Marketing digital: não exclui táticas e sim integra ações.

O ambiente digital é um local de alta competitividade, mesmo ainda sendo um campo de novas ações para algumas empresas. E por isso é importante que as empresas tenham um bom planejamento antes de aplicar ações em marketing digital para alcançar o público desejado. Não precisamos mais alertar da importância do marketing digital para micro empreendedores, pequenas e médias empresas; esse segmento – que compõe a maior parte dos negócios brasileiros – não tem acesso às mídias tradicionais (TV, rádio, jornais e revistas) por causa do alto custo, mas como começar se tenho um pequeno negócio?

Vamos aqui comentar algumas ações em marketing digital:

Observe concorrentes: não há mal algum em acompanhar seus concorrentes, isso é normal em qualquer segmento. Então, se você tem perfis em redes sociais, da sua empresa ou pessoal, siga as páginas dos concorrentes. É importante acompanhar o que estão fazendo, se lançam novos produtos, se fazem promoções, como se relacionam com os clientes. Faça também busca pelo nome da empresa no Google e verifique que site os concorrentes estão. Por exemplo, se tem Google Meu Negócio (tem informações sobre o negócio, tem comentários regulares, as avaliações são positivas ou negativas. Outro canal importante de verificar é o Reclame Aqui, é uma boa forma de analisar o tipo de reclamação que o concorrente recebe e como ele lida com essa questão. 

Estude e pesquise sobre seu cliente: uma das formas mais fáceis de conhecer seu cliente é utilizando as redes sociais, e você não precisa ter um perfil da empresa em todas elas. Faça uma busca no Twitter por exemplo, para saber se sua empresa é citada e como são as menções. Observe no Facebook e no Instagram o perfil padrão de seu cliente, os hábitos de lazer, com que trabalham, por que sites navegam, quem são seus amigos, o que falam, o que postam nas redes sociais. Tente descobrir quais são os hábitos, gostos e atividades do público que você quer atingir. 

Site é a sua propriedade digital: Antes de começar o desenvolvimento do seu site, faça um planejamento e defina objetivos. Será um site comercial com objetivos de vendas online? Será um site institucional com apenas apresentação da empresa, clientes e serviços? Você irá oferecer algum conteúdo: artigos, imagens, charges, vídeos, ou jogos para seu público? Esse conteúdo ajuda a fidelizar seus clientes e manter um tráfego no seu site.

Domínio é o seu endereço na web. É fácil de adquirir e é barato. O registro de seu domínio deve ser feito logo que você decida criar um site, ou de preferência, ao criar sua empresa, mesmo que neste momento você não tenha um site. Isso evita que o nome de sua empresa seja registrado por outra pessoa ou empresa. Pode acreditar, existe um mercado paralelo de domínios de web! Para fazer consultas com domínios terminados em “.com.br” utilize o registro.br. Se fizer uma pesquisa na web vai descobrir vários valores, alguns até de graça no primeiro ano. Mas, nós aconselhamos a utilizar o serviço da Registro.br, por ser o único vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O domínio do Nautilos é nautilos.com.br, e o site, como de praxe, fica em www.nautilos.com.br. O endereço da Lojas Americanas na web é www.americanas.com.  Vejamos as diferenças: o Nautilos tem endereço finalizado em “.com.br” → isso por que somos uma empresa comercial no Brasil. A Lojas Americanas tem o domínio “.com” → isso por que ela preferiu igualar o domínio dela ao nome divulgado (“Americanas ponto com”). Esse domínio é para o público americano, mas o mundo inteiro o usa. Note que a Loja Americanas também possui o .com.br homônimo.

Hospedagem do site: Ao criar o site você vai precisar providenciar a hospedagem dele, ou seja, armazená-lo num servidor na Internet. Esse serviço é oferecido por provedores de hospedagem que reservam uma determinada área nos servidores dele para o seu site e monitoram para que ele esteja sempre disponível quando alguém tentar acessar o seu site.

A hospedagem pode ser um serviço barato, do tipo 20 reais por mês, ou mais caro tipo 200 reais/mês. Você pode também contratar empresas que estão fora do país, as mais famosas são  Amazon e Google e neste caso o pagamento é em dólar.  O importante na hospedagem é a qualidade e a personalização oferecido pela empresa provedora. Você deve ter muito cuidado com a hospedagem de seu site, não há nada pior que tentar acessar um site e não conseguir! Seu cliente irá embora e ficará com uma má impressão de sua empresa.

Com o site pronto agora começa o monitoramento e manutenção. É importante fazer revisão do conteúdo: informação ultrapassada, link quebrados, garantias não mais ofertadas, preços não atualizados, produtos fora de estoque etc. 

A manutenção técnica deve verificar tempo de carregamento das páginas, links direcionados, imagens pesadas, vídeos que não abrem etc. Para monitorar o acesso ao site, solicite ao desenvolvedor o cadastro do Google Analytics. Assim, você saberá quantas pessoas entram no site, tempo de permanência no site, páginas visitadas e muitas outras informações. O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google, basta criar uma conta e vincular ao site.

Redes Sociais: a grande oportunidade de aparecer para seu público sem grande custo de veiculação e produção. Com uma boa comunicação e produção de conteúdo sua mensagem vai alcançar seu público e possivelmente ser descoberto por outras pessoas, seja no Facebook, no Instagram,  no Tik Tok ou no Pinterest ou no Youtube ou no LinkedIn ou na próxima rede social.

Mídia Paga: São todas as ações pagas de uma empresa a fim de aumentar a visibilidade e acelerar seu reconhecimento junto a seu público de interesse. Existem opções online com diversos formatos e valores flexíveis para todos os tamanhos de empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Sempre destacamos o link patrocinado do Google Ads por ser uma opção que responde a demanda de procura do cliente. 

E-mail marketing: forma de divulgação barata se compararmos a outras formas de promoção. Mas, há ainda muita dúvida se é uma ferramenta importante na estratégia de divulgação de um serviço por causa da quantidade de SPAM que recebemos diariamente. Em primeiro lugar o SPAM não tem como objetivo fidelizar o cliente, pois são enviados sem nenhum planejamento e normalmente para uma base de e-mail sem qualificação, muitas vezes a pessoa usou uma lista comprada em que há uma quantidade de e-mails sem saber se quer se são válidos. Já o e-mail marketing tem como principal característica o fato dele ser direcionado especificamente para as pessoas que fazem parte do público-alvo de uma campanha. Mas, esta é apenas um entre os diferenciais, ainda podemos citar: baixo custo, personalização, monitoramento.

Uma boa estratégia de e-mail marketing tem uma periodicidade clara, podendo ser de uma a duas vezes por semana dependendo do produto ou serviço. Pode parecer pouco, mas o objetivo é deixar o cliente ciente de suas informações e lembrá-lo de sua marca. Assim, com poucos envios você alcança seu objetivo sem se tornar desagradável. Esta é uma estratégia mais respeitosa, e faz com que seu público se interesse de forma natural por sua empresa.

Conclusão

Enfim, comece estudando público, mercado de atuação, concorrentes, garanta domínio e tenha site. E como todos sabemos a propaganda é a alma dos negócios. Divulgue-se! Promova serviços e produtos nas redes sociais e por mídia paga para alcançar novos clientes e não esqueça dos clientes atuais ou os que já passaram por sua empresa, invista em e-mail marketing. 

Comunicação digital é essencial para gerar credibilidade e fortalecimento da marca com consequente ampliação de mercado e fidelização do público. 

Uma boa estratégia não exclui táticas e sim integra ações em marketing digital.

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