Por que branding como modelo de gestão?

Por que branding como modelo de gestão?

Hoje vamos conversar sobre ser branding um modelo de gestão. Na semana passada abordamos a construção de valor de marca para fortalecer a presença na memória do público. 

Entendemos hoje que público-alvo não é mais o que era há anos, é mais complexo e diverso tendo momentos de entendimento e níveis de consciência diferentes na sua jornada de compra, que os concorrentes são muitos e mais acessíveis e diferenciais tradicionais não são mais gatilhos de compras, por não serem diferenciais competitivos. 

Será que o modelo de gestão deva ser o mesmo de quando público era homogêneo, não havia tantos concorrentes e os diferenciais tradicionais eram suficientes? Branding é um modelo de gestão, não é melhor que outros, mas sim adequado para um mercado mais complexo, volátil e incerto – mesmo antes da pandemia.

 

Vamos ver outros modelos de gestão:

Modelo de Gestão de Vendas com pouco ou nenhum concorrente, quando você foca em distribuição. Para crescer tem que ter produção, logística e distribuição. O objetivo é atender uma demanda existente.  

Modelo de Gestão de Marketing – com o aumento dos concorrentes, há necessidade de se diferenciar para atender as necessidades do mercado. O foco é no produto com atributos e benefícios que atendam essas necessidades. 

 

Modelo de gestão: Branding

Para mercados com muitos concorrentes em que produtos e serviços e com diferenciais que não são facilmente percebidos pelo público causando no segmento a ideia de que todos são iguais, e provocando uma guerra de preços. 

Para a Ana Couto, uma das precursoras do branding no Brasil, o modelo de gestão branding é como uma marca constrói valor oferecendo um produto ou serviço de qualidade, criando relacionamentos de valor com seus públicos. Já para Guilherme Sebastiany, especialista e professor em Branding, o modelo de gestão branding não é uma evolução desses modelos de gestão citados acima, mas é um que se sobrepõem ao anteriores pelo momento complexo atual.

Esse contexto atual, que foi ainda mais inflamado com a pandemia, é explicado no conceito VUCA (sigla em inglês), utilizada para descrever a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) nas situações. O conceito VUCA (oriundo do vocabulário militar norte-americano) descreve também um pilar do mercado: a complexidade do público-alvo. Falaremos mais a frente sobre esse conceito e como está relacionado com a gestão de marca. 

E é nesse mercado complexo com público-alvo diverso que o modelo de gestão branding apresenta-se como estratégia de marca. No momento que temos produtos e serviços muito semelhantes aos olhos do público, o cliente já não é capaz de perceber diferenças significativas no produto/serviço, as tecnologias são similares, há excesso de informações e os preços, bom se tudo é igual, se produtos são iguais, ele vai optar pelo menor preço. E como diz o Guilherme Sebastiany, nada pior se você só tiver preço como estratégia e ainda for segundo mais barato, sua marca não tem nada. 

Decida-se por branding como modelo de gestão, é uma estratégia de marca para qualquer empresa independente de tamanho. Trabalhar gestão de marca é construir uma marca única, autêntica e distintas do concorrentes.

 

Lembre-se, marca é o que vai ditar o ritmo do mercado nos próximos anos. Posicione sua marca para ser competitivo.

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima. 

 

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

O que é processo de branding | Consultoria Branding
Branding

O que é processo de branding

Processo de branding é uma estratégia de negócio que visa relacionar a imagem da marca a sua identidade de marca. É processo constante de entender o que a marca é e materializar o conceito nos pontos de contato do público

Leia mais »
É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos, me fala o que acha
E-commerce

É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos

Por duas vezes essa semana fui procurado por pequenos empresários que motivados pela pandemia investiram tempo, dedicação e muita energia para criarem suas linhas de produtos. Um cliente produz linha de biscoitos sem glúten e sem fibras,  o outro produz

Leia mais »
Cultura de promoção? Não venda preço, construa valor
Comunicação e Marketing

Já ouviu falar da cultura de promoção?

Já ouviu falar da cultura de promoção? Estamos há pouco mais de 30 dias da Black Friday e por isso quero chamar atenção para esta prática no comércio que é interessante, mas também pode se tornar um grande problema. Vamos

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!