Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Hoax são as mensagens mentirosa que não passam de boato que se espalham cada vez mais pela web. Pronuncia-se “rôuquis” se popularizou em inglês e significa “brincadeira”. “engano” ou “trote”. O objetivo dessas mensagens é alarmar as pessoas e criar pânico, e normalmente, quem cria a mensagem a vincula a um novo que possa gerar credibilidade como grandes empresas IBM, Microsoft, Facebook, veículos de comunicação como O Globo ou a nome de profissionais como médicos, artistas e jornalistas. As mensagens também não são datadas para que você ache que é uma mensagem recente.

Na maioria das vezes, não é difícil identificar um hoax. A principal característica você já sabe: conteúdo apelativo, muitas vezes acompanhado de imagens ou argumentos que tentam validar a mensagem.
Um hoax quase sempre contém um pedido do tipo “espalhe essa mensagem para a sua lista de contatos” ou “compartilhe para o máximo de pessoas possível”.
Ao contrário das típicas mensagens de SPAM que visam promover produtos, serviços ou golpes, o hoax não ocorre de maneira automatizada: sua propagação inicial até pode ser feita por este meio, mas a propagação só é efetiva quando uma pessoa espalha o boato para outras e estas, por sua vez, repetem o ato.

Tipos de Hoaxes encontrados

Mitos e lendas Urbanas
Alertas e histórias sobre coisas ruins que supostamente teriam acontecido a pessoas e animais, mas na verdade não aconteceram. Histórias como a do poodle no microondas e das agulhas em assentos de cinema são um bom exemplo.
Brindes e presentes
Histórias sobre brindes e presentes oferecidos por grandes empresas. Se você enviar a mensagem a outras pessoas, uma grande empresa lhe enviará muito dinheiro, roupas, oferecerá férias grátis etc. Espere sentado por isso.
Alertas inconsequentes
Alertas desatualizados ou sobre coisas reais que não representam grande problema.
Mensagens de simpatia e pedidos de ajuda para terceiros
Pedidos de ajuda ou de mensagens de simpatia para alguém que teve problemas ou sofreu um acidente.
Correntes de cartas tradicionais
Correntes de cartas tradicionais com ameaças de má sorte caso você as interrompa, ou que pedem que você envie dinheiro a um número x de pessoas no topo da lista antes de retransmitir a mensagem.
Correntes de ameaças
Mensagens ameaçando você, seu computador ou alguém mais caso elas não sejam retransmitidas.
Correntes de mensagens falsas
Mensagens de e-mail que parecem vir de uma empresa legítima, mas são, na verdade, trapaças e armadilhas.
Correntes de histórias assustadoras
Mensagens de e-mail contando histórias terríveis que aconteceram a pessoas (especialmente mulheres).
Piadas
Mensagens de alerta em que é difícil imaginar que alguém acredite.
Lendas reais
Histórias e mensagens reais que não são embuste, mas continuam rodando na Internet.
Histórias adulteradas
Histórias verdadeiras nas quais os fatos foram adulterados para servir aos interesses de alguém.
Origem desconhecida
Mensagens que não soam verdadeiras, mas que não se consegue provar a falsidade.
hoax-boatos-img1
Antes de sair compartilhando tudo que vê pela frente, faça uma pesquisa no Google. Tente descobrir onde começou o compartilhamento, a data inicial para ver se não é algo de anos passados, se o autor da pérola é mesmo o autor da pérola. Você ainda pode usar o Google News já que notícias importantes, em geral, são divulgados pela imprensa.

Alguns Hoax famosos

Assalto no Barra Shopping, é mentira

hoax-boatos-img2Esse caso do assalto que ocorre no BarraShopping é um hoax clássico. A mensagem é confusa, tem um link para o jornal o Globo para gerar credibilidade.

Veja o link do E-farsas sobre esse episódio, aqui.

Direitos no Facebook, é mentira

Fez e ainda faz muito sucesso esse hoax. O “aviso de privacidade” estabelece, então, uma “não-autorização” aos empregados do Facebook, bem como ao governo (inclusive o americano), instituições e a qualquer outra pessoa, de revelar dados dos usuários, copiá-los ou distribui-los. Os internautas são incentivados a repassá-lo em prol de uma falsa garantia de “proteção”.

A principal dica aqui é: leia a política de privacidade do Facebook, aqui.
hoax-boatos-img3

Sequestro Pedro Paulo, já resolvido

hoax-boatos-img4Esse é um caso interessante, pois de fato aconteceu, mas já foi resolvido e as pessoas voltam a divulgar a mensagem como se fosse atual.

O menino Pedro Paulo de 5 anos foi sequestrado em Imperatriz, Maranhão em Junho de 2012. Mas, a polícia conseguiu resolver o caso e encontrou o menino e o entregou para a mãe. Na ocasião do sequestro houve grande repercussão nas redes sociais com o compartilhamento dessa imagem que está ao lado. Também os veículos de comunicação, jornais, televisão, rádio, fizeram cobertura do caso.
Veja aqui matéria sobre a volta do menino para casa, aqui.

Bolsa-bandido, é mentira

Essa informação faz referência a Portaria nº 48 da Prev.Social. Porém, não é verdadeira.
você pode ler o comentário sobre essa informação aqui:

Percebo que quem escreveu não seu deu ao trabalho de verificar as informações, as regras básicas sobre o auxílio-reclusão estão facilmente acessíveis no site do Ministério da Previdência Social: http://www.previdenciasocial.gov.br). Não custa ressaltar também que a Previdência Social é um seguro social para a pessoa que contribui.
hoax-boatos-img5

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco