Não, não é marketing! Branding é modelo de gestão

Branding é modelo de gestão, é renúncia, é construção de valor de marca. Então hoje, vamos falar sobre o que não é branding.

#Não é branding: extensão do marketing

Não é branding gestão de marketing, branding é modelo de gestão. Algumas vezes por desconhecimento do conceito o branding responde ao departamento de marketing ou de comunicação.

O Marketing identifica necessidades e desejos que não foram realizados, de olho para o negócio/mercado. Uma empresa que tem gestão de marca, também tem objetivos de marketing, tem metas de venda, tem campanhas de comunicação. Porém, todas essas ações, essas ferramentas estão vinculadas a um objetivo maior e devem estar orientadas aos esforços de estratégia da marca.

#Não é branding: campanha de publicidade

Campanha publicitária não é branding. Publicidade é a mais poderosa ferramenta para construir e promover uma marca.

Uma publicidade na TV tem amplo alcance e se a campanha for de forte impacto gera resultados e fortalece a imagem da empresa na mente do telespectador.  Outras ferramentas do branding não tem o mesmo poder de atrair e emocionar o público como a publicidade. Talvez, hoje em dia, a presença nas redes sociais seja uma ferramenta com poder de atração e engajamento, mas ainda não tem o alcance que uma publicidade na TV ou no rádio tem.

#Não é branding: design de marca 2.0

Identidade visual não é branding. Branding é gestão e construção da marca.

Logo é a representação gráfica que identifica a sua empresa, logo é uma parte da identidade visual da marca. Um elemento muito importante, mas não único. A identidade visual não significa posicionamento de marca, e sim um ferramenta de ponto de contato. Quando falamos que a marca é o principal ativo da empresa não estamos falando de logo, e sim de reputação.

Profissionais de Branding

Como gestão de marca é um modelo de gestão novo ainda no mercado há confusão sobre o conceito de gestão de marca e como não há graduação nessa área, a gestão de marca atrai profissionais de diversas área que utilizam da sua base de conhecimento profissional no branding.  Há profissionais de design, publicidade, administração etc. E todos contribuem e não são profissionais com visões distorcidas do branding e sim que entendem mais profundamente de um vetor da gestão de marca.

Se uma gestão de marca é realizada por um profissional de administração terá maior foco na cultura corporativa, por exemplo, mas se for por um designer terá naturalmente um olhar especial para a identidade visual. O simples fato de conhecer profundamente uma área é normal que contamine a gestão de marca com esse domínio original. O que esse profissional precisa ter é consciência que o seu conhecimento básico é uma das ferramenta para a gestão de marca.

 

Branding é um trabalho de estratégia e quando posicionado dentro da empresa como modelo de gestão alinha todas as áreas da empresa e dá direcionamento para funcionários e colaboradores para que todos estejam envolvidos e se identifiquem com os valores da empresa.