O que é um servidor?

Basicamente, um servidor é um computador que comanda uma rede de outros computadores. Além disso, os servidores costumam armazenar dados importantes da rede.

É possível que ele controle acessos e arquivos da empresa. Há discussões no que diz respeito aos tipos de servidores que existem. Algumas pessoas preferem o servidor dedicado, outras o VPS. Quando se fala em servidor, uma palavra que também se relaciona, é a hospedagem.

Vou explicar os tipos de servidores e o que a hospedagem tem a ver com isso. Qualquer dúvida, podem enviar por aqui ou no e- mail que nós respondemos. Os sistemas operacionais dos servidores são diferentes dos que usamos em máquinas “normais”.

O servidor dedicado é aquele que fica ligado 24h por dia, 7 dias por semana e conectado a uma alta velocidade de internet. Geralmente, as empresas maiores que preferem esse tipo de serviço, pois demandam um custo financeiro maior.

Esse servidor dedicado pode ser uma das melhores opções mas precisa de atenção na hora da contratação. Ele demanda um conhecimento de gerenciamento  e, por isso, é mais difícil de ser usado. Além disso, é necessário uma instalação do sistema operacional e configurações de software.

Servidor dedicado

O servidor VPS é um servidor virtual. A tradução de VPS é Virtual Private Server, ou seja: um servidor virtual privado. Nesse tipo de serviço, há um servidor com presença física e, inclusive, muito potente. O que acontece é que esse servidor é dividido e funciona separadamente  para diversas empresas, elas contratam o servidor, onde outras empresas também contratam esse mesmo serviço. Por isso, a potência do aparelho, diminui.

Servidor VPS

Há também, tipos diferentes de hospedagem.

A hospedagem padrão são hospedagens compartilhadas, equivalente ao servidor VPS. Há uma empresa que possui a hospedagem e vende os acessos para outras empresas. Essa hospedagem pode ser desvantajosa, pois o cliente fica refém do funcionamento.

Existem diversas reclamações a respeito da hospedagem padrão justamente por causa desse serviço compartilhado. A empresa divide a hospedagem com diversas outras e isso interfere no bom desempenho do site.

Hospedagem padrão

A hospedagem wordpress possui um serviço diferenciado. O sistema é relativamente leve e tem capacidade de ser utilizado em qualquer computador. O plano de hospedagem wordpress possui maior garantia de funcionamento do que o padrão, já que somente o contratado usa e não compartilha com mais empresas.

A qualidade do servidor é imprescindível para o bom funcionamento do site. É necessário que a escolha seja feita de acordo com a necessidade de cada empresa. É bom observar a complexidade das páginas e o número de visualizações por dia.

Hospedagem WordPress

Gostou do conteúdo? Nos dê um feedback e dicas de próximos posts!

Até a próxima!

Deixar um comentário

Seu e-mail não ficará visível para os outros.