O que é processo de branding

Processo de branding é uma estratégia de negócio que visa relacionar a imagem da marca a sua identidade de marca. É processo constante de entender o que a marca é e materializar o conceito nos pontos de contato do público com a marca.

Você como gestor da sua marca pode controlar a manifestação da identidade da marca, mas você não controla a maneira como o público a percebe, mas pode influenciar essa percepção. E se essa percepção criada não estiver alinhada com a verdade sobre seu produto ou serviço, terá que fazer um esforço para convencer os outros que o seu produto/serviço é o que seu produto/serviço  realmente é. Complicado? É por isso que trabalhar a marca da sua empresa é tão importante no mercado competitivo como é o de hoje.

O processo de branding está relacionado a:

  • Stakeholders
  • Pontos de contato
  • Linguagem de marca
  • Gestão de marca

 

Stakeholder

são os públicos envolvidos com a marca, não é somente aquele que consome o produto ou adquiri um serviço são todos que em algum momento fazem contato com a marca e são capazes de afetar positiva ou negativamente a reputação da marca. Para ter uma noção de quem são os stakeholders de sua marca comece por listar todo tipo de público que se relaciona com sua marca, por exemplo: novos e antigos clientes; órgãos governamentais; associações profissionais; referências da área; fornecedores; público em geral; concorrentes; parceiros; investidores; representações comunitárias etc.

Vale ressaltar que cada público tem uma percepção própria sobre sua marca, e por isso cada stakeholder deve receber uma atenção e comunicação conforme suas necessidades e relevância no processo.

Os pontos de contato

é qualquer momento em que um cliente atual ou potencial entra em contato com sua marca, antes, durante ou depois de fazer negócios com você. Alguns pontos de contatos que precisam de atenção e que são fáceis de perceber como os visuais: logotipo, identidade visual, peças gráficas, arquitetura (fachada, paisagismo, iluminação etc), site, comunicação em rede social, campanhas publicitárias etc. Lembre-se dos pontos de contatos verbais: o nome da marca, o slogan, o tom de voz, a redação.

E há os pontos de contato experienciais que levam em consideração os pontos de contatos visuais e verbais, mas resultam da experiência do público com sua marca, podemos citar como serviço e operação, padrão de atendimento, sons, aromas, sabores, funcionalidade e ergonomia do produto etc. E não podemos esquecer que quem fala de sua marca também é um ponto de contato do seu público com sua marca, então considere como ponto de contato cada Stakeholder.

Linguagem da marca

é um modelo padrão para gerir os pontos de contato que vão criar uma imagem, uma reputação junto aos seus públicos, aos stakeholders. Toda a identidade corporativa é gerida neste ponto com a definição da identidade visual, verbal, publicitária, comunicacional, arquitetônica, de produto que juntas vão possibilitar a identidade da marca.

Gestão de marca

é um modelo de gestão que cuida do gerenciamento dos stakeholders, da imagem transmitida para o público-alvo através dos pontos de contatos, e estes são gerenciados e padronizados a partir da linguagem da marca. E essa gestão estratégica deve partir de um planejamento com a definição de objetivos, métricas,indicadores de sucesso (KPI). Você não pode deixar o gerenciamento dos stakeholders, dos pontos de contatos, da linguagem da marca a revelia, caminhar sozinha, precisa estar atento a sua evolução, ou sua estagnação, se os padrões estão sendo respeitados e você faz isso definido um modelo de gestão de marca e de tempo em tempo, uma auditoria de marca para reavaliar o que foi planejado e executado, para saber o quanto está sendo eficaz, se a estrutura e estratégia de construção de marca estão alinhados com sua gestão. E como chegar a gestão da marca? Com a definição da estratégia da marca com o posicionamento da marca que nada mais é que saber que imagem você quer criar e transmitir. Ter um posicionamento específico, autêntico e único é a base para a construção de sua marca.

E no momento que esses pontos são definidos você tem o processo de branding estabelecido, que é agir nesses pontos: na definição de estratégia de marca, na definição de um modelo de gestão, para aí sim definir os padrões de linguagem da marca que vai se materializar nos pontos de contato que vão criar uma imagem, uma reputação da sua marca no mercado de atuação.

O processo de branding acontece quando você consegue criar uma imagem para seu público-alvo alinhada com sua estratégia de marca.