Indicadores KPIs: a importância para o ecommerce

A maioria das pessoas que trabalham com e-commerce se ressente com as inúmeras siglas e termos em inglês, muitos até desnecessários, eu diria. O mundo dos negócios digitais está cheio deles! Um acrônimo comum sobre os quais você provavelmente ouve muito são KPIs (indicadores-chave de desempenho) e é sobre eles que vamos falar um pouco hoje.

KPIs são os efeitos de suas ações, ou seja, eles medem se você teve sucesso ou não. Os KPIs geralmente variam de empresa para empresa, dependendo das prioridades e metas estratégicas do negócio.

Por que os indicadores KPIs são importantes?

Em termos muito simples, um KPI que nada mais é do que um indicador, é uma métrica para medir o desempenho de ações, indivíduos, equipes ou mesmo empresas inteiras. Definindo e usando essas métricas, a administração pode entender se a empresa (ação, equipe ou indivíduo) está no caminho certo e onde melhorias são necessárias.

Os melhores KPIs são aqueles que estão vinculados aos seus objetivos e estratégias. Existem literalmente milhares de KPIs por aí e se você tentar medir tudo, vai descobrir que é um um exercício totalmente sem sentido (para não mencionar caro e demorado). Portanto, você precisa selecionar e centrar seus esforços nas áreas que realmente importam.

Os KPIs tendem a ser de natureza quantitativa, geralmente usando números, porcentagens e proporções diretas para medir o desempenho. O que os torna fáceis de usar e interpretar. Mas o que a maioria dos KPIs padrão não faz é dizer o porquê. Eles não dizem por que apenas 1% dos visitantes da sua loja virtual converteram. Repare, na verdade, os KPIs não fazem nada para melhorar os resultados, apenas informam se você está, ou não alcançando seu objetivo.

Além disso, um foco muito rígido em KPIs pode distorcer comportamentos e até mesmo ter um efeito prejudicial nos negócios. Lembre-se de que quantidade e qualidade não são a mesma coisa. Por exemplo, digamos que você consiga atingir a meta de aumentar o tráfego de seu site em 20% publicando muito mais conteúdo ou com campanhas de mídia paga. Mas a campanha não foi bem planejada e a qualidade do conteúdo caiu porque sua equipe tem menos tempo para desenvolver os artigos para o blog e as postagens. Embora você esteja recebendo mais visitantes, o tempo médio que os visitantes passam lendo seu conteúdo diminuiu. No geral, as vendas e os leads não aumentaram – mas o indicador (KPI) mostra que você teve sucesso.

Portanto, é importante usar os KPIs de uma forma inteligente que os vincule às suas prioridades estratégicas.

4 KPIs para marcas de comércio eletrônico

Aqui está uma lista concisa de 5 indicadores-chave de desempenho para empresas de comércio eletrônico. Esses KPIs poderão ajudar a expandir seu negócio em diversas áreas, como vendas, aquisição e taxas de conversão, junto com a possibilidade de identificar potenciais oportunidades e desvantagens.

Abandono de carrinho

O abandono do carrinho é um dos problemas mais significativos enfrentados por varejistas online e comércio eletrônico. 55% dos clientes adicionam itens ao carrinho de compras, mas não finalizam a compra. Os motivos são vários: o alto custo do frete (58%), frete grátis não disponível (50%), ou a opção de pagamento preferencial não foi incluída (25%).

Por mais fácil que pareça, as marcas de comércio eletrônico gastam muito tempo e dinheiro incentivando os clientes a concluir sua compra e clicar no botão de check-out. No entanto, ainda assim, as taxas de abandono do carrinho são maiores do que a média. Então, como as empresas podem resolver esse problema?

O rastreamento das taxas de abandono do carrinho pode informar a porcentagem de clientes que abandonam seus carrinhos antes de concluir uma compra. Você pode rastreá-lo dependendo do dia, mês ou estação. Este KPI é benéfico se alguma marca quiser prever o problema. Uma vez que as empresas podem lidar com seus períodos bons e ruins, os profissionais de marketing devem preparar uma campanha robusta de retargeting para encorajar os clientes a finalizar a compra.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das mais importantes e pode revelar ideias interessantes sobre o seu e-commerce. A taxa de conversão pode dizer muito sobre a sazonalidade de seu segmento, ou sobre o andamento de uma campanha de venda como black friday, por exemplo.

Para sua referência, considere como número mágico a taxa de 1,50%. A taxa de conversão sobre grande variação, entre elas a qualidade da tecnologia da sua loja virtual. Acredite, ainda é possível encontrar lojas que não respondem bem aos celulares.

Ticket médio do pedido

O Ticket médio mostra a quantidade média de dinheiro que seus clientes gastam por pedido em um determinado momento. É bem fácil de calcular em comparação com os outros KPIs. Tudo que você precisa saber é o valor total das vendas e o número de pedidos realizados no período definido. Ficar atento ao ticket médio importante porque ele tem relação direta com outro KPI importante o  Custo de Aquisição do Cliente.

Custos de aquisição do cliente

O custo de aquisição do cliente, ou mais comumente conhecido como CAC, pode fazer a diferença no planejamento de suas campanhas e composição de seus produtos na loja virtual. Costumo orientar clientes com produtos de baixo valor a comporem combos ou kites, estes formatos ajudam a levantar o ticket médio das vendas. O CAC analisa quanto custa para sua empresa conquistar um visitante e convertê-lo em cliente. De acordo com a O cálculo do CAC é simples: basta dividir a soma dos investimentos para adquirir um cliente pelo número de clientes conquistados em um determinado período. Digamos que, em um determinado mês, sua empresa investiu R$10.000 nas áreas de Marketing e Vendas e conquistou 400 clientes novos. Seu CAC é de R$25,00. Agora, avalie seu ticket médio e veja como anda a relação entre esses indicadores.

Então é isso, se ainda não possui, crie o hábito de acompanhar seu Google Analytics todos os dias. Lembre-se da máxima que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado.

Abraços, fiquem bem e até a próxima!