O que é CRO?

O que é CRO Conversion Rate Optimization, ou CRO, nada mais é que um método experimental que visa aumentar e otimizar as conversões. Otimizar algo é disponibilizar condições que auxiliem e favoreçam seu crescimento e desenvolvimento. Por isso, o CRO possui técnicas para ampliar as conversões.

Essas conversões não necessariamente são compras on-line, mas podem ser também outros objetivos de acordo com cada site, como, preenchimento de formulários, número de cliques, visualização ou download de conteúdos etc.

Por que investir em CRO?

Conhecer qual é o seu público alvo é fundamental para aprimorar as informações disponibilizadas no site, resultando assim em mais visitas, mais clientes e mais lucro. Por isso é preciso investir em pesquisas e planejamento a respeito do conteúdo oferecido.

Alguns itens básicos presentes nos sites, como, informações a respeito dos produtos vendidos (preço, formas de pagamento, cálculo de frete e tempo de conveniência), não são suficientes para fomentar as conversões. Existem vários outros elementos que podem ajudar nessa questão, como, facilitar a navegação do site, melhorar a velocidade de carregamento das páginas, informações e conteúdos eficazes sobre o produto em questão, layout e design do site etc.

A necessidade de investir em CRO também se dá diante de alguns indicativos que vão além da avaliação visual e instrumental do site. Essas indicações se dão através da ideia, por exemplo, de que somente por ter um site -mesmo que bem estruturado-, ele não precisa ser atualizado e aprimorado. O objetivo deve ser sempre aumentar as conversões e não deixar que elas reduzam ou fiquem estagnadas. Outro sintoma, são visitas ao site que não resultam em conversões.

Se analisarmos os grande sites mais acessados, como Facebook, Youtube e até mesmo o Google, todos eles sofreram mudanças ao longo do tempo em seu layout e design. Essas novidades acabam atraindo a atenção dos usuários, principalmente tendo em vista o tempo e a intensidade que os brasileiros ficam logados. Ter algo novo desperta curiosidade e interesse, que pode contribuir para o aumento de conversões.

Como investir em CRO e otimizar seu site

Para saber quais as melhores formas de investir, reforçamos a ideia de que é necessário conhecer quem é a sua persona para identificar as melhores maneiras de comunicação entre vocês. Dessa maneira é possível entregar conteúdos específicos que condizem com o perfil do público alvo. Resumindo, foque na segmentação de seu público, pois, quanto melhor conhecê-lo, mais fácil será alcançá-lo.

Faça testes para descobrir como anda sua taxa de conversão. Utilizando ferramentas como o Google Analytics, é possível identificar como é a navegação do usuário em seu site. Assim você pode reconhecer quais áreas e conteúdos são mais acessados e definir o que precisa ser mudado.

Outro teste bastante conhecido que também auxilia a identificar o que pode ser mudado em seu site, é o Teste A/B. Esse teste consiste em disponibilizar para os usuários páginas com pequenas alterações, como, mudança de cor ou posição de algum botão ou caixa de texto, imagens, informações sobre os produtos etc. Depois é só escolher qual página apresentou maior acesso ou conversão.

Outra opção é aperfeiçoar o conteúdo oferecido. Afinal, quando o conteúdo é de qualidade, sendo apresentado de forma clara e objetiva de acordo com o público alvo, o fluxo de usuários tende a aumentar. Além disso, o SEO -otimização para mecanismos de busca- também é um ponto importante.

É preciso pensar em palavras-chave, link building -adquirir links externos significativos para o site-, elaborar bem os títulos das páginas etc. De acordo com essas técnicas, o público que será atraído para o site, será um público alvo, gerando mais chances de conversão.

Deixar um comentário

Seu e-mail não ficará visível para os outros.