Whatsapp como canal de atendimento

Whatsapp como canal de atendimento

Atualmente, o WhatsApp é um dos canais de comunicação que mais crescem no mundo. Pensando por esse lado é muito interessante usá- lo como canal de atendimento, mas é necessário cautela para que esse serviço seja prestado com qualidade e profissionalismo.
O principal objetivo do texto é mostrar como usar o WhatsApp a favor de uma empresa. Está mais do que explícito que esse aplicativo é um grande canal de comunicação e, se soubermos aproveitar, podemos garantir um maior contato com o cliente.
O primeiro passo para iniciar o serviço é desvincular número pessoal e  número de atendimento. O número profissional deve ser apenas para resolver assuntos que envolvem o negócio pois o modo de tratar o cliente é diferente como se trata uma pessoa íntima.
Manter os canais (íntimo e profissional) separados é importante para que não haja confusão de assuntos, mensagens erradas e linguagem desapropriada.
Abrir canais de atendimento cria uma proximidade com o cliente, assim como o WhatsApp, o chat online também é uma boa opção. Já leu nosso texto “Vantagens de ter um chat no seu site” ?

WhatsApp é a instantaneidade de respostas

Outra parte importante no atendimento: seja rápido. Uma das maiores vantagens do WhatsApp é a instantaneidade de respostas. Então, não quebre a expectativa do seu cliente. Assim que ele mandar uma mensagem, esteja acessível para uma resposta rápida.
Para que você seja rápido, é preciso que seja estipulado um horário de atendimento. Esse horário é importante para manter a qualidade do canal.
É bom, inclusive, acrescentar essa informação em cartões e redes sociais, pois como o atendimento via Whatsapp tem a intenção de ser instantâneo, o cliente pode achar que vai encontrar o seu serviço em qualquer horário ou dia.
Como o atendimento via aplicativo é mais novo do que o telefone, é interessante divulgar que a empresa possui outro canal de contato para clientes que ainda não sabem do serviço. É possível anunciar em cartões de visita, redes sociais e no próprio site.
Quanto mais perto de seu cliente estiver, melhor. Mas é preciso que haja uma linguagem profissional nesse relacionamento. Um dos erros mais frequentes das pessoas responsáveis pelo atendimento via WhatsApp é o mau jeito de lidar com os clientes.
Volto a mencionar aquilo que eu já escrevi lá em cima. É muito importante separar o pessoal do profissional e, por isso, utilizar um português correto, sem gírias e abreviações. É interessante usar a linguagem do seu cliente mas mesmo assim manter a formalidade que uma relação profissional pede.
Manter o bom senso é fundamental para que o serviço seja usado de forma eficaz.
Além disso, enviar mensagens todos os dias com mensagens motivacionais ou até mesmo promoções, não é interessante. O canal é feito para um atendimento ao cliente e não como uma forma de intimidação.
É necessário que a empresa esteja sempre disponível mas nunca ultrapasse esse limite.
Achou interessante a ideia de criar o WhatsApp como canal de atendimento? Há diversas maneiras de abrir portas usando serviços digitais, entre em contato conosco.
Até o próximo post!

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