Comércio eletrônico: corrida para participar do mercado

Comércio eletrônico: corrida para participar do mercado

O comércio eletrônico está crescendo rapidamente e sem sinais de desaceleração. Os varejistas estão descobrindo que no meio digital os planos para divulgação podem ser tão desafiadores quanto acertar um alvo em movimento. Por isso, vejo que as empresas precisam organizar a infraestrutura digital para além do “rapaz/moça” do marketing, porque de outra forma correm sérios riscos de perderem o alvo. 

Os varejistas com experiência no comércio digital já notaram a força do consumidor e buscam, quase que freneticamente por uma interação positiva com a marca. Isso só reflete a quantidade de engajamento sem precedentes, em todas redes sociais.

Os sites de comércio eletrônico vivem um momento de expansão, muito em função da pandemia, e até podem dar continuidade ao impulso obtido com o COVID-19 quando a pandemia diminuir. Mas não existe uma fórmula para isso. Muito deste sucesso contínuo  depende da compreensão de que o marketing digital possui características específicas e não reage e tão pouco tem métricas parecidas com o marketing real ou off line já praticado por anos pelo varejo real.

Algumas empresas estão crescendo, enquanto umas não resistiram e outras ainda não serão as mesmas. O impulso nas vendas de e-commerce tem seus desafios, entretanto, as marcas que não priorizarem a transformação digital, correm riscos de crescerem as vendas sem sustentação digital o que pode vir ser um golpe fatal.

Investimento em Marketing

O comportamento do consumidor mudou significativamente, em parte devido ao medo de sair de casa e em parte devido às restrições do governo local sobre o comércio.

Considerando a duração da pandemia vários desses comportamentos se tornarão permanentes e, portanto, as marcas precisam responder investindo num posicionamento considerando divulgação, venda e relacionamento através da internet.

Transformação Digital Essencial começou

Durante a pandemia as transações online revelaram novos usuários. Isso significa que os lojistas digitais estão recebendo clientes com pouco ou nenhuma experiência em compras digitais. É nesse sentido que o lojista digital precisa ir além das postagens nas redes e campanhas de ads, é imperativo que tenham acesso e saibam interpretar os dados estatísticos que ferramentas como Google Analytics oferece.

Aqueles que deram início ao marketing digital e investiram em transformação digital terão, naturalmente, maiores chances para ganhar mercado e crescer nas vendas digitais e presenciais. Isso porque a união das ações digitais e não digitais quando bem planejada promoverão a retenção e fidelização do cliente.

Os consumidores digitais estão ganhando o Brasil, isto é, não estão mais restrito às grandes capitais. Estão cada vez mais a vontade com a compra online. Com a expansão da tecnologia para acesso a internet através de redes e celulares o número desse consumidores tendem a aumentar muito em pouco espaço de tempo.

Conseguindo Novos Clientes

Na verdade, este é um momento especial para o comércio eletrônico. Entre vários fatores destaco dois: aumento das empresas de pagamento e dos bancos digitais e o aumento da melhora significativa dos serviços de entrega através de facilitadores como Melhor Envio e outras.

Para manter o seu cliente interessado as empresas devem se dedicar a se manterem conectadas com seus clientes e público. Eles querem receber notícias, promoções, novidades entre outras informações, e por outro lado a empresa tem feedback do cliente.

E-commerce deve considerar o e-mail

Confesso que sou fã do e-mail e recomendo que este esteja no centro do planejamento. Veja, uma base de clientes conquistada com investimento e trabalho de engajamento tem necessariamente grande valor.

Por isso sempre dou destaque para a importância de coletar cada vez mais contatos de clientes. Quando os profissionais de marketing negligenciam essa parte do processo de marketing, o plano de marketing fica vulnerável e como disse mais acima tem grande chances de errar o alvo. 

O e-mail veio para ficar. O ROI do e-mail é incomparável e, com mais compradores fazendo compras online, os varejistas terão acesso a uma base preciosa e poderão criar ações para enviar em suas campanhas sazonais como Black Friday e Natal.

Mas a regra de ouro para participar do mercado digital especialmente do e-commerce é ser verdadeiro criando conexões e relacionamento autêntico se valendo do marketing digital.

Entrar para o comércio eletrônico implica em destacar-se em meio a uma multidão de posts, publicações e campanhas. A atenção vem da identificação da sua marca com seu público alvo.

 

Bom trabalho e boa sorte!

 

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

E-commerce de sucesso para além da loja online
E-commerce

E-commerce de sucesso para além da loja online

Já tem alguns anos que tornar-se empresário tem sido um sonho para muitos, realidade para alguns e sucesso para uma minoria. A taxa de fechamento para negócio ainda é alta e existem várias razões para isso. Entre tantas as possibilidades

Leia mais »
O que é processo de branding | Consultoria Branding
Branding

O que é processo de branding

Processo de branding é uma estratégia de negócio que visa relacionar a imagem da marca a sua identidade de marca. É processo constante de entender o que a marca é e materializar o conceito nos pontos de contato do público

Leia mais »
É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos, me fala o que acha
E-commerce

É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos

Por duas vezes essa semana fui procurado por pequenos empresários que motivados pela pandemia investiram tempo, dedicação e muita energia para criarem suas linhas de produtos. Um cliente produz linha de biscoitos sem glúten e sem fibras,  o outro produz

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!