Perfil em redes sociais: devo estar em todas?

“Devo ter uma conta no Facebook?” “E o twitter, vai acabar?” “Google+, o que é isso?” “LinkedIn…?” Essas são algumas perguntas que tenho ouvido de clientes ao me questionarem sobre a importância ou necessidade de ter um perfil em redes sociais.

A primeira orientação que dou é: não há necessidade de estar presente em todas as redes sociais, e sim verificar qual a mais adequada para seu negócio e trabalhar essa mídia com produção de conteúdo coerente com público e perfil da rede. Sim, com produção de conteúdo regular. Isso por que se for para alimentar seu perfil uma vez por mês, talvez seja mais adequado e honesto com seu público nem ter o perfil. Cria uma expectativa que não é atendida.
Outra orientação é quanto ao modismo. Já teve a época do Orkut, depois veio o Twitter e a bola da vez é o Facebook. Não é para menos, afinal, o site de Mark Zuckerberg tem 1 bilhão de pessoas cadastradas. Ok, está todo mundo no Facebook, mas será que vão curtir sua página?
Outra questão a ser levada em consideração é o objetivo da presença digital. Esses objetivos podem ser: comercial, marketing, vendas, relacionamento, responsabilidade social, sustentabilidade, fortalecimento da marca. Seja qual for, é necessário o acompanhamento para atingir suas metas, e lembrar que toda empresa tem objetivos comerciais e que estes não podem ser prejudicados em função de sua presença digital. Acrescento essa questão, pois pode ser que um mau atendimento ou uma comunicação inadequada nas redes sociais podem atingir direta e negativamente o processo de vendas da empresa.

Então qual rede é melhor para minha empresa?

Antes de escolher sua mídia social tente responder essas perguntas:

  • Por quê preciso estar presente numa mídia social?
  • Será que meu público está disposto a curtir ou seguir meu conteúdo?
  • Qual mídia social devo trabalhar?
  • Qual conteúdo devo compartilhar?
  • Vou trabalhar apenas textos e imagens, ou tenho condições de produzir vídeos e infográficos?
  • Qual regularidade de postagem devo ter?
  • Será que vou dar conta de produzir conteúdo para meu perfil, além de tudo que eu faço?
  • Eu tenho um nome forte na minha área de atuação, vale a pena trabalhar meu perfil ou somente o da empresa?
  • Qual tipo de interação vou ter com meus seguidores?
  • Estou preparado para lidar com criticas e reclamações?

O que proponho é que você faça uso das mídias sociais de forma produtiva e eficiente para obter resultados efetivos. Ou seja, planeje-se! Busque informações e amplifique sua capacidade de divulgação da empresa através das mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!