A Definição de Propósito | A razão de ser da empresa

A Definição de Propósito | A razão de ser da empresa

Desde que estourou a pandemia e a crise foi estabelecida no Brasil, nós do Nautilos estamos trabalhando para compreender os movimentos do mercado consumidor e como empresas reagem a essa nova jornada para acompanhar as tendências, bem como as transformações decorrentes desse período. E tem um coisa que nos chama a atenção: a redefinição de propósitos. 

 

A definição de propósitos

Definir propósito é ponto número 1 da plataforma de marca elaborada com objetivos estratégicos. Uma marca que já compreendeu sua própria essência sabe promover mais o porque faz e menos o que faz. É com o “porque faz” que uma empresa é capaz de construir valor diante ao mercado. 

Articular uma declaração de propósito há muito é considerado vital para o sucesso da empresa ao mesmo tempo que justifica sua existência. As atitudes culturais em relação aos negócios se ampliaram, não é mais somente o valor para o acionista, mas também a necessidade de contribuir com a sociedade. E as novas gerações, tanto de funcionários quanto de consumidores frequentemente priorizam a identificação de seus valores com a marca e não somente uma decisão pelo lado financeiro como preço, descontos ou promoções.

São esses conceitos estabelecidos que permitem a tomada de decisões que podem algumas vezes parecer estranhas para quem está pouco familiarizado com propósitos, como por exemplo, a suspensão da publicidade paga da Coca-cola em todo mundo no momento que a pandemia foi declarada, alterando seu foco de atuação que era naquele momento garantir a segurança e o bem-estar dos associados e comunidades. Entenda mais sobre esse caso clicando no link

Porém o que vemos, na maioria das vezes, são declarações de propósitos sem compromisso com seu próprio propósito- estranho, não? São apenas slogans ou ações de marketing sem verdade e por isso não se conectam com o público ou não têm equilíbrio entre serem abstratas ou específicas.

 

A razão de ser da empresa

A essência da empresa deve ser acionada como estratégia de marca para promover seu propósito. Pensa numa indústria de motores. Comunicar por que faz, tem mais apelo e verdade do que apenas comunicar o como faz, veja este exemplo: respeitando o meio ambiente e protegendo os recursos naturais é mais eficaz do que apenas enfatizar o que fazem (produzem peças de motor de alta qualidade e baixo custo) ou como o fazem (por meio da inovação). 

 

Fale com o público 

Colocar os beneficiários em primeiro plano e mostrar como o trabalho da organização os beneficia é crucial ao elaborar uma declaração de propósito. Você pode vender para muitas pessoas, mas o beneficiário é aquela pessoa que justifica sua existência. Veja este exemplo: uma empresa de marmitas veganas pode vender para diversas pessoas, mesmo para aquelas que não são veganas e vegetarianas. Porém a sua razão de ser é atender os veganos, o seu beneficiário. 

 

Declaração de propósito equilibrada

As declarações de propósito geralmente variam de excessivamente abstratas (criando uma organização de classe mundial) a excessivamente específicas (fornecer estruturas de aço para o mercado [regional]). Aqueles que encontram o meio-termo (projetar edifícios e cidades para permitir que a sociedade se desenvolva de forma responsável e econômica ou fornecer opções e acessibilidade para atender às necessidades de energia em evolução de nossos clientes) entre esses extremos têm probabilidade de ter mais sucesso em comunicar o propósito da empresa e inspirando outros a reagirem. Uma declaração de propósito clara inspira os comportamentos desejados no interesse dos beneficiários.

 

O desenvolvimento de uma declaração de propósito estabelece o que é único e não replicável nessa medida oferece vantagem competitiva. Isso é especialmente importante hoje, uma vez que os empresários conduzem suas organizações por meio de desafios sem precedentes. Trabalhe uma marca única, autêntica e distintas do concorrentes.

 

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima. 

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Transformação Digital e coçar é só começar...
Gestão e Estratégia

Transformação Digital e coçar é só começar…

Muito tem se falado sobre a transformação digital e nos últimos anos despontou para empresas de todos os tamanhos. Independente do segmento de mercado, arrisco dizer que todos os setores estão buscando compreender como a tecnologia pode ajudá-los a se

Leia mais »
Marcas Autênticas: como avaliar sua empresa
Branding

A sua empresa é autêntica?

Empresas com marcas autenticas em geral possuem comunicação mais agradável e com isso obtém mais chances de sucesso. O modo de expor sua comunicação, de agir com colaboradores, seja funcionário internos ou parceiros externos desperta admiração, confiança e faz com

Leia mais »
Estratégia Push e Pull: o que são e quais as diferenças
Comunicação e Marketing

Estratégia Push e Pull

Marketing Pensando no mercado e nas possibilidades em que se apresentam, podemos lançar mão de estratégias corporativas como push and pull. Elas se apresentam como duas soluções, que aparentemente são opositoras aplicadas às diferentes lógicas que sustentam a relação entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!