Pontos essenciais para a atuação no branding

Pontos essenciais para a atuação no branding

Há alguns meses estamos abordando o tema do branding e já vimos que as estratégias de branding criam valor para as marcas e interferem positivamente nos resultados das organizações. O branding tem como objetivo o desenvolvimento de uma marca na mente do público para que a percepção que ele tem daquela marca possibilita que esse conhecimento ajude-o a tomada de decisão em favor da empresa. 

Segundo Philip Kotler* (KOTLER, 2000 p. 428) uma marca precisa ser gerenciada para que seu valor patrimonial não se deprecie e isso requer manter e melhorar a percepção da marca, sua qualidade e funcionalidade percebidas e as associações positivas relacionadas a ela. 

As constantes mudanças nos hábitos de consumo e na jornada do consumidor – que hoje não passa mais por um funil e sim por níveis de consciência – fazem com que as empresas tenham que pensar e repensar cada passo das suas ações com máximo cuidado, pois uma estratégia, boa ou ruim, pode reverberar muito além das fronteiras conhecidas e esperadas.

E por isso hoje vamos abordar a atuação no branding, os serviços que estão relacionados a gestão da marca. Você já sabe que precisa definir a percepção de imagem para públicos-alvo, essa imagem é transmitida através dos pontos de contato que são gerenciados e padronizados pela definição da linguagem de marca, e quem organiza, defini e administra todo este círculo é  a gestão da marca, portanto é necessário a definição de um modelo de gestão que faz o planejamento em busca de resultados eficazes e consistentes. 

Os pontos essenciais para a atuação no branding são: 

  • Diagnóstico de marca
  • Estratégia de marca
  • Identidade de marca
  • Gestão de marca

Diagnóstico de marca

As marcas devem ser monitoradas continuamente, mas um diagnóstico de marca é uma análise muito mais abrangente de todos os aspectos da sua marca. O tempo do diagnóstico ou auditoria da marca varia conforme a complexidade da organização, pode ser de dias até meses de trabalho, dependendo do tamanho dos negócios e do escopo da arquitetura da marca.

O diagnóstico de marca deve ser uma imersão na empresa, em seus pontos de contatos para poder entender o momento da empresa e assim identificar como é percebida por públicos estratégicos. As atividades realizadas são:

  • Análise de mercado;
  • Análise de concorrentes;
  • Análise de público-alvo;
  • Análise do valor do produto;
  • Análise da comunicação e canais;
  • Análise de Posicionamento da marca atual.

Neste serviço de branding o cliente recebe normalmente um relatório com o levantamento dos pontos investigados e com um direcionamento. É neste documento que se responde a pergunta “Onde estamos?”. 

Estratégia de Marca

Depois de saber onde está é importante saber para onde quer ir. Lembra da fala da Alice? Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. Planejamento é a palavra-chave deste serviço que irá servir de embasamento para as ações de comunicação e criação da identidade da marca. No planejamento há a construção dos diferenciais da marca, a definição do posicionamento, o mapeamento dos públicos estratégicos e a organização estratégica de marcas e submarcas e suas relações hierárquicas de um grupo empresarial, a essa organização chamamos de arquitetura de marcas.  

Identidade de marca

A marca deve ser única e autêntica e distintas do concorrentes. A mensagem transmitida deve ser facilmente percebida em todos os pontos de contatos por seus públicos-alvo. 

A identidade de marca não começa com a criação de logo ou não deveria. A identidade de marca deve ser a orientadora para a definição do nome da marca, (“Naming” no mercado corporativo), a criação da identidade visual (logo e aplicações) , identidade verbal (tom de voz e slogans) e toda uma estratégia de design de marca. 

Gestão de Marca

Modelo de gestão que coloca a marca no centro das decisões, com integração e propósito maximizando os resultados e gerando valor para as pessoas. Gestão recorrente para garantir que as ações da marca sejam ativadas e alinhadas às estratégias de branding previamente definidas. O objetivo é acompanhar e monitorar os planos de ações para garantir passos consistentes e coerentes com o propósito e posicionamento da marca. Podemos considerar nesta etapa as seguintes atividades: 

  • Criação de Plano de Comunicação;
  • Criação de Plano de Ação;
  • Criação de Plano Preventivo de Crise;
  • Monitoramento das ações.

A atuação no branding da marca tem o desafio de construir valor para atrair e fidelizar clientes. Marca é o que vai ditar o ritmo do mercado nos próximos anos. Posicione sua marca para ser competitivo!

 

 

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima. 

https://biblioteca.isced.ac.mz/bitstream/123456789/959/1/PDF-Marketing-Kotler-2000.pdf

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Estratégia Push e Pull: o que são e quais as diferenças
Comunicação e Marketing

Estratégia Push e Pull

Marketing Pensando no mercado e nas possibilidades em que se apresentam, podemos lançar mão de estratégias corporativas como push and pull. Elas se apresentam como duas soluções, que aparentemente são opositoras aplicadas às diferentes lógicas que sustentam a relação entre

Leia mais »
Você sabe o que é benchmarking?
Gestão e Estratégia

Você sabe o que é benchmarking?

Vamos conversar sobre benchmarking pois na newsletter desta semana comentamos como a comparação entre empresas pode ser tão prejudicial. Uma comparação desigual entre empresas pode abalar o posicionamento da empresa, a percepção do cliente diante da imagem da marca e

Leia mais »
comparações: A grama do seu vizinho é mais verde?
Gestão e Estratégia

A grama do seu vizinho é mais verde?

Acredito que todo mundo conheça o ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Procurar por critérios ou referências externas para sabermos se estamos gerindo a empresa de modo certo e adequado aos nossos objetivos é normal.  Na sociedade

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!