4Ps e e-commerce: ainda importante na era digital?

A competição pelas vendas online em todos os segmentos, só aumenta. Embora nunca tenha sido fácil, crescer em um e-commerce está exigindo cada vez mais de seus donos ou gestores. Se você tem ou pensa em ter um e-commerce saiba que é necessário muito empenho e flexibilidade, tipo jogo de cintura, se não corre o risco de ficar para trás na disputa pelo clique “Comprar” .

Todos os anos, milhares de novas lojas virtuais são publicadas, infelizmente a taxa de mortalidade dessas lojas ainda é alta para os primeiros 30 meses. Lembrando que capricho e esperança podem não ser suficientes para ter um e-commerce de sucesso. Conhecendo ou não o marketing ignorar os tradicionais, o clássico dos 4 Ps do marketing não é uma boa estratégia.

Eu conheci os 4ps do marketing no livro, indispensável, Princípios Marketing do Philip Kotler, e só mais tarde descobri que foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy. Os 4ps, referem-se aspectos que previamente o empreendedor consegue planejar e controlar.

4Ps e e-commerce

Os 4 Ps, também definidos como mix de marketing, consistem em ações planejadas para aumentar a demanda e por consequência as vendas. Mesmo sendo uma estratégia sexagenária e recebendo inúmeros ajustes que variaram em números de ps (tem 5Ps, 7ps e até 8Ps). Ao longo dos anos foi ajustado para as novas tecnologias e também para o novo comportamento do consumidor. Mesmo assim, a essência do marketing digital ainda passa pela compreensão e pelo planejamento destes 4 elementos que são aspectos essenciais para qualquer negócio. É claro que eles devem ser revisados ​​regularmente, você deve verificar cada um deles em diversos momentos do seu negócios para ter certeza que estão corretos ou que podemos ser melhorados.

Produtos

O produto significa qualquer bem ou serviço oferecido por uma empresa aos seus clientes. No caso do e-commerce, recomendo que estude seu segmento, escolha bem o nicho, tenha boa afinidade com o produto e principalmente faça uma pesquisa em outros e-commerces e verifique os produtos mais vendidos. Se não é você que fabrica, que produz, tenha o cuidado de procurar bons fornecedores.

Lembre-se, que para ter boas chances de vendas você deve se preocupar com a página do produto, isso inclui desde o básico como as descrições e especificações precisas do produto até a capacidade de explorar o produto em mais detalhes com boas imagens (leves claro) e vídeos. A inclusão de benefícios mais sutis, como dicas e recomendações de uso, são importantes, assim como a inclusão de avaliações (prova social) de outros compradores.

Preço

Refere-se à quantidade de dinheiro paga pelos clientes para comprar um determinado produto ou serviço. Os elementos relacionados incluem ofertas especiais, descontos, o prazo de pagamento e atualmente a forma de pagamento como crédito ou PIX.

“Preço” é um componente importante na estratégia de marketing digital por dois motivos. Em primeiro lugar, os preços que você cobra devem ser bem formados, considerando que todos os custos diretos ou indiretos sejam considerados para garantir que seu negócio tenha lucro e possa crescer.

Em segundo lugar, as estratégias de preços irão moldar a percepção do comprador sobre o seu produto e seu negócio. Embora os clientes estejam sempre em busca do menor preço, o que acontece é que no momento da compra cria-se uma percepção de valor. Mas isso só acontece quando você deixa isso bem claro ao comprador, por exemplo desconto por quantidade, frete grátis, entrega super rápida.

O custo de um produto sempre estará entre as principais prioridades dos compradores, mesmo que eles estejam comprando no segmento de luxo do mercado. O ambiente online fornece facilidade para comparação de preços e, sempre pode haver alguém oferecendo seu produto ou similar mais barato. Por isso, o valor agregado que você deve oferecer se tornará ainda mais importante. Como disse, são os extras, como entrega gratuita e suporte ao cliente e outros que vão te ajudar a se diferenciar.

Praça (Lugar)

O site se torna o novo local físico e seus clientes esperam o mesmo nível de serviço online que teriam na loja (ou ainda melhor!). Eles vão querer uma loja virtual bem projetada e fácil de navegar que oferece um serviço rápido e amigável em um ambiente seguro e protegido. É claro que a grande vantagem do online em relação a uma loja física é que seu cliente pode fazer o pedido em sua própria conveniência 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem você ter que manter as portas abertas.

Também podemos considerar a sua área de atuação, nem sempre um e-commerce precisa ter abrangência nacional, mas pode sim ser local. Para esse casos, de especial atenção às configurações geográficas das campanhas de mídia paga e potencialize seu Google Meu Negócio.

Tornar os produtos acessíveis a clientes em potencial parece óbvio, mas muitas vezes passa despercebido. Conhecer bem seu público-alvo e apresentar seus produtos nos lugares que eles devem fazer parte da sua estratégia de comunicação, por isso, atenção a rede social adequada ao seu produto e negócio.

Promoção

Este é autoexplicativo – abrange todas as atividades que ajudam a promover o produto e persuadir os clientes de que desejam comprá-lo.

O planejamento de campanhas promocionais comprovadamente aumentam o engajamento e, portanto, as vendas. Lembre-se que você investiu muito tempo e dinheiro para levar seu cliente até sua loja, então não poupe esforços para vender. No ambiente online a criatividade e a tecnologia são muito generosas e eficazes em possibilitar ao cliente promoções e ofertas.  As mais utilizadas, tanto por pequenos ou grandes varejistas são:

  • De um valor Por um valor com desconto
  • Combos de produtos com descontos
  • Recomendação – “Quem comprou este produto também comprou tal produto”
  • Frete Grátis nas compras acima de…’
  • Compre um e ganhe outro
  • Cupom de desconto
  • Descontos de para carrinhos abandonados e etc.

Publicidade, promoção de vendas,  são bons motivos para você se comunicar com o seu público alvo. As redes sociais são um ótimo espaço para relacionamento e divulgação de suas ações comerciais.

4Ps e e-commerce: Conclusão

É muito comum, quando apresento uma proposta para qualquer ação de venda para e-commerce, receber perguntas do tipo ‘quanto vai custar? ‘e’ quanto vamos vender? Qual será o resultado? Sim, todos sabemos que construir uma estratégia que gere ROI positivo é a chave para fazer decolar uma ideia para e-commerce. Então, quais modelos de marketing podem ser usados ​​para criar uma estratégia de e-commerce? Talvez, surpreendentemente, devido a sua longa experiência no mercado, os 4Ps como estratégia de marketing tradicional, são uma das ferramentas de negócios que fornecem uma ótima estrutura para analisar e examinar as perspectivas de um e-commerce .

4Ps e e-commerce: ainda relevante na era digital? Sim!!!!