abrir loja virtual

Abrir uma loja virtual com baixo investimento (é sério)

Abrir uma loja virtual parece caro e realmente pode ser,  mas é possível publicar uma loja virtual simples e objetiva com pouco recurso e ainda sim com capricho.  Não vamos permitir que restrições financeiras prejudiquem seus planos de venda online. Certo? Saiba que a maioria das ferramentas que você vai precisar para começar a vender são gratuitas ou de baixíssimos custos.

Estatísticas de vendas online

As vendas online só crescem, em 2020 o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 73,88%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie. E não é só isso,  cresce a participação do faturamento do e-commerce para os varejistas.  

Está bem claro que ter uma loja virtual, mesmo que seja a médio ou longo prazo, é a melhor opção para quem quer vender qualquer produto online. 

Etapas para abrir uma loja online

Um software simples e funcional pode lançar um site que permite a venda de produtos. Mas como você continua crescendo além do “produto mínimo viável” e leva seu negócio para o próximo nível? Aqui estão as instruções passo a passo. 

  • Escolha um nicho e desenvolva um plano de negócios 
  • Defina uma lista enxuta de produtos 
  • Selecione o seu nome de domínio 
  • Escolha a plataforma SaaS para sua loja virtual 
  • Projete a aparência da sua loja online 
  • Adicione produtos à sua loja online 
  • Configurar frete
  • Configure a forma de pagamento
  • Divulgue sua loja online
  • Lance sua loja online

Escolha um nicho e desenvolva um plano de negócios

O comércio eletrônico é extremamente diversificado. Mesmo gigantes, como a Amazon, começaram atuando no mercado de nicho. Faça pesquisas básicas sobre nichos que são do seu interesse e que tenham algum tipo de relação com sua proposta comercial.

Outra dica é se valer do SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. É uma maneira simples, mas eficaz, de avaliar diferentes nichos e ideias de produtos. 

Por exemplo : 

  • Pontos fortes: crescente interesse, alta demanda do consumidor, verticais de produtos, conhecimento pessoal do produto escolhido. 
  • Pontos fracos:  restrições de envio, desafios de expansão, sem conhecimento do produto. 
  • Oportunidades: mercado inexplorado , capacidade de estabelecer parcerias (administrar operações B2B e B2C) 
  • Ameaças: Falha ao fornecer produtos compatíveis, regulamentações com certificações, questões fiscais . 

 Encontre as lacunas deste setor. À primeira vista, pode parecer que todos os bons nichos de comércio eletrônico estão ocupados. Mas não é verdade. Com a pesquisa direcionada, você pode descobrir as demandas dos consumidores não atendidas, mesmo dentro de categorias de produtos populares.

Selecione o seu nome de domínio

Um nome de domínio é o endereço da web que as pessoas usam para encontrar seu site e empresa. 

O bom domínio é fácil de lembrar, conecta-se aos clientes e valoriza sua marca.

Você sabe a importância do domínio para uma pequena empresa?

O domínio é o ponto de partida para construir a presença digital da sua empresa. Isso ajudará a definir o tom de como seus clientes encontram seu site, pensam em sua empresa e se envolvem com sua marca. Hoje, no mudo já existem mais de  350 milhões  de domínio registrados, cada um associado a uma empresa, organização ou indivíduo. 

 

Ter o domínio de sua loja publicada dá credibilidade a sua empresa e negócio. Além de colocar você ao lado dos seus maiores concorrentes.

No Brasil o site oficial para registro de domínios é o registro.br. Neste site você consegue consultar sua proposta de dominio e contratar a propriedade do dominios por período a partir de 12 meses com valor inicial de R$40,00/ano

Escolha a plataforma SaaS para sua loja virtual

Com certeza você já tem ciência que para vender online você precisa gerar tráfego para sua loja virtual, bem semelhante as lojas físicas.  As estratégias passam por otimização, investimento em mídia paga, campanhas de e-mail e redes sociais.

Visto isso podemos listar:

  • Capacidade de escalar – com que rapidez seu negócio pode crescer?
  • Custos operacionais – Em acordo com sua realidade e expectativa de venda
  • Estratégias de descontos
  • Responsividade (celular)
  • Checkout transparente
  • Boa condição para Otimização

Aparência, Layout da sua loja online

Sua loja pode ter o melhor conteúdo do mundo. Sua loja pode até oferecer descontos excelentes que deixam seus concorrentes sempre alertas. No entanto, um design ruim pode ofuscar todos esses aspectos positivos e fazer com que os usuários não convertam a venda. Uma boa e bem planejada organização visual cumpre o papel da boa primeira impressão. Ele também desempenha um papel importante nos quesitos, segurança, credibilidade e confiança. 

