E-mail marketing no e-commerce gera receita recorrente

E-mail marketing no e-commerce gera receita recorrente

Campanha de e-mail marketing no e-commerce é a prática de usar emails para gerar vendas para sua loja virtual. Os e-mails podem ser separados em informativos, promocionais, acompanhamento de venda, recuperação de desistentes e para momentos importantes na jornada do cliente, mas no geral, eles têm o objetivo de construir relacionamentos e incentivar o engajamento e, por isso mesmo,  desempenham importante papel nas ações de marketing.

O marketing por email é crucial para qualquer organização, mas especialmente para empresas de e-commerce que precisam de um fluxo constante de tráfego para gerar conversões. 

Os e-mails são parte integrante da vida diária, tanto que tendem a afetar fortemente o comportamento do consumidor. De acordo com uma pesquisa recente da Hubspot, 59% dos entrevistados disseram que os e-mails marketing influenciaram suas decisões de compra. A mesma pesquisa revelou que 73% dos millennials preferem que as comunicações das empresas sejam feitas por e-mail. 

O marketing por email ajuda as empresas a construir relacionamentos, oferecendo uma abordagem de confiança e direta. Eu acredito em quatro pontos para uma e-commerce crescer e vender mais e o e-mail marketing possibilita os quatro:

  1. Tráfego qualificado;
  2. Aumentar o número de clientes;
  3. Aumentar o número de pedidos;
  4. Aumentar o ticket médio de venda.

Para você crescer suas vendas com apoio do e-mail marketing no e-commerce sugiro 4 ações, são elas:

 1. Escolha uma plataforma de e-mail marketing

A primeira etapa a ser executada ao iniciar o marketing por e-mail é escolher uma plataforma  que ofereça recursos como gestão e segmentação da lista, agendamento de envio, criação de layout, estatísticas,automação e se possível, criação de landing pages. Existem vários serviços de marketing por e-mail intuitivos e confiáveis, muitos dos quais oferecem um conjunto completo de soluções plug-and-play. Alguns começam com plano gratuito. Eu gosto do MailChimp, MailerLite e MailBiz, este último é especializado em e-commerce e na minha opinião o melhor para objetivo.

 2. Construa uma base de assinantes

E-mails de marketing atraentes só são eficazes se chegarem às pessoas certas. As listas de contatos contêm os endereços de e-mail de pessoas que optaram por receber comunicações de sua empresa. Existem várias maneiras de aumentar sua lista de e-mail, como incluir ofertas em seu site (por exemplo, uma caixa pop-up que diz “Inscreva-se com 10% de desconto”), colocando frases de chamariz em outras plataformas, como redes sociais mídia ou mesmo adicionando links nas assinaturas de e-mail dos colaboradores. Uma coisa que você nunca deve fazer, porém, é comprar uma lista de e-mail, pois isso é ineficiente e pode jogar seu domínio em uma blacklist.

 3. Segmente sua lista de contatos

Ao construir sua lista, certifique-se de agrupar contatos semelhantes para direcionar em campanhas futuras o assunto certo para a pessoa certa. Segmentação, esse processo é extremamente valioso, pois oferece ao assinante o que ele procura. Crie listas segmentadas com base em dados demográficos como localização, idade e sexo ou por sua posição no funil de marketing, comportamento de compra ou interesses. Considere desenvolver personas únicas que representam seus clientes ideais e atribua diferentes segmentos com seus perfis correspondentes. Parece difícil, mas é mais trabalhoso que difícil.

4. Defina seus objetivos

Para a maioria dos lojistas digitais, o objetivo do e-mail marketing no e-commerce é impulsionar as vendas. No entanto, é benéfico para as empresas considerar a definição de metas e objetivos específicos para focar as mensagens e otimizar as campanhas. Isso pode incluir direcionar clientes para determinados produtos, selecionar segmentos-chave para aumentar a visibilidade entre personas semelhantes ou algo tão simples como aumentar o número de contatos de qualidade em sua lista para engajamento futuro. Essas metas podem mudar a cada trimestre, mas definir uma intenção para suas campanhas de marketing ajuda a manter a qualidades das listas e por consequência os resultados das campanhas.  

E-mail marketing no e-commerce

Sim, as caixas de entrada são inundadas com mensagens todos os dias, e para aqueles que escolheram entrar nas listas isso não é problema algum. 

Pensa comigo, quem é mais importante o cliente ou venda? Um cliente representa várias vendas quando bem atendido, então tenha o cuidado de tratar sua lista e seus contatos respeitando a vontade de seu clientes em ficar ou sair da lista e se possível segmentando a lista de forma que ele receba e-mails de seu interesse.

O objetivo final é, obviamente, impulsionar as vendas, mas se você não segmentar sua lista e separar seu público alvo por situação e interesse corre o risco de ter campanhas ineficientes.

Eu fico por aqui, mas no meu Instagram tem conteúdo e toda segunda tem aula gratuita sobre um tema de E-commerce. Aparece lá!

Abraços, até a próxima e se possível fique em casa.

 

Aqui a live gravada sobre E-mail marketing no E-commerce.

 

 

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

E-mail marketing no e-commerce gera receita recorrente
E-commerce

E-mail marketing no e-commerce gera receita recorrente

Campanha de e-mail marketing no e-commerce é a prática de usar emails para gerar vendas para sua loja virtual. Os e-mails podem ser separados em informativos, promocionais, acompanhamento de venda, recuperação de desistentes e para momentos importantes na jornada do

Leia mais »
Perguntas sobre produtos para e-commerce: consegue responder?
E-commerce

Perguntas sobre produtos para e-commerce: consegue responder?

Perguntas e respostas sobre produtos para e-commerce para quem está planejando montar seu e-commerce. É quase que intuitivo começar pelo produto. Por isso mesmo, sempre recomendo aos que estão começando aceitar iniciar com um número de produtos menor, que possibilite

Leia mais »
Pega Na Mentira - 5 mitos sobre E-commerce
E-commerce

Pega Na Mentira – 5 mitos sobre E-commerce

Cuidado com estes 5 mitos do comércio eletrônico Todo mundo sabe que o e-commerce está em pleno crescimento. No entanto, para empresas e pessoas que estão planejando iniciar suas vendas online descobrir como selecionar todas as informações, dicas ou conselhos

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!