Descubra a importância do e-mail para o seu e-commerce

Descubra a importância do e-mail marketing para o seu e-commerce | Nautilos Posicionamento Digital

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E-mail marketing ainda é visto como o primo pobre das ações de marketing digital. Mas a verdade é que a maioria das pessoas ainda começando o dia olhando seus e-mails. Então, ainda é um bom caminho para se comunicar com seus clientes e sinceramente, você não deve desconsiderar esse canal de comunicação ainda tão eficiente. O simples envio de um e-mail de vendas no momento certo para pessoa certa pode gerar um bom resultado quando associado a uma campanha. De outra forma podemos pensar em possibilidades,veja algumas:

Campanhas de vendas por segmentação

No e-commerce, em especial, coletamos grandes quantidades de dados sobre aqueles que compram nossos produtos e serviços, mas com muita frequência esses dados são deixados de lado ou ainda pior mal utilizados. Um envio mal planejado e sem o mínimo de personalização será bem menos eficiente. A personalização não se refere apenas ao destinatário com seu primeiro nome, você pode fazer muito mais com os dados coletados. Em uma campanha de e-mail marketing é muito importante determinar o perfil do seu cliente e com a ferramenta adequada você consegue criar segmentação por gênero, idade, localização. Com o
direcionamento certo da campanha, você tem mais chances de melhorar as taxas de abertura e conversão.

E-mails para recuperação de carrinho de compras abandonados

Carrinhos abandonados são realmente uma grande chateação, gera um sentimento de desapontamento e frustração, mas nem tudo está perdido… Vamos entender o que acontece. Em geral, as estatísticas apontam que compradores não gostam de surpresas ruins, por isso o valor do frete seguido da inadequação da loja ao navegador, e dificuldade de navegação são as principais causas de abandono. Entre os dispositivos o celular é líder absoluto em abandono. De acordo com o Salesforce, a comunicação é o melhor meio para recuperar a venda de uma carrinho abandonado. Se você agir com criatividade e eficiência pode recuperar até 60% dos carrinhos perdidos.

Sugestão para o envio de e-mails :

  • Envie um dentro de duas horas. O tom do e-mail é de verificação de problemas técnicos ou dificuldades na navegação.
  • Envie um segundo dentro de 24 horas, com um lembrete do conteúdo do carrinho e, inclua um desconto ou frete grátis se seu produto ou a venda permitir.
  • Envie um terceiro dentro de 48 horas, oferecendo (ou reiterando) um desconto ou outro incentivo para concluir a venda. Trabalhe a urgência e a escassez (por exemplo, informando aos clientes que o carrinho expirará em breve).

E-mails de boas-vindas / E-mails de confirmação de pedidos

Nem precisa dizer que deve haver um e-mail de confirmação de pedido, pois faz parte da rotina da maioria das plataformas e você deve configurá-la de acordo com o seu negócio. O envio de uma confirmação simples contribui para criar um bom relacionamento entre você e seu cliente. Acho que não preciso falar que você deve escrever o e-mail em tom personalizado, mostrando as vantagens de ter feito a compra no lugar certo.

Envio dos Pedidos

Esse é um e-mail mecânico que a maioria dos e-commerce já enviam, mas costumam ser secos e sem criatividade. Esta pode ser uma ótima oportunidade para uma ação de divulgação, por exemplo. O e-mail pode conter links e uma comunicação criativa que incentive a voltarem a loja virtual para os produtos relacionados com condição especial.

Primeira compra ? – que tal um bônus de lealdade

Pode ser um simples “agrado”, mas certamente pode ser eficaz. Um bom código promocional que oferece 20% de desconto para aqueles que acabaram de fazer uma compra, pode ajudar a transformar seu cliente ocasional em um cliente fiel.

Escrever comentários

Incentivar seus clientes a escreverem comentários possui várias vantagens. Além de obter um feedback de seu trabalho gera também uma referência para os novos clientes. Lembrando que hoje em dia a jornada de compra do cliente começa na conclusão da jornada de outro cliente. O tempo é um fator importante para esses e-mails. Talvez seja interessante enviar para aquelas que provavelmente já possuem uma opinião formada sobre sua loja virtual, envie para quem já fez duas ou mais compras.

Do ponto de vista técnico se for possível garanta que o seu cliente esteja logado na rede social que para o seu negócio é importante como por exemplo o Google Meu Negócio, Instagram ou Twitter.

Abordei alguns dos pontos importantes para comunicação por e-mail marketing para quem como você, possui um e-commerce. E se precisar de algum conte com o nosso suporte para o crescimento do seu E-commerce.

Abraços e até a próxima!

*Originalmente publicado no Blog da JN2 

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