Empresas com marcas autênticas em geral possuem comunicação mais agradável e com isso obtém mais chances de sucesso. O modo de expor sua comunicação, de agir com colaboradores, seja funcionário internos ou parceiros externos desperta admiração, confiança e faz com que os outros, público direto ou indireto, sintam-se interessados, instigados e à vontade com a presença da marca em seu dia a dia. São marcas que não se travam ou se encolhem diante dos desafios impostos pela sociedade

Características de uma marca autêntica

Para sabermos se uma empresa “ possui” uma marca autêntica, precisamos conferir alguns pontos que identificam esse posicionamento: 

Saber expor ideias

Marca autêntica não esconde opinião e posiciona-se. Quando necessário torna público o posicionamento diante de fatos da sociedades.  Não tem medo de ser criticada por expor sua opinião e seu posicionamento, porque sabem que é necessário levantar e apoiar segmentos e promover o compartilhamento de ideias junto ao seu público. Sabem que a crítica é algo inerente à toda organização e, muitas vezes, é um tema que está relacionado a evolução que a sociedade precisa investir.

Respeitar sua essência 

As marcas autênticas são movidas por seus valores e fazem aquilo que desejam e não procuram satisfazer ou depender de outros para alcançar objetivos. E principalmente conhecem seus pontos fortes e fracos e são capazes de lidar com eles da melhor forma possível. 

Respeitam a cultura corporativa

Existem marcas autênticas que tem uma cultura corporativa muito forte devido à força de sua comunicação e presença de marca e outras mais introspectivas que mantém a cultura corporativa direcionada para quem está dentro de seu círculo de atuação. 

Mas o que importa mesmo é que os valores sejam respeitados. 

Valorizam público interno e externo

Sabem que cada público, seja interno ou externo, direto ou não, estratégico ou não, de apoio ou de suporte, cada público no universo da marca são especiais. A marca autêntica reconhece o valor de cada pessoa em todos os pontos de contato, sempre desenvolvendo empatia e respeito. 

Cuidam da marca como um ativo

Marca é o principal ativo das empresas, é mais do que um simples nome é o maior patrimônio de uma empresa e precisa ser constantemente gerenciada.

As marcas autênticas são capazes de estabelecer prioridades e consciência para saber renunciar a oportunidades de negócios que não combinam com seu posicionamento. Age com coerência e de forma consistente em todos os momentos. 

Respeitam marcas concorrentes

As marcas autênticas tem um posicionamento distinto da concorrência e sabem diferenciar serem concorrentes mercadológicas de rivais. 

Autenticidade tóxica

Para usar um termo da moda, nem sempre a autenticidade de uma marca funciona assim de maneira tão positiva; a autenticidade, quando exagerada, pode até causar alguns conflitos ao ser confundida com arrogância, por exemplo. 

Neste caso uma consultoria de branding é importante para encontrar um modo de ser autêntico com equilíbrio e respeito às opiniões e comportamentos das pessoas e outras marcas. 

Quanto mais eficiente a gestão de branding mais relevante e bem avaliada será uma empresa frente ao mercado, ao consumidor e à concorrência. Posicione sua marca para ser competitivo. Seja autêntico, coerente e responsável. 

 

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