E-commerce de sucesso para além da loja online

Já tem alguns anos que tornar-se empresário tem sido um sonho para muitos, realidade para alguns e sucesso para uma minoria. A taxa de fechamento para negócio ainda é alta e existem várias razões para isso. Entre tantas as possibilidades a que mais me chama a atenção é o fato de ainda alguns empreendedores acreditarem que um negócio se faz por si só, isto é, basta uma proposta idealizada e em seguida realizada, que o retorno está garantido. Infelizmente não é bem assim. Tenho clientes que desenvolvem bons produtos, possuem bons mercado, planejam o e-commerce, publicam a loja, fica tudo pronto e resolvido. Só que não…

A maioria dos que obtêm sucesso possui um profundo comprometimento com seu negócio, dedicado a pensar o negócio para além dos produtos, entendendo cada movimento do seu mercado, aparando cada aresta até que a loja começa a dar resultado. O resultado pode levar algum tempo, as variáveis principais são: investimento regular e dedicação na compreensão do seu mercado. Não tem mágica, só dedicação e tempo.

Mas como aumentar as chances de ter sucesso? Existem mil receitas que não caberiam nesse post. Levantei alguns pontos que podem passar despercebidos.

Planeje todos os dias

Criar uma rotina orientada e bem planejada facilita sua vida. Trabalhe com o Google Agenda ou serviço equivalente. Essa postura vai evitar a procrastinação, melhorar sua produtividade, contribuindo para suas metas. Uma rotina bem agenda te dará tempo para corrigir imprevisto e reduzir a ansiedade.

Pense de manhã

Eu entendo que ser seu próprio chefe deve lhe proporcionar algumas regalias. Minha experiência mostra que ser seu próprio chefe, na verdade, vai  exigir mais de você.

Já vi algumas pesquisas que dizem que nossa atenção e criatividade ficam mais aguçadas pela manhã logo após acordar. Eu tenho hábito e recomendo. Sendo possível, deixe as atividades que demandam essas funções para as manhãs. É nesse horário que ajusto minha agenda, escrevo e respondo meus e-mails, anoto as principais tarefas do dia, bem como ideias e sugestões para melhorar o trabalho.

Tenha uma boa equipe

Você não precisa fazer tudo sozinho, e um dos desafios de ser empreendedor é saber quando e como delegar. Nem todo mundo é empreendedor nato, para aqueles que não são, sem problemas é só ter mais atenção. Para administrar seu negócio, você deve ser capaz de assumir vários papéis dentro da sua empresa e se isso significar fazer coisas e agir de maneiras que não são naturais para você, tudo bem que seja, faça da melhor forma e tudo vai ficar bem. Caso contrário, você correrá o risco de falhar. Conforme sua empresa cresce e ganha mercado você vai sentir a necessidade de contratar. Isso só trará resultado se você souber delegar. É qualidade sobre quantidade. Lembre-se que a má contratação vai te levar a rotatividade de funcionários, isso pode custar mais de duas vezes o salário de quem saiu.

Se precisar, aceite ajuda

Administrar um e-commerce de sucesso requer uma ampla gama de habilidades e conhecimentos que você pode ainda não dominar. Por isso caso esteja iniciando ou mesmo já tenha um e-commerce, para decisões estratégicas, lance mão de um profissional que possa lhe ajudar a pensar seu negócio segundo seu interesse.

Muitas vezes nós consultores já passamos por esse momento de dúvida e como parte do nosso trabalho acumulamos conhecimento e experiência que certamente pode ajudar você a seguir em frente.

Essas dicas são baseadas no que vivi com meus clientes e em minha experiência como consultor. Mantenha-se motivado e busque o conhecimento para transformar os desafios em histórias de sucesso. Lembre-se que é possível encontrar uma solução para qualquer problema.

Abraços e até a próxima