Como escolher um produto para vender online

Como escolher um produto para e-commerce

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Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos vender. Existem várias considerações para se determinar o produto que melhor se adapta a você e ao mercado em questão. Vou aqui levantar algumas que considero essenciais.

Comece escolhendo um segmento

Pesquise os segmentos e os separe por rentabilidade. Vamos aqui considerar o lucro como parte líquida do resultado da venda. Digo isso porque já ouvi de alguns que margem de lucro é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda. Não, não é. Margem de lucro é o valor ganho após as despesas comerciais e impostos. Anote as margens de lucro e fique atento aos preços e promoções aplicados no mercado. O principal objetivo da sua loja virtual é vender mercadorias e ganhar dinheiro com o tempo. Alguns segmentos são mais lucrativos que outros, mas são razões óbvias são mais disputados também. Considere o lucro e a concorrência em sua pretensa área de atuação..

Pense como seu cliente

Procure por produtos que você consiga agregar valor. Não se deixe levar por descrições técnicas sem entusiasmos, sem vida e sem graça porque não dizer. Tenha em sua loja virtual produtos novos que ofereçam valor, qualidade e desempenho. Muitas vezes, é mais interessante para o seu clientes informações simples e claras que apontem seus benefícios dando destaque para a simplicidade e superioridade do que anunciar sua tecnologia complexa, por mais impressionante que seja.

Adote uma nova abordagem

Uma sugestão bem sucedida é combinar produtos de lançamentos com produtos já lançados e por vezes até consagrados. Em trabalho recente para uma editora realizamos um lançamento de um novo título e o associamos a dois títulos já lançados. A rentabilidade da venda prevista e seu ticket médio subiu em 40%. 

Outra forma igualmente positiva é buscar no mercado um problema e oferecer uma solução. Identifique no mercado insatisfação por produto ou serviço e lance em sua loja virtual um produto que resolva esse problema. 

Considere logística

Grandes idéias à parte, é a operação que o fará seguir ou desistir. A logística inclui aquisição, armazenamento, expedição e giro. Avalie toda a cadeia de processo do produto, seja ele produzido, no caso de você for fabricar o produto, ou seja ele revendido, nesse caso você vai comprar e vender. O posicionamento geográfico dos fornecedores, o custo do envio da mercadoria até você, seu estoque, sua precevividade.

O estoque – De modo geral o produto precisará ser armazenado antes de ser vendido e enviado aos compradores. Considere o tamanho, as dimensões de seu produto e sua relação com preço final. Digo isso porque produtos com preço baixo, leves e grandes têm em geral um alto custo de frete para o cliente. Não raro o valor do frete supera a 50% do valor do produto. Lembrando que o valor do frete pesa muito na decisão da compra.

Finalmente, considere o ciclo de vida do produto. Cuidado com produtos de moda eles tem um curto período de tempo, e depois  perdem força de venda. Sugiro que encontre um produto atemporal que permita que a empresa cresça.

Seja íntimo de seu produto

Costuma-se falar em paixão, mas no mercado digital é bom que sejamos práticos e rápidos, pois as coisas se movem numa velocidade sem precedente. Por isso ser íntimo do produto é tão eficiente, conhecer bem seu produtos implica em reconhecer seus pontos fortes e fracos. Assim você tem a possibilidade de evoluí-lo permitindo que supere todos os problemas. Antes de decidir pelo produto comece considerando o segmento que mais lhe interessa – seja comida, roupas, computadores, jogos, artigos esportivos, livros e etc. – e escolha um produto relacionado ao segmento e se explore todas as informações sobre ele torne-se uma especialista nesse produto.

Bom uma vez que decidiu pelo segmento e produto, comece a pensar na loja virtual que melhor lhe atende em vários aspectos. 

Boa sorte e sucesso.

Abraços e até a próxima

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