Texto base para constituição de um E-book | Nautilos Posicionamento Digital

Como criar um E-book

Objetivo – ter um material de envio para download

O Nautilos orienta que o e-book tenha entre 8 e 20 páginas já considerando capa e contra capa. As páginas devem ser ilustradas com imagens que correspondam ao empreendimento, ao público-alvo e seu interesse.

Os passos para construir seu e-book

Saiba bem com quem vai falar

Pode parecer clichê, mas se não sabe com quem vai falar não saberá o que dizer. Se pensar bem, não é diferente para escrever uma carta, um livro, um copy para um anúncio uma mensagem de texto. É preciso saber para quem você está escrevendo. No marketing digital sem conhecer a persona, toda ação está lançada a sorte e não há estratégia que funcione. Persona é um termo utilizado para definir o tipo de cliente ideal entre aqueles que compõem o seu público-alvo. Lembre que o seu e-book tem que responder a dúvidas solucionando problemas.

Tema – qual o seu assunto

A escolha de tema está ligado ao conhecimento do público, as objeções que se negócio enfrenta e ao seu domínio sobre o tema.
Suponho que conheça bem seu cliente, ótimo, se tem dificuldades para escrever sobre o assunto recorra a um especialista, se não, é por a mão na massa e escrever.

Organize me tópicos – Perguntas específicas

Para facilitar a compreensão e a leitura recomendo que organize em tópicos. Isso traz pelo menos dois benefícios, facilita seu trabalho e traz conforto para leitura de seu público-alvo. No início será um desafio organizar o tema em tópicos, mas com o tempo e exercitando a escrita você vai naturalizando essa técnica. Inclua também perguntas recorrentes em seus tópicos. Escrever respostas de modo geral é mais prático e o texto fica fluido. Comece com a mente livre e num rascunho coloque tudo que vier na mente em seguida tente organizar. Confira se faz sentido, isto é, se texto terá coerência e coesão. A partir do rascunho comece a escrever.

Imagens

A visualização facilita a compreensão. mesmo em segmentos mais técnicos onde a leitura de textos longos e densos é mais comum convém investir na imagem como informação. Já em outros segmento o conteúdo pode ser mais leve e se o público for menos propenso a leituras densas as imagens ajudam a tornar experiência da leitura mais agradável.

Desenvolva o texto

O objetivo do e-book é levar o conhecimento, em geral específico, através da leitura. Por isso mesmo a escrita é parte essencial do projeto. Escrever é uma ato de paixão, no sentido mais estrito da palavra. Paixão é sofrer por algo maior. Embora a literalidade, nesse caso, beire o exagero, vale como ilustração. Ao escrever o seu texto é preciso que esteja comprometida em colocar no “papel” seu conhecimento de forma clara e objetiva por isso recomendo que:

  1. Comece escrevendo tudo que puder e quiser;
  2. Organize as ideias e o contexto;
  3. Escreva sem se censurar- não banque o editor deixe para o final;
  4. Peça para alguém ler e aceite as críticas de bom agrado;
  5. Reescreva e fique atenta a coesão do texto;
  6. Agora sim leia e critique – corrija e refine o texto;
  7. Deixe na “gaveta” por dois ou três dias;
  8. Procure um revisor ortográfico.

Editoração – Formato em PDF

No Brasil chamamos esse material de E-book mas estão mais para artigos. O e-book pressupõe uma tecnologia de leitura como Kindle da Amazon por exemplo. Na Inglaterra, textos em pdf são chamados de whitepapers que representam guias com conteúdo bem direcionado.

Contrate um designer para a edição do ebook. Esse profissional vai garantir um layout que corresponda a proposta do seu trabalho, um conteúdo sério como jurídico ou de saúde requer um layout próprio se for um conteúdo sobre moda ou decoração o layout terá outras características. O designer vai garantir que o leitor terá uma experiência visual correspondente ao conteúdo.

Agora é contar pra todo mundo que você publicou um e-book

Comercialmente um e-book é um excelente gerador de leads qualificados. Mesmo que você possua um excelente engajamento com seus clientes, ou na rede social a produção de uma e-book lhe dará a chance de se tornar uma referência sobre o assunto. Acompanhe meu raciocínio, você possui clientes ou seguidores que se interessam por uma empresa mas você não tem certeza sobre qual produto ou serviço mais lhe atraem. Bom na medida que você cria um material sobre um tema específico a parte interessada se manifestará. Divulgando nas sua rede e entre seus contatos através de uma campanha de e-mail seu público que se interessa por este assunto fará o download do e-book deixando uma informação muito valiosa – nome, e-mail e telefone. Imagina que agora além de saber que seu público aprova sua empresa, você sabe especificamente do que ele se interessa, não genial?

A divulgação pode ser alguma coisa mais íntima entre seus clientes e seguidores ou pode receber incentivo financeiro através de campanhas no Google Ads e no Face Ads. Configurando bem as campanhas as pessoas certas visitaram a página de download. Aqui cabe uma advertência, a página de download deve ser criada por um profissional que pense em conversão, afinal seu maior objetivo agora é conquistar uma robusta lista de leads. A Landing Page (página de aterrissagem) deve ser criada com generosidade de conteúdo, fale sobre o e-book e porque ele é realmente importante, o que ele traz de bom para o leitor, pode colocar vídeos, depoimentos, trechos e o que mais vier a sua cabeça. Lembre-se de ter um formulário para capturar os dados do visitante.

Conclusão
E-book é um material rico, conteúdo de valor que você oferece ao seu visitante. A produção de conteúdo original e relevante é muito importante para desenvolver sua marca ou empresa na internet. Hoje mais do que nunca as pessoas associam o consumos aos valores que a marca representa. Por isso se tornou tão importante criar valor a partir da produção de conteúdo. Abrace essa proposta e crie o hábito de produzir conteúdo para sua marca, empresa ou negócio. Você e seus clientes tem muito a ganhar com isso.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!