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A monitoração de uma marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das pessoas, independente destas serem o foco de atenção da empresa. Sabemos que a marca mais lembrada do mundo é a Coca-Cola, e para nós brasileiros uma marca nacionalmente reconhecida é a do sabão em pó Omo. Sabemos dessas informações por pesquisas realizadas para saber qual marca vem à mente quando questionados, mas são pesquisas direcionadas e pontuais. Por isso, fique de olho na sua marca.

Com a presença da web em nossa sociedade e o crescente acesso às redes sociais surgiu uma nova necessidade: o monitoramento online. As empresas buscam saber como sua marca está sendo mencionada pelas pessoas de forma espontânea na rede mundial de computadores. E a importância está justamente nessa espontaneidade que o brasileiro tem de compartilhar suas informações, seja para dividir uma frustração ou para divulgar uma satisfação. Acompanhar o que as pessoas pensam, falam, sentem e divulgam sobre uma marca é trabalho regular, diário e estratégico para uma empresa.
O monitoramento de uma empresa deve ser realizado sempre, independente de sua presença digital. Mesmo que sua empresa não tenha atuações online regulares, o seu cliente pode estar falando dela agora no Twitter ou no Facebook, ou a citando sua marca numa postagem ou comentário num blog. Será que está falando bem de você?

Falem mal de mim, mas falem de mim

Algumas empresas adotam a estratégia conforme o ditado acima, mas nem sempre é interessante ter uma marca sendo citada de forma negativa num ambiente tão viral como a web. Através do monitoramento de uma marca podemos perceber críticas negativas, elogios e até mesmo prever crises e antecipar tendências. É essencial o acompanhamento dessas menções para saber como agir e o momento adequado de dar uma resposta.
Em 04 de novembro foi divulgado que a CIA, a agência de inteligência dos EUA, assumiu oficialmente que monitora diversas redes sociais em todo mundo. Podemos encarar esta informação, além de óbvia, como exemplar da importância do monitoramento da marca na web, visto que saber o que falam de nossa marca é estratégico para posição no mercado (imagine então para uma agência do governo). O monitoramento de marca deve ser realizado de forma regular e metódica buscando informações sobre o valor de cada comentário, analisando as intenções e capacidade de gerar outras menções na web. É através do monitoramento regular que a instituições como a CIA, empresas como Coca-Cola, ou pequenas empresas como a Vinicci Brindes, podem analisar como os termos de seu interesse estão sendo mencionados por clientes, funcionários, colaboradores diversos e até mesmo por concorrentes.

Existem ferramentas para facilitar o monitoramento da marca

Se você vai iniciar seu monitoramento de marca, uma boa ferramenta gratuita é a Social Mention, que busca por conteúdo criado por usuários de redes sociais, blogs, em comentários em vídeo e imagens. Experimente, é fácil de usar. Uma outra forma de começar os trabalhos, se sua empresa ainda for pequena, é simplesmente usando o buscador embutido na maioria das redes sociais, além do próprio Google.
Lembre-se: ficou para trás a época que as empresas tinham total controle sobre sua imagem. Hoje esta função está nas mãos do consumidor, usuário das redes sociais, que exerce o papel também de influenciador, então não perca tempo e comece já o monitoramento de sua marca.

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