Por que branding como modelo de gestão?

Por que branding como modelo de gestão?

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Hoje vamos conversar sobre ser branding um modelo de gestão. Na semana passada abordamos a construção de valor de marca para fortalecer a presença na memória do público. 

Entendemos hoje que público-alvo não é mais o que era há anos, é mais complexo e diverso tendo momentos de entendimento e níveis de consciência diferentes na sua jornada de compra, que os concorrentes são muitos e mais acessíveis e diferenciais tradicionais não são mais gatilhos de compras, por não serem diferenciais competitivos. 

Será que o modelo de gestão deva ser o mesmo de quando público era homogêneo, não havia tantos concorrentes e os diferenciais tradicionais eram suficientes? Branding é um modelo de gestão, não é melhor que outros, mas sim adequado para um mercado mais complexo, volátil e incerto – mesmo antes da pandemia.

 

Vamos ver outros modelos de gestão:

Modelo de Gestão de Vendas com pouco ou nenhum concorrente, quando você foca em distribuição. Para crescer tem que ter produção, logística e distribuição. O objetivo é atender uma demanda existente.  

Modelo de Gestão de Marketing – com o aumento dos concorrentes, há necessidade de se diferenciar para atender as necessidades do mercado. O foco é no produto com atributos e benefícios que atendam essas necessidades. 

 

Modelo de gestão: Branding

Para mercados com muitos concorrentes em que produtos e serviços e com diferenciais que não são facilmente percebidos pelo público causando no segmento a ideia de que todos são iguais, e provocando uma guerra de preços. 

Para a Ana Couto, uma das precursoras do branding no Brasil, o modelo de gestão branding é como uma marca constrói valor oferecendo um produto ou serviço de qualidade, criando relacionamentos de valor com seus públicos. Já para Guilherme Sebastiany, especialista e professor em Branding, o modelo de gestão branding não é uma evolução desses modelos de gestão citados acima, mas é um que se sobrepõem ao anteriores pelo momento complexo atual.

Esse contexto atual, que foi ainda mais inflamado com a pandemia, é explicado no conceito VUCA (sigla em inglês), utilizada para descrever a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) nas situações. O conceito VUCA (oriundo do vocabulário militar norte-americano) descreve também um pilar do mercado: a complexidade do público-alvo. Falaremos mais a frente sobre esse conceito e como está relacionado com a gestão de marca. 

E é nesse mercado complexo com público-alvo diverso que o modelo de gestão branding apresenta-se como estratégia de marca. No momento que temos produtos e serviços muito semelhantes aos olhos do público, o cliente já não é capaz de perceber diferenças significativas no produto/serviço, as tecnologias são similares, há excesso de informações e os preços, bom se tudo é igual, se produtos são iguais, ele vai optar pelo menor preço. E como diz o Guilherme Sebastiany, nada pior se você só tiver preço como estratégia e ainda for segundo mais barato, sua marca não tem nada. 

Decida-se por branding como modelo de gestão, é uma estratégia de marca para qualquer empresa independente de tamanho. Trabalhar gestão de marca é construir uma marca única, autêntica e distintas do concorrentes.

 

Lembre-se, marca é o que vai ditar o ritmo do mercado nos próximos anos. Posicione sua marca para ser competitivo.

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima. 

 

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Um novo tempo Blog Paulo Canarim
Gestão e Estratégia

Um novo tempo

“No novo tempo Apesar dos castigos Estamos crescidos Estamos atentos Estamos mais vivos Pra nos socorrer”   Estamos vivendo um momento único uma crise sem

Construir valor de marca é importante?
Branding

Construir valor de marca é importante?

Construir valor de marca é o nosso tema de hoje, já conversamos aqui sobre marca afetiva, nesse tempo de quarentena em que precisamos comprar de

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos Parceiros Estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

Anunciar no Google Ads

Auditoria e Consultoria e Planejamento.

Criação de sites

Tenha um site otimizado e personalizado com WordPress.

Curso Online E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco