Como monitorar quem deixou de te seguir

Diariamente pessoas começam e deixam de seguir perfis em suas redes sociais. Esse fluxo de seguidores é muito comum e, provavelmente, acontece o tempo todo. Porém, é ruim saber que o número de pessoas que te seguem, está caindo. Quando isso acontece, a primeira pergunta é: quem são essas pessoas que estão deixando de me seguir?

A maioria das ferramentas não mostra os seguidores que estão sendo perdidos e, por isso, foram criados alguns aplicativos e sites que revelam esses perfis. Há diversas redes sociais em que é possível se descobrir quem deixou de te seguir, quem começou, e quais pessoas que você segue e não te seguem.

Nesse texto, vou citar um site que expõe essas informações sobre seus seguidores do Twitter e um aplicativo que mostra isso no Instagram.
O site Who Unfollowed Me, por mais que seja em inglês, é bem intuitivo e simples de mexer. Você entra no link, cadastra sua conta do Twitter (é bom lembrar que nesse momento é necessário fornecer sua senha), e permite que o site faça o login. Após essa permissão, abrirá uma página vinculada à sua conta e nessa página irá aparecer as informações sobre os seguidores. Até que o site consiga fazer uma varredura na sua conta pode demorar um tempinho.

Como monitorar quem deixou de te seguir

Como mostra a foto, essa é a primeira página depois que você faz o cadastro. Algo que funciona como um perfil. Existem duas colunas com opções de visualizar os últimos 30 dias (uma inspeção mais demorada) e a outra que só mostra os mais recentes. O usuário pode escolher qual mais lhe agrada. Eu não fiz nenhuma foto da minha escolha pois não uso o twitter há muitos anos e quando cliquei nas duas não obtive resultados. Mas, com essa ilustração acredito que seja bem fácil de entender.

Atualmente, o Instagram tem sido mais comentado do que o Twitter e, por isso, decidi mostrar um aplicativo que também tem essas informações sobre os seus seguidores do Instagram.
Eu uso mais o Instagram do que o Twitter mas mesmo assim não obtive muito sucesso ao baixar o aplicativo. Por coincidência (ou não) ninguém deixou de me seguir recentemente. Porém, tirei um print para ilustrar um pouco como funciona o aplicativo. O nome é Followers e o sistema operacional do meu celular é iOS. Assim que você instala o app, ele abre pedindo sua conta do instagram e uma permissão para acessar (basicamente igual ao Who Followed Me e acredito que a maioria dos aplicativos desse segmento seja assim). Após esse cadastro, ele já abre a página com as informações e, como são várias, você tem que clicar em cima de cada ítem pra saber detalhes sobre eles.

 

Enfim, cada aplicativo tem um design mas a função é quase sempre a mesma. O que você deve observar antes de baixar é o espaço que ele ocupa no seu armazenamento e se te fornece todas as informações que precisa. Depois é só ficar de olho em quem está te descobrindo nas redes e quem está deixando de te seguir.

Qualquer dúvida ou sugestão que você queira sobre aplicativos ou ferramentas virtuais, comente aqui e teremos o maior prazer em te ajudar!

Twitter: @nautilosmkt

Instagram: @nautilosmktdigital

Facebook: www.facebook.com/NautilosMarketingDigital

Deixar um comentário

Seu e-mail não ficará visível para os outros.