O que não é branding - não, não é marketing! Consultoria de Branding

Não, não é marketing! Branding é modelo de gestão

Branding é modelo de gestão, é renúncia, é construção de valor de marca. Então hoje, vamos falar sobre o que não é branding. 

#Não é branding: extensão do marketing

Não é branding gestão de marketing, branding é modelo de gestão. Algumas vezes por desconhecimento do conceito o branding responde ao departamento de marketing ou de comunicação. 

O Marketing identifica necessidades e desejos que não foram realizados, de olho para o negócio/mercado. Uma empresa que tem gestão de marca, também tem objetivos de marketing, tem metas de venda, tem campanhas de comunicação. Porém, todas essas ações, essas ferramentas estão vinculadas a um objetivo maior e devem estar orientadas aos esforços de estratégia da marca.  

#Não é branding: campanha de publicidade 

Campanha publicitária não é branding. Publicidade é a mais poderosa ferramenta para construir e promover uma marca. 

Uma publicidade na TV tem amplo alcance e se a campanha for de forte impacto gera resultados e fortalece a imagem da empresa na mente do telespectador.  Outras ferramentas do branding não tem o mesmo poder de atrair e emocionar o público como a publicidade. Talvez, hoje em dia, a presença nas redes sociais seja uma ferramenta com poder de atração e engajamento, mas ainda não tem o alcance que uma publicidade na TV ou no rádio tem.  

#Não é branding: design de marca 2.0

Identidade visual não é branding. Branding é gestão e construção da marca. 

Logo é a representação gráfica que identifica a sua empresa, logo é uma parte da identidade visual da marca. Um elemento muito importante, mas não único. A identidade visual não significa posicionamento de marca, e sim um ferramenta de ponto de contato. Quando falamos que a marca é o principal ativo da empresa não estamos falando de logo, e sim de reputação. 

Profissionais de Branding 

Como gestão de marca é um modelo de gestão novo ainda no mercado há confusão sobre o conceito de gestão de marca e como não há graduação nessa área, a gestão de marca atrai profissionais de diversas área que utilizam da sua base de conhecimento profissional no branding.  Há profissionais de design, publicidade, administração etc. E todos contribuem e não são profissionais com visões distorcidas do branding e sim que entendem mais profundamente de um vetor da gestão de marca.  

Se uma gestão de marca é realizada por um profissional de administração terá maior foco na cultura corporativa, por exemplo, mas se for por um designer terá naturalmente um olhar especial para a identidade visual. O simples fato de conhecer profundamente uma área é normal que contamine a gestão de marca com esse domínio original. O que esse profissional precisa ter é consciência que o seu conhecimento básico é uma das ferramenta para a gestão de marca. 

 

Branding é um trabalho de estratégia e quando posicionado dentro da empresa como modelo de gestão alinha todas as áreas da empresa e dá direcionamento para funcionários e colaboradores para que todos estejam envolvidos e se identifiquem com os valores da empresa.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como ter posicionamento digital?
Gestão e Estratégia

Como ter posicionamento digital?

Posicionamento Digital, sabe o que é? Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e tem enfrentado dificuldades para alavancar suas vendas, é hora de compreender sobre posicionamento digital e fortalecer sua marca. Você já deve saber que

Leia mais »
Transformação Digital e coçar é só começar...
Gestão e Estratégia

Transformação Digital e coçar é só começar…

Muito tem se falado sobre a transformação digital e nos últimos anos despontou para empresas de todos os tamanhos. Independente do segmento de mercado, arrisco dizer que todos os setores estão buscando compreender como a tecnologia pode ajudá-los a se

Leia mais »
Marcas Autênticas: como avaliar sua empresa
Branding

A sua empresa é autêntica?

Empresas com marcas autenticas em geral possuem comunicação mais agradável e com isso obtém mais chances de sucesso. O modo de expor sua comunicação, de agir com colaboradores, seja funcionário internos ou parceiros externos desperta admiração, confiança e faz com

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!