O que é inbound marketing?

O que é inbound marketing?

O QUE É INBOUND MARKETING?Afinal de contas, o que seria Inbound Marketing?
É sempre bom entendermos primeiramente quê: o Marketing é um conjunto de técnicas e processos que definem a relação da sua empresa com o mercado, sendo assim, uma maneira de estruturar sua empresa dentro de um contexto pré estabelecido.
O marketing vem acompanhando a evolução das novas mídias que estão surgindo. A internet é um exemplo disso e também é o local onde o Inbound Marketing é colocado em prática, técnica essa que faz parte do Marketing Digital.
O Inbound Marketing é um grupo de estratégias que busca atrair voluntariamente consumidores para sua empresa, o oposto do Marketing Tradicional. É conhecido também como Marketing de Atração e baseia-se na construção de um relacionamento com o seu consumidor.

Na prática

No Inbound Marketing é importante a produção de conteúdo relevante e de qualidade pois isso ajuda na hora de se colocar em prática seu processo de operação, dividido nas seguintes etapas:
1° Atrair
Como o Marketing é voltado para nichos específicos e menores a intenção aqui é que sua empresa seja encontrada pelo seu consumidor. Isso será possível ao implementar estratégias como a produção de conteúdo baseado no seu público-alvo, trabalhar o SEO para que você possa ser encontrado e buscar construir um relacionamento com seu público-alvo por meio das redes sociais.
2° Converter
Para transformar a atração de visitantes em Leads é preciso manter a atenção na Landing Page da sua empresa, assim como na prática CRO que compõe o seu site. Oferta de conteúdos como materiais didáticos, e-books gratuitos e webinars também são bastante usadas como forma de fazer a conversão de visitantes em leads.
3° Relacionar
O contato personalizado onde a comunicação é bi-dimensional é outra característica que difere o Inbound Marketing do Marketing Tradicional. Com a ajuda de estratégias como: E-mail Marketing, Automação de Marketing e mesmo Lead Nurturing. Com a análise dos dados adquiridos será possível identificar o estágio em que seu Lead se encontra e se ele estaria preparado ou não para a próxima etapa.
4° Vender
Essa etapa pode ser feita tanto dentro do próprio site quanto em contato direto do vendedor com o Lead. Ao identificar que o Lead está com maior probabilidade de fechamento da compra é o momento que ele precisa ser abordado. Aqui que todo o processo das 2° e 3º etapas é colocado em prova.
5°Analisar
Nesta etapa é possível fazer análise de como estão as interações do público com a sua empresa. Em cada etapa anterior existe a utilização de diversas ferramenta de apoio contudo a aplicação da análise deve ser feita constantemente para que caso seja necessário, a mudança de estratégia ocorra a tempo. O Google Analytics é um exemplo de ferramenta que ajuda nesse tipo de análise.

Vantagens

As vantagens do Inbound Marketing são inúmeras, uma delas é que além de ser uma estratégia mais barata que o Marketing Tradicional também aumenta a visibilidade de seu negócio, já que uma das principais prioridades é que a sua empresa seja vista. A atração de novos clientes que estão em busca do seu produto é outra vantagem, que diminui o custo com a aquisição de clientes, já que eles irão em busca diretamente do serviço ou produto que sua empresa oferece. É uma forma também de otimizar o funil de vendas, com projeções mais previsíveis a longo prazo.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!