 

Adicione produtos à sua loja online

Para tornar sua loja fácil e objetiva para compra de seus produtos, tornando-os  fáceis de encontrar e navegar, configure as categorias de produto, escreva ótimas descrições de produtos e carregue imagens leves e vídeos quando for possível. 

Descrições do produto.

Uma descrição persuasiva do produto que aborda o problema que o cliente pretende resolver, relaciona as características do produto e destaca os principais benefícios dele. 

O segredo para as descrições é uma fórmula que os redatores usam:   

  • Explique para quem é este produto.
  • Liste as características essenciais do produto (tamanho, material, etc.). 
  • Sugira quando alguém precisar deste produto. 
  • Ajude o comprador a imaginar onde o usará. 
  • Prova social – Quem comprou e ficou satisfeito.

Configurar frete

Em seguida, você precisa garantir que os produtos chegarão aos proprietários. Uma boa estratégia de envio é extremamente importante porque 56% dos consumidores não comprarão novamente quando vivenciam  uma experiência de entrega ruim.  

Determine sua política de envio. 

Uma política de envio define a expectativa certa entre os novos clientes. Ele precisa comunicar claramente os custos, prazos e quaisquer limitações de sua entrega.

Verifique a possibilidade de oferecer frete grátis, hoje em dia uma parcela importante da decisão pela compra passa pela condição do frete. 

Você está oferecendo frete grátis, um valor fixo ou  variável? Elabore um limite realista para o “frete grátis” e com isso atrair mais compradores e subir o valor médio do seu pedido.Se não for possível, sugiro um valor fixo  em níveis para diferentes localidades e tipos de entregas.

 

Configure a forma de pagamento

Ao configurar a forma de pagamento analise os serviços e procure um que lhe ofereça segurança. Integradores como Wirecard,Pagseguro e outras têm em geral taxas mais altas mas incluem a análise da operação da compra reduzindo o risco de cancelamento da venda (chargeback)

Fique atento para os principais meios de pagamento : 

  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Boleto bancário
  • Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)
  • Carteiras digitais (PicPay, Google Pay, Apple Pay)
  • PIX

Divulgue sua loja online

O pior pesadelo de todo empreendedor é não ver nenhum visitante ativo no Google Analytics no dia a dia da loja. Minha sugestão é que planeja e executa uma campanha de pré lançamento uma do tipo “vem aí” utilizando os principais canais digitais que tenha acesso , como as redes sociais, e-mail  e mídia paga.

Mídia social: comece a construir seu público online antes que sua loja  seja concluída. Compartilhe visualizações rápidas de produtos, teasers e visualizações de bastidores para aumentar a expectativa. Em seguida, anuncie o dia de lançamento planejado e incentive o envolvimento, oferecendo descontos / promoções especiais a todos os seguidores. 

Se você está publicando uma loja de nicho (por exemplo, uma que vende posters de filmes antigos), também pode obter visibilidade participando em grupos, fóruns e comunidades online de nicho. 

Parcerias com micro influenciadores nos estágios iniciais podem ajudar a atrair as primeiras vendas, além de aumentar a visibilidade da sua loja e aumentar a pesquisa no Google por interessados que ​​começarão a digitar seu nome de marca para  pesquisa.  

 

Mídia paga: Campanhas direcionadas no Facebook, Instagram e Google quando bem configuradas vão gerar tráfego qualificado para sua loja. Assim como com outras estratégias de marketing de desempenho , a vantagem aqui é que você só paga por ações significativas – cliques, visualização ou vendas.  

A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) e o marketing por e- mail são estratégias para final do funil, podem levar mais tempo para apresentar resultados, mas em geral são mais qualificadas. Por isso, quanto antes começar  mais rápido você verá seus resultados. 

Publique sua loja online

Depois de publicar sua loja, siga a etapa de homologação realizando teste rápido para garantir que está tudo pronto em termos de design, desempenho, navegação e compra.

Aqui está uma lista de verificação rápida:

  • Revise todos os link da loja
  • Textos e frases de chamada como títulos de formulários na página inicial e nas páginas de produto.
  • Teste sua experiência de checkout.
  • Verifique novamente as integrações de processamento de pagamentos (cartões de crédito, PayPal, Stripe, etc).  
  • Certifique-se de que todas as imagens são de alta definição, mas bem otimizadas.
  • Procure descrições de produtos, características e categorias ausentes.
  • Certifique-se de que todos os produtos estejam listados corretamente.
  • Experimente se os códigos de cupom / promoção funcionam. 

Além disso, certifique-se de verificar se sua loja virtual funciona igualmente bem em computadores e celulares. 

 

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