Black Friday ou Cyber ​​Monday: sabe a diferença?

Agora é oficial, o final do ano está batendo à nossa porta, da Black Friday já dá pra ver o ano novo despontando. Entramos em clima de festividade, renovação, recomeço. E, de certa forma, a Black Friday representa isso. Pra quem vende a renovação do estoque, pra quem compra a realização de oportunidade de aquisição por vezes planejada durante o ano inteiro.

Sabemos que a pandemia alterou nosso comportamento de compra de muitas maneiras, mas todos os comerciantes, digitais ou não tem boas expectativas sobre as vendas deste período.

A Black Friday, que hoje já ocupa a maior parte de novembro, é uma das melhores épocas do ano para fazer campanhas de descontos e ofertas. E não é à toa que os comerciantes concentram os esforços de campanha na última semana, afinal é quando esperamos que as vendas comecem a subir. A incerteza sobre quando as vendas vão decolar dificulta a gestão em mais de um ponto, por exemplo, no varejo físico fica a questão: “qual melhor momento para aumentar o número de vendedores na loja? ”No meio digital, para as lojas virtuais, a questão pode ser: “em que momento devo intensificar os investimento em mídia paga?”

Talvez, por isso mesmo, muitos comerciantes, se valem da ideia, muito falada durante a pandemia, de achatar a curva. Isso mesmo, em vez de trabalhar para criar um pico de consumo, alguns comerciantes têm como estratégia distribuir a ação de venda por uma semana ou mesmo pelo mês de novembro. Já devem ter ouvido falar do Black November ou na Black Week.

Black Friday e Cyber ​​Monday: do que se trata?

O Black Friday, tradicionalmente, é a sexta-feira imediatamente após o Dia de Ação de Graças (feriado americano), quando os varejistas planejam zerar os estoques e lançar as novidade para o Natal. A ação se deu, originalmente, em lojas físicas, mas ganhou força internacional através das vendas online nos últimos anos.

Particularmente esse ano espera-se que as compras online assumam posição de destaque uma vez, que, com a pandemia, é natural que o consumidor, por segurança, respeitem as medidas de distanciamento social que devem ser aplicadas em muitas lojas.

A data no calendário muda a cada ano, neste ano a sexta-feira é no dia  27 de novembro. A Cyber ​​Monday, por outro lado, sempre cai na segunda-feira seguinte, o que significa que será no dia 30 de novembro.

Aqui no Brasil não temos, pelo menos não ainda, a distinção entre Black Friday e Cyber Money, mas vale como curiosidade. Como você provavelmente adivinhou, Cyber ​​Monday é a versão digital, que aqui no Brasil não faz sentido, mas no passado recente nos Estados Unidos foi feita essa distinção. O termo foi cunhado por Ellen Davis e Scott Silverman da US National Retail Federation e Shop.org, e foi um movimento para promover e alavancar as compras online. Isso se deu por volta de 2005, quando a Internet estava iniciando sua estabilidade e com o objetivo nobre de ajudar pequenos comerciantes a competirem com as grandes empresas. Mas, não demorou e as grandes empresas logo aderiram à Cyber ​​Monday.

Qual é a diferença entre Black Friday e Cyber ​​Monday?

Pesquisei em alguns sites americanos e pelo que eu entendi, além das datas, a principal diferença entre a Black Friday e a Cyber ​​Monday é que as ofertas da Black Friday podem ser encontradas online e em lojas físicas, enquanto a Cyber ​​Monday é puramente dedicada a descontos online. Porém, nos últimos anos, a distinção entre os dois tornou-se muito pequena por dois motivos:

  • Em primeiro lugar, cresceu muito o número de compradores online. Por isso, a maioria das ofertas da Black Friday também estão disponíveis online.
  • Em segundo lugar, a Black Friday, tradicionalmente, dura apenas 24 horas. No outono de 27 de novembro deste ano, as ofertas entrarão no ar à meia-noite (ou seja, tarde da noite de quinta-feira) e geralmente continuam durante o fim de semana.

Já Cyber ​​Monday, nos Estados Unidos acontece na segunda 30 de novembro. Muito parecido com a Black Friday, mas os descontos geralmente continuam pelos próximos dias, ele fazem uma ‘Cyber ​​Week’.

Segundo outro site, de forma geral a Black Friday é a melhor hora para comprar itens recém lançados e mais caros. Também é o melhor dia para fazer compras nas lojas, embora você também possa fazer online. A Cyber ​​Monday é um dia melhor para comprar ofertas de tecnologia e presentes menores.

Tenha ótima vendas nesse final de ciclo

2020 tem sido um ano desafiador para todos nós. Entramos em reta final de vendas e na verdade não importa muito se é Black Friday, Cyber ​​Weekend ou mesmo Natal.  O mais importante é que você esteja decidido a fazer o melhor, criando oportunidade para atrair clientes e divulgar sua marca com criatividade e responsabilidade. O novo consumidor saberá a curto prazo definir suas compras pelo valor que a sua marca representa.  Por isso, fique esperto atenda seu cliente com respeito e dedicação e tudo ficará bem!

Boa sorte, use máscara, mantenha o distanciamento social.