Por que um plano de gerenciamento de crise é importante?

Saber como fazer o gerenciamento de crise é indispensável para todos os gestores, especialmente para lidar com situações delicadas e momentos de crise.

Para isso, é importante criar um plano completo que tenha detalhes sobre quais são as melhores medidas a serem tomadas em cada situação.

Dessa forma, é possível evitar decisões precipitadas que podem trazer sérias consequências para o negócio, desde uma retaliação virtual, até mesmo o seu fechamento.

Continue lendo esse post para saber como criar um plano de gerenciamento de crise e evite qualquer problema na sua empresa!

O que é um plano de gerenciamento de crise?

Um plano de gerenciamento de crise, também conhecido como Crisis Management Plan, nada mais é do que um documento que detalha quais são as etapas ou os processos que uma empresa deve tomar para sair de uma situação crítica.

Normalmente, esse documento é elaborado pelos líderes com a ajuda de profissionais estratégicos, que são colocados no que é chamado de comitê.

Nesse plano deve conter detalhes sobre o papel de cada encarregado e colaboradores quando há algum problema na lucratividade, na operação ou em outros tipos de crise.

Quais os tipos de crises que existem?

Quando falamos sobre crises sempre pensamos em problemas com lucratividade, mas essa definição não é correta.

Apesar de o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas indicar que a principal causa de fechamento de empresas nos seus primeiros 5 anos de existência é a falta de capital, existem outros problemas que também causam crises.

Um deles é a impossibilidade de funcionamento, o que pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • desastres naturais,
  • eventos climáticos,
  • acidentes causados por erros humanos, como incêndios e explosões.

Outro motivo que compromete a operação e foi a causa de mais de 2,3 milhões de empresas fecharem as portas é uma pandemia ou transmissões de doenças.

Antes de 2020, esse cenário parecia fictício, mas depois desse ano a maioria dos negócios viu a necessidade de se adaptar a diferentes cenários, até mesmo ao fechamento físico por tempo indeterminado.

Além da impossibilidade de funcionamento, também há as crises internas causadas por brigas, disputas ou problemas de comunicação entre os colaboradores e, algumas vezes, entre os setores.

Também pode haver a diminuição da reputação da marca, má avaliação dos clientes ou ainda questões legais. Em especial com o advento da internet, todo posicionamento digital deve ter um cuidado extra, afinal, qualquer frase mal interpretada ou mal colocada pode causar rechações.

A verdade é que existem diferentes tipos de problemas, tanto internos quanto externos, e, por isso, ter um plano de gerenciamento de crise é tão importante para todos os tipos de negócio, independentemente de porte ou segmento.

Como lidar com crises?

O gerenciamento de crise dependerá diretamente do tipo de problema que se está enfrentando, assim como a sua seriedade.

Para lidar da forma correta com qualquer um dos problemas acima, deve-se criar um plano completo pensando em todos os cenários que podem acontecer e qual é a melhor maneira de contorná-los.

Isso evitará tomadas de decisões precipitadas e garantirá que todo o time concorde com a medida tomada.

Para elaborar esse plano de gerenciamento de crise, não esqueça de adicionar alguns detalhes, como:

  • os membros que farão parte do comitê,
  • quem será o principal responsável em cada tipo de crise. Se houver um ataque cibernético, por exemplo, você pode deixar o líder da TI como o porta-voz,
  • as pessoas, empresas ou fornecedores que devem ser notificados em cada problema,
  • descrição do método para avaliar a crise e identificar a sua gravidade, assim como as suas possíveis consequências para o negócio,
  • etapas que devem ser seguidas para cada problema,
  • forma de lidar com a crise publicamente e responsável por isso.

Em resumo: faça o mapeamento de todas as situações que podem acontecer com o seu negócio e o que será feito em cada uma delas, com a definição de um responsável para esse acompanhamento e divulgação das medidas tomadas.

Outra dica que podemos dar é: tente validar o que foi traçado no plano de gerenciamento de crise e sempre o mantenha atualizado.

Não se esqueça que contar com uma empresa especializada, como a Uttara, pode evitar transtornos e deixar o seu planejamento mais estratégico.

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