Mobile Marketing, o que é e como usar?

Mobile Marketing é a estratégia do marketing digital aplicada para aparelhos móveis. Mais de 72 milhões de pessoas se conectam na internet através de dispositivos móveis. Isso vem crescendo a cada ano e as empresas que investem no marketing digital também tiveram que se atualizar para captação mais eficaz de clientes.

Essas pessoas que estão conectadas através de smartphones, tablets ou iPads, querem a mesma qualidade dos conteúdos que tinham antes em seus computadores e, por isso, é preciso esse investimento no mobile marketing.  Essa mudança vem acontecendo há poucos anos no Brasil, mas o que interessa é que ela vem crescendo rapidamente e já existem mais celulares do que televisores no mundo todo. Quem um dia imaginou isso? A televisão, depois da internet, nos parecia a invenção mais surpreendente de todas que já tinham sido criadas.

Os dispositivos móveis estão substituindo aparelhos de som, televisões e computadores e, por isso, é necessário um investimento e uma certa atenção quando se fala em mobile marketing. Há muitas vantagens nesse segmento do marketing digital.

A primeira coisa que deve ser pensada quando se fala em mobile marketing, é a responsividade do site. É necessário que a página abra com a mesma eficiência do que em um computador. O design precisa ser atrativo e os botões de conversão sejam visíveis pela tela de celulares e tablets. A otimização de um site que abre em desktop e em dispositivos móveis deve ser algo trabalhado no dia a dia e que não haja impedimento do usuário fazer qualquer ação.

As campanhas de mobile marketing também possuem outra grande vantagem. Elas podem ser segmentadas por região, fazendo com que a empresa capte só potenciais clientes e não gaste com propagandas para pessoas que não podem realizar a compra do serviço ou produto. Negócios locais percebem resultados significativos quando segmentam suas publicações.

A prática de mobile marketing é um diferencial pois alcança todas as pessoas que hoje estão conectadas e, geralmente, assim que recebem mensagens, visualizam e compartilham com seus amigos. A disseminação também ocorre com mais facilidade, pois as pessoas se interagem mais em aparelhos móveis do que em computadores.

Outro modo de fazer mobile marketing é a utilização de aplicativos. As pessoas estão cada vez mais acostumadas com aplicativos pois são práticos e estão sempre disponíveis no celular. Aplicativos possui uma grande vantagem pois as pessoas estão sempre de olho nas postagens, promoções e sorteios da empresa. Ele aproxima as pessoas da marca.

O SMS Marketing foi uma das primeiras práticas a serem usadas no mobile marketing, como o uso de whatsapp e redes sociais não era tão comum quanto é hoje, as mensagens de texto eram super comuns. Até hoje empresas usam dessa ferramenta para anunciar ofertas, porém há outros modos de fazer mobile marketing que são mais eficientes.

O QR code, por exemplo é algo inovador que tem feito muito sucesso. Além de ser diferente e atrair a curiosidade das pessoas, é um modo prático de anunciar sorteios e brindes. O Bluetooh Marketing é outra ferramenta usada a favor do mobile marketing mas que tem um limite muito grande, já que as pessoas não ficam com o bluetooh ligado o tempo todo. Mas existem empresas que conseguem explorar dessa maneira.

Um dos pontos mais relevantes de se praticar o mobile marketing, é que você não gasta muito e consegue atrair potenciais clientes. Como já foi dito, o marketing feito diretamente para aparelhos móveis, pode ser segmentado pela localização e é visto e disseminado mais rápido.

Como sempre citamos nos textos, o principal dever de uma campanha de marketing, seja ele mobile ou não, é a captação de pessoas certas. Para isso é necessário o conhecimento do seu público alvo e um planejamento das campanhas. Boa sorte!

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