Qual a diferença entre design e designer?

Muitas pessoas, até mesmo da área de design, não sabem a diferença entre uma palavra e outra e acabam usando o termo de forma errada. O design é uma profissão que abrange vários segmentos e entre os mais populares estão o design gráfico, design de moda e design de produtos.

Além desses, muitos outros segmentos são da área de DESIGN. Design porque é esse o termo usado para nomear a profissão de um DESIGNER. Há uma diferença bastante pertinente entre essas duas palavras e cometer o erro de trocá- las, ainda mais quando se trabalha na área de comunicação, é imperdoável.

Para uma pessoa se profissionalizar na área de design, ela precisa ter se graduado como designer (como o gráfico, de moda, produto etc). O designer idealiza, cria, desenvolve e vende o seu projeto. O bom profissional sempre procura se atualizar sobre os novos conceitos.

Já o termo design é área no qual atuam. Esse ramo é muito abrangente e cobra do profissional um empenho muito grande para se destacar. A regulamentação da profissão design vem sendo discutida há algum tempo e ainda não se concretizou a partir da lei. Mesmo ainda sem regulamentação, os designers são muito importantes na equipe de uma empresa, por isso criamos um post aqui do blog “Por que design?”. A área de design surgiu, no início, da arquitetura, que, antigamente, era a profissão responsável por esses projetos.

Desde 2005, os designers tentam a regulamentação da área. Os projetos já passaram por algumas fases mas ainda não se consolidaram. No ano de 2017, o Projeto de Lei PL 7520/2017, foi apresentado e tramita na Câmara dos Deputados.

Bom, apesar de existir essas situações que ainda não regulamentam o design como uma profissão, é importante saber que isso tem sido debatido e que o designer têm sido um profissional em ascensão no mercado.

Em uma era digital, caracterizada pela informação digital e muitos conteúdos audiovisuais, o design tem tudo para conseguir seu espaço reconhecido. E para você que acha que a palavra “design” e “designer” tem o mesmo sentido, segue uma imagem para nunca mais esquecer:

Qual a diferença entre design e designer

Se você gosta desse tipo de conteúdo, comente aqui e dê sua sugestão para os próximos posts!

Deixar um comentário

Seu e-mail não ficará visível para os outros.