Diferença entre SEO e links patrocinados

A diferença entre SEO e links patrocinados é grande, mas é importante dizer que um complementa o outro e têm suas devidas importâncias.

O SEO (Search Engine Optimization) é um trabalho que envolve a busca orgânica, ou seja, as pesquisas geradas pelo buscador. Além disso, é uma atividade que consiste em bons resultados, mas que necessita de um longo prazo para ser realizada. Você pode estar se perguntando “como assim?”. Eu vou explicar.

O trabalho de otimização, também conhecido como SEO, tem o objetivo de colocar o site trabalhado na primeira página do Google. Essa prática é realizadas através de estratégias, como escolha de palavra- chave, produção qualificada de conteúdo, responsividade e outros fatores. Após essas mudanças dentro do site, de acordo com o Google, esse trabalho vai sendo valorizado.

Você já deve ter ouvido falar no robô do Google, né? É mais ou menos isso, ele passa pelos sites avaliando a qualidade deles, não só técnica mas também de conteúdos postados. Por isso esse trabalho é demorado e deve ser periódico. A partir do momento que o seu site é criado, você deve se manter informado sobre a otimização das páginas. Isso garante um bom posicionamento no Google.

Você sabe o que é um bom posicionamento no Google? É estar indexado na primeira página (no máximo até a segunda) e o SEO faz justamente isso. Ele, através do trabalho de otimização, leva sua página para uma parte mais visível nos resultados de busca.

Além do SEO, existe também uma técnica conhecida como link patrocinado. Ela também é interessante de ser utilizada, mas precisa de maior investimento. Eu digo maior, pois além de pagar pelas palavras, você precisa pagar alguém para fazer isso, já que é raro encontrar um empresário que entenda de links patrocinados.

Vale lembrar que essa estratégia também é mais rápida do que o SEO, mas tem suas desvantagens, já que pesquisas informam que 80% dos usuários preferem as buscas orgânicas.

Para realizar o serviço de links patrocinados, a ferramenta usada é do próprio Google, chamada de Google AdWords. Nessa ferramentas são feitos anúncios baseados em palavras- chave, sendo que cada termo tem um preço e o anunciante paga esse preço por cada clique em seu anúncio.

Por isso eu disse que o link patrocinado pode ser mais caro, já que cada palavra tem um valor e esse valor deve ser pago em cada vez que esse termo foi clicado. Esses anúncios são sinalizados pelo Google e aparecem em posições privilegiadas da página.

Há quem prefira o trabalho de otimização, que apesar do longo prazo para ser efetivado e da necessidade de uma manutenção, gera menos custo e é mais bem aceito pelas pessoas. Mas também existem os empresários que não querem esperar para ter seu site na primeira página, e, por isso, pagam o link patrocinado. Vale lembrar que o trabalho bem realizado das duas estratégias é a melhor solução, pois um site bem otimizado, tem melhores resultados nas campanhas de links patrocinados.

Diferença entre SEO e links patrocinados

 

O que nós indicamos é que haja um trabalho de SEO e, além disso, um investimento em links patrocinados. Sendo assim, um complementa o outro.

Se você tem alguma dica de post, envia pra gente!

Deixar um comentário

Seu e-mail não ficará visível para os outros.