Não, não é marketing! Branding é modelo de gestão

O que não é branding - não, não é marketing! Consultoria de Branding

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Branding é modelo de gestão, é renúncia, é construção de valor de marca. Então hoje, vamos falar sobre o que não é branding. 

#Não é branding: extensão do marketing

Não é branding gestão de marketing, branding é modelo de gestão. Algumas vezes por desconhecimento do conceito o branding responde ao departamento de marketing ou de comunicação. 

O Marketing identifica necessidades e desejos que não foram realizados, de olho para o negócio/mercado. Uma empresa que tem gestão de marca, também tem objetivos de marketing, tem metas de venda, tem campanhas de comunicação. Porém, todas essas ações, essas ferramentas estão vinculadas a um objetivo maior e devem estar orientadas aos esforços de estratégia da marca.  

#Não é branding: campanha de publicidade 

Campanha publicitária não é branding. Publicidade é a mais poderosa ferramenta para construir e promover uma marca. 

Uma publicidade na TV tem amplo alcance e se a campanha for de forte impacto gera resultados e fortalece a imagem da empresa na mente do telespectador.  Outras ferramentas do branding não tem o mesmo poder de atrair e emocionar o público como a publicidade. Talvez, hoje em dia, a presença nas redes sociais seja uma ferramenta com poder de atração e engajamento, mas ainda não tem o alcance que uma publicidade na TV ou no rádio tem.  

#Não é branding: design de marca 2.0

Identidade visual não é branding. Branding é gestão e construção da marca. 

Logo é a representação gráfica que identifica a sua empresa, logo é uma parte da identidade visual da marca. Um elemento muito importante, mas não único. A identidade visual não significa posicionamento de marca, e sim um ferramenta de ponto de contato. Quando falamos que a marca é o principal ativo da empresa não estamos falando de logo, e sim de reputação. 

Profissionais de Branding 

Como gestão de marca é um modelo de gestão novo ainda no mercado há confusão sobre o conceito de gestão de marca e como não há graduação nessa área, a gestão de marca atrai profissionais de diversas área que utilizam da sua base de conhecimento profissional no branding.  Há profissionais de design, publicidade, administração etc. E todos contribuem e não são profissionais com visões distorcidas do branding e sim que entendem mais profundamente de um vetor da gestão de marca.  

Se uma gestão de marca é realizada por um profissional de administração terá maior foco na cultura corporativa, por exemplo, mas se for por um designer terá naturalmente um olhar especial para a identidade visual. O simples fato de conhecer profundamente uma área é normal que contamine a gestão de marca com esse domínio original. O que esse profissional precisa ter é consciência que o seu conhecimento básico é uma das ferramenta para a gestão de marca. 

 

Branding é um trabalho de estratégia e quando posicionado dentro da empresa como modelo de gestão alinha todas as áreas da empresa e dá direcionamento para funcionários e colaboradores para que todos estejam envolvidos e se identifiquem com os valores da empresa.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Um novo tempo Blog Paulo Canarim
Gestão e Estratégia

Um novo tempo

“No novo tempo Apesar dos castigos Estamos crescidos Estamos atentos Estamos mais vivos Pra nos socorrer”   Estamos vivendo um momento único uma crise sem

Construir valor de marca é importante?
Branding

Construir valor de marca é importante?

Construir valor de marca é o nosso tema de hoje, já conversamos aqui sobre marca afetiva, nesse tempo de quarentena em que precisamos comprar de

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos Parceiros Estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

Anunciar no Google Ads

Auditoria e Consultoria e Planejamento.

Criação de sites

Tenha um site otimizado e personalizado com WordPress.

Curso Online E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco