Black Friday: oportunidade de criar novos negócios

Black Friday: oportunidade de criar novos negócios

A Black Friday, ou Sexta- feira Negra, como ficou conhecida no Brasil, é um evento que tem como objetivo promover enormes descontos para as compras de natal. Nos Estados Unidos, a Black Friday se popularizou na década de 70 e, desde então, é um sucesso. A data do evento é fixa e sempre acontece na última sexta- feira de novembro, seguinte ao dia de Ação de Graças. O feriado é marcado por abrir as compras de natal.

Há mais de 30 anos, as lojas no dia da Black Friday, oferecem descontos de até 80% aos clientes. Para os norte- americanos o evento já é tradição e muitos deles esperam o fim de novembro para efetuarem compras por preços imperdíveis. As lojas participantes podem ser e-commerce ou físicas. Geralmente abrem antes do horário tradicional e ficam lotadas o dia todo. Os produtos mais procurados são eletrônicos, porém roupas, sapatos e utensílios de casa também são incluídos na promoção.

No Brasil, a primeira vez da Black Friday foi no ano de 2010 e só as lojas online participaram. As edições de 2011; 2012 e 2013 foram um sucesso e renderam bilhões de reais. Além disso, o evento que acontecia só em lojas online, passou a ser feito por lojas físicas e se popularizou ainda mais no país. Entretanto, houveram algumas polêmicas que envolveram marcas famosas, como as Lojas Americanas. O impasse foi que as empresas aumentaram os preços uma semana antes do evento e baixaram os valores no dia. Essa situação ficou conhecida como “maquiagem de preços”.

Após acontecerem essas fraudes, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e o Busca Descontos, criaram um selo chamado “Black Friday Legal”, com a intenção de marcar as lojas que não usam nenhum tipo de farsa nos descontos e deixar os consumidores mais confiantes para realizarem suas compras.

Mesmo com a recorrência desses problemas que aconteceram em algumas lojas, a Black Friday ainda funciona no Brasil e é um dia de muitas compras. Como é fim de ano, os consumidores já estão pensando em presentes de natal e é nessa hora que as empresas usam seus descontos para atraírem os clientes. As lojas online têm grande espaço nesse evento e é possível faturar bastante.

É preciso que a empresa tenha os principais produtos em mente que atraiam o consumidor, que seja possível aplicar um bom desconto e que haja estoque dos produtos. Há muitos clientes que reclamam desse último ítem. Outro ponto que deve ser investido são as propagandas anunciando a Black Friday na sua loja. As pessoas já sabem que o evento vai acontecer, mostrar pra elas que sua loja aderiu, é fazer uma espécie de “ponte” entre procura e oferta.

No mercado existe produtos que possuem pouca margem de desconto e isso dificulta a empresa na hora de aderir ao evento. O ideal para esse tipo de venda que não é possível oferecer grande oferta, é investir em serviços diferenciados, brindes e sorteios de produtos da loja. Isso mostra ao consumidor que você se preocupa em agradá- lo.

A Black Friday é o momento de fisgar o consumidor, mostrar a ele que sua loja é interessante e possui um diferencial, mas o grande segredo é manter esse consumidor procurando sempre por sua loja. Não basta oferecer grandes descontos no dia do evento e depois não cultivar essas pessoas. É interessante fazer promoções que tragam o cliente de volta, e mais, que ele recomende sua marca para outras pessoas.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!