Empresas com marcas autênticas em geral possuem comunicação mais agradável e com isso obtém mais chances de sucesso. O modo de expor sua comunicação, de agir com colaboradores, seja funcionário internos ou parceiros externos desperta admiração, confiança e faz com que os outros, público direto ou indireto, sintam-se interessados, instigados e à vontade com a presença da marca em seu dia a dia. São marcas que não se travam ou se encolhem diante dos desafios impostos pela sociedade

Características de uma marca autêntica

Para sabermos se uma empresa “ possui” uma marca autêntica, precisamos conferir alguns pontos que identificam esse posicionamento: 

Saber expor ideias

Marca autêntica não esconde opinião e posiciona-se. Quando necessário torna público o posicionamento diante de fatos da sociedades.  Não tem medo de ser criticada por expor sua opinião e seu posicionamento, porque sabem que é necessário levantar e apoiar segmentos e promover o compartilhamento de ideias junto ao seu público. Sabem que a crítica é algo inerente à toda organização e, muitas vezes, é um tema que está relacionado a evolução que a sociedade precisa investir.

Respeitar sua essência 

As marcas autênticas são movidas por seus valores e fazem aquilo que desejam e não procuram satisfazer ou depender de outros para alcançar objetivos. E principalmente conhecem seus pontos fortes e fracos e são capazes de lidar com eles da melhor forma possível. 

Respeitam a cultura corporativa

Existem marcas autênticas que tem uma cultura corporativa muito forte devido à força de sua comunicação e presença de marca e outras mais introspectivas que mantém a cultura corporativa direcionada para quem está dentro de seu círculo de atuação. 

Mas o que importa mesmo é que os valores sejam respeitados. 

Valorizam público interno e externo

Sabem que cada público, seja interno ou externo, direto ou não, estratégico ou não, de apoio ou de suporte, cada público no universo da marca são especiais. A marca autêntica reconhece o valor de cada pessoa em todos os pontos de contato, sempre desenvolvendo empatia e respeito. 

Cuidam da marca como um ativo

Marca é o principal ativo das empresas, é mais do que um simples nome é o maior patrimônio de uma empresa e precisa ser constantemente gerenciada.

As marcas autênticas são capazes de estabelecer prioridades e consciência para saber renunciar a oportunidades de negócios que não combinam com seu posicionamento. Age com coerência e de forma consistente em todos os momentos. 

Respeitam marcas concorrentes

As marcas autênticas tem um posicionamento distinto da concorrência e sabem diferenciar serem concorrentes mercadológicas de rivais. 

Autenticidade tóxica

Para usar um termo da moda, nem sempre a autenticidade de uma marca funciona assim de maneira tão positiva; a autenticidade, quando exagerada, pode até causar alguns conflitos ao ser confundida com arrogância, por exemplo. 

Neste caso uma consultoria de branding é importante para encontrar um modo de ser autêntico com equilíbrio e respeito às opiniões e comportamentos das pessoas e outras marcas. 

Quanto mais eficiente a gestão de branding mais relevante e bem avaliada será uma empresa frente ao mercado, ao consumidor e à concorrência. Posicione sua marca para ser competitivo. Seja autêntico, coerente e responsável. 

 

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Por que um plano de gerenciamento de crise é importante?

Saber como fazer o gerenciamento de crise é indispensável para todos os gestores, especialmente para lidar com situações delicadas e momentos de crise. Para isso, é importante criar um plano completo que tenha detalhes sobre quais são as melhores medidas

Leia mais »
Indicadores KPIs: a importância para o ecommerce
E-commerce

Indicadores KPIs: a importância para o ecommerce

A maioria das pessoas que trabalham com e-commerce se ressente com as inúmeras siglas e termos em inglês, muitos até desnecessários, eu diria. O mundo dos negócios digitais está cheio deles! Um acrônimo comum sobre os quais você provavelmente ouve

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!