, você pode se valer desse recurso sempre que achar necessário. Outra coisa importante para você anotar é que essa estratégia é mais poderosa quando utilizada em conjunto com outras ferramentas como o Canvas e o SWOT. Minha sugestão é que utilize as teorias como oceanos azuis, SWOT por exemplo, como base para desenvolver novas ideias e projetos que vão levar sua empresa a se tornar mais lucrativa e eficiente e não como um manual de instruções.
Eu fico por aqui, sugestão ou dúvidas é só comentar aqui abaixo.
Abraços,

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