Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Para muitas pessoas, em particular quem é da geração milênio, a Internet é uma daquelas coisas que “sempre existiram”. Mas como tudo na vida, a Internet teve um começo, e o nascimento da Internet foi devido à Guerra.

A Internet é um subproduto da 2ª Guerra Mundial

A 2ª Guerra Mundial (2ª GM) é considerada o marco inicial para a chamada Sociedade da Informação que vivemos hoje. O acúmulo de conhecimento adquiridos em função de estratégias de guerras, da necessidade de comunicação segura, fomentaram o desenvolvimento de ferramentas e códigos que viabilizassem a circulação de informações no meio militar sem o risco de vazamento que pudesse colocar toda a estratégia em perigo.
Com o fim da 2ª GM, o estabelecimento da Guerra Fria e o mundo marcado por guerras pontuais com dois polos de comando, a comunicação e a transmissão de informação passam a ser fator estratégico na política mundial. O Departamento de Defesa dos EUA desenvolve uma ferramenta capaz de fazer e manter a comunicação entre as bases militares americanas mesmo que sua sede, o Pentágono, fosse atingido por um ataque nuclear. Durante a Guerra Fria outros importantes inventos são hoje por nós utilizados. Na década de 70 surge os primeiros computadores pessoais. A Intel equipa os primeiros microcomputadores com 256 bytes de memória. E também surgem os primeiros Sistemas de Posicionamento Global (GPS, em inglês), criados originalmente para orientar mísseis e guiar tropas por lugares remotos.
Em 1969 a ARPANET é apresentada pela empresa Advanced Research and Projects Agency (ARPA). Seu desenvolvimento teve por objetivo permitir que os departamentos militares e de pesquisa fossem conectados uns aos outros. As universidades e outras instituições tiveram acesso à ARPANET a partir dos anos 70, e depois foi permitido o acesso de universidades fora dos EUA, para fomentar pesquisas. Assim foi criada a base para uma rede mundial de computadores interligados. Nessa época existiam apenas uns 100 sites mas pesquisadores já estudavam como o crescimento da rede e suas opções alteravam o modo como as pessoas usavam a rede.

O Surgimento da Web

A World Wide Web ( WWW) surgiu em 1989, criado por Tim Berners-Lee, como um integrador de informações que permitiu o acesso de forma simples e consistente em diferentes plataformas. O conteúdo da rede pôde ser ampliado com a possibilidade de incorporar imagens e áudio. O sistema de localização de arquivos cujo ambiente permite que cada informação tenha um endereço único e possa ser encontrada por qualquer usuário da rede.
A internet atualmente não é mais uma opção, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Sua utilização vai muito além de dominar o manuseio e serviços disponíveis. A Internet é a maior rede de comunicação já desenvolvida pelo homem em toda sua história.

A Internet no Brasil

No Brasil, em 1991, foi criada a Rede Nacional de Pesquisa, uma operação acadêmica subordinada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Em 1995 pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, foi aberta ao setor privado para exploração comercial.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco