Perguntas sobre produtos para e-commerce: consegue responder?

Perguntas e respostas sobre produtos para e-commerce para quem está planejando montar seu e-commerce. É quase que intuitivo começar pelo produto. Por isso mesmo, sempre recomendo aos que estão começando aceitar iniciar com um número de produtos menor, que possibilite controle e domínio. Não raro vejo clientes se aventurando com produtos que pouco ou nada conhecem sobre eles, e isso é muito arriscado. Sei que pode ser desanimador pensar em aprender todas as informações, características e benefícios sobre cada um deles, principalmente se você pensa em publicar um catálogo completo de produtos, por exemplo, com mais de 150 SKUs.

E pensando como cliente, que também somos, para comprar precisamos ficar convencidos de que sua loja e seus produtos são confiáveis, e fornecer respostas claras, seguras e com conhecimento para perguntas básicas é o primeiro passo para construir essa confiança. Há uma expectativa significativa de que você seja especialista em seus produtos, portanto, qualquer “não sei” ou “Não tenho certeza, deixe-me verificar” abala a confiança e diminui sua credibilidade.

Então, vamos ver …

Produtos para e-commerce: consegue responder?

Para que serve e como funciona?

O básico do básico. Para alguns produtos, o uso principal é óbvio, mas para outros pode ser um pouco mais complicado. O importante a lembrar aqui é que você precisa se concentrar nos benefícios do seu produto, em vez de apenas em uma descrição do que ele realmente é. No entanto, você também deve saber como o produto funciona. Se alguém fizer esta pergunta, ela requer uma pequena explicação ou um manual do usuário completo? Ter essas informações disponíveis o tempo todo o ajudará a evitar uma situação constrangedora ou embaraçosa.

Quanto custa, tem como dar desconto ?

Isso também parece óbvio, mas acredite vejo muitos empresários, formando preço com uma conta simplória do tipo: “compro por X reais e vendo por quatro vezes o valor”. Isso pode até já ter funcionado mas hoje é um grande erro. Você precisa conhecer o destino de cada centavo do valor do seu produto vendido, de preferência na ponta da língua.  A distribuição conta geralmente com:

  • Custo do produto;
  • Impostos;
  • Frete de recebimento;
  • Custos financeiros;
  • Comissão para terceiros (caso trabalhe com marketplace deve considerar esse custo);
  • Lucro.

A distribuição acima já é simples e direta, mas pode garantir a saúde de sua empresa quando bem configurada.

Onde comprar?

É incrível como muitas pessoas não conseguem responder a essa pergunta rapidamente. Hoje em dia é comum ter produtos listados em vários “players” online, além da sua loja virtual, é claro, mas você precisa escolher um para ser o principal. Recomendo fortemente que seja sua loja virtual. Você pode dar a opção de marketplaces ou loja físicas, mas sempre que possível prefira a sua loja online.

Para quem vou vender?

Esta é uma pergunta tão importante de se responder que ninguém deveria ter que perguntá-la. Seus clientes não devem ter dúvidas de que seu produto é o produto certo para eles. Confuso? Simples, se você se comunica com o público-alvo errado, ao receber sua mensagem pode não se reconhecer como cliente do seu produto ou loja. Essa dúvida é fatal para o seu negócio.

Se você decidir contratar um profissional de marketing para dar um impulso extra à sua loja, essa será uma das primeiras perguntas que ele fará, porque ele sabe o quanto isso é importante. Se você não tem certeza de quem é o seu cliente ou que segmento/mercado ele se encontra, não se surpreenda se não vender.

Composição e origem

Conhecer bem sobre o produto me parece, também bem óbvio, mas nem sempre acontece, na verdade é mais comum em empresários que produzem os produtos que vendem. Minha sugestão é que valorize