Google Alerta: monitorar resultados de busca do Google

O texto de hoje vai explicar sobre mais uma ferramenta Google, chamada de Google Alerta. Acredito que seja fundamental para quem está interessado em comunicação digital saber sobre o que o Google oferece. São muitas ferramentas com diversas funções – já conhece o Google Shopping? Por isso, nós sempre estamos discutindo pautas que explicam sobre essas plataformas e que podem ajudar os leitores do blog a ter mais experiências interessantes na web.

O Google Alerta é uma dessas ferramentas que facilitam nosso acesso ao meio virtual. Como o próprio nome já diz, ele é um alerta. Funciona como um alarme de notícias, textos ou palavras. Pode parecer estranho mas vou explicar.

Antes de começar, quero falar sobre o porquê é interessante experimentá- lo. A internet tem milhões de informações postadas diariamente, muito conteúdo é inserido aqui e, muitas vezes, não conseguimos achar o que desejamos pelo acúmulo de informações. Essa ferramenta te ajuda a filtrar e achar aquilo que você deseja. Enfim, vou começar a explicação.

É mais ou menos assim, a pessoa entra no site Google Alerta e faz um cadastro com o e-mail em que ela deseja receber as mensagens. No momento desse cadastro, é possível escolher a frequência que essas mensagens vão chegar no e-mail, que tipo de informações o usuário quer receber (blogs, notícias, vídeos), de quais regiões interessam e até idiomas.

Após cadastrado um e- mail do Google, já é possível escolher as palavras em que se deseja buscar. É bem mais simples do que fazer buscas manuais, em que se gasta muito tempo em diversos sites. O Google Alerta facilita essa busca e filtra todas as informações das palavras- chave cadastradas. Antigamente, cada palavra- chave que era selecionada vinha em um e-mail específico. Hoje em dia é enviado apenas um e- mail com todos os alertas. Acredito que isso otimizou a ferramenta e também as caixas de e- mails (que ficavam lotadas).

É importante segmentar bem essas buscas, pois se a palavra for muito genérica, vai gerar muitos resultados que não são interessantes. Por exemplo: jornalismo esportivo, futebol inglês, marketing digital em Minas Gerais.

Também é possível usar essa ferramenta para monitorar empresas e saber o que os usuários e sites estão falando sobre elas. É interessante procurar por empresas concorrentes e se informar sobre o que estão fazendo e onde estão errando.

Existem pessoas que procuram por vagas de empregos e também por seus próprios nomes. É legal saber o que estão falando sobre você e se estão te linkando para sites importantes.

Aqui vão algumas imagens sobre cadastro e buscas dentro da ferramenta.

Google Alerta

Esse é o cadastro, quando o usuário escolhe os dias, região e frequência em que deseja receber os alertas.

Google Alerta

Aqui também faz parte dessas configurações, porém, é sobre a hora que as mensagens irão chegar no e- mail cadastrado.

Google Alerta

Digitei palavras- chave e criei um alerta sobre futebol inglês. Assim como expliquei no texto, é importante segmentar suas buscas para não generalizar demais as pesquisas e resultados.

Essas são as funções do Google Alerta, espero que tenham entendido a ferramenta e usufruem desses serviços. É bem interessante, eu garanto!

Qualquer dica que você quiser nos dar sobre nossas postagens e conteúdos, entre em contato conosco aqui pelo site ou pelas redes sociais.

Twitter: @nautilosmkt

Instagram: @nautilosmktdigital

Facebook: www.facebook.com/NautilosMarketingDigital

Deixar um comentário

Seu e-mail não ficará visível para os outros.