Sinais para iniciar um projeto de branding

Quando iniciar um projeto de branding?  Ao iniciar um empreendimento, o primeiro passo a tomar é a definição do plano empresarial que descreve o negócio e seus objetivos e como alcançá-los. Em seguida a estratégia de marca que é criar processos para valorizar e diferenciar a marca no mercado de atuação.

Sabemos que na prática, na correria do dia a dia os empreendedores não se preocupam em definir uma estratégia de marca, buscam por ações que parecem dar retorno imediato. E só vão se preocupar com a percepção da marca quando se veem em tempos difíceis, no meio de crises, perdendo espaço para concorrentes ou quando se sentem perdidos na gestão da empresa, sem saber que caminho tomar e tem aquela famosa frase de Henry Kissinger: se você não sabe para onde está indo, todo caminho o levará a lugar nenhum.

Um projeto de branding começa com imersão e revisão interna de processos da empresa, a relação com funcionários e outros colaboradores e resulta na ampliação e fortalecimento da marca no mercado. Sabemos que trabalhar a gestão de marca, ou projeto de branding, está relacionada à percepção de valor que uma marca tem diante do público, seja ele cliente ou não daquela marca. E para alcançar um bom valor percebido diante do consumidor é preciso de alguns processos que vão desde definições teóricas da marca até ações efetivas nos pontos de contato do consumidor com o produto/serviço passando pela comunicação.

Sinais para pensar num projeto de branding

 

#01 Gestão de marca: funcionários ou colaboradores sem direcionamento

Funcionários e colaboradores não se identificam com os valores da empresa, não sabem que direção devem seguir, cada um por um caminho diferente, por convicção pessoal e não por identidade estratégica da empresa.

#02 Gestão de marca: os resultados esperados não são alcançados

A empresa tem diversas ações de marketing, departamento de desenvolvimento de produto, investe em inovação e gestão de conhecimento. E não vê aumentar o valor da marca diante do mercado. Muitas vezes sequer é percebida pelo público-alvo.

#03 Gestão de marca: diferencial é preço, até quando você suporta?

Preço não é diferencial, pode ser no máximo uma estratégia para uma ação pontual, mas quase nunca deve ser um diferencial de marca. Sempre terá uma empresa para vender mais barato. Se a única coisa que você tem a oferecer ao seu cliente é preço, você definitivamente não tem nada, se você tem o segundo menor preço.

#04 Gestão de marca: falta de posicionamento de marca

Toda empresa tem um posicionamento, mesmo que não esteja claro. O que pode acontecer é que o próprio mercado consumidor posicione sua empresa a partir de suas próprias percepções. Isso pode se tornar um problema na comunicação de produtos e serviços. Tem um ditado em branding que diz: posicione-se ou será posicionado.

#05 Gestão de marca: crise de identidade

Em geral, crise de identidade acontece quando uma empresa começa a crescer e abre novos pontos de contato com o cliente, amplia a comunicação, atinge novos públicos-alvo. E já não sabe o que mais é em sua essência. Algumas vezes isso é representado na forma de novas marcas, novos logos, novos slogans tudo junto e misturado, alguns conflitando até mesmo com o posicionamento atual da marca.  Há ferramentas para construir e prover a marca com uma uma identidade única.

#06 Gestão de marca: sua marca não consegue se diferenciar dos concorrentes

Os tradicionais diferenciais (qualidade, tecnologia, preço, variedade) já não são relevantes, não são diferenciais competitivos. Trabalhar gestão de marca é construir uma marca única, autêntica e distintas do concorrentes.

Esses foram alguns pontos sobre a importância de iniciar um modelo de gestão de marca. Lembre-se, marca é o que vai ditar o ritmo do mercado nos próximos anos. Posicione sua marca para ser competitivo.

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima.

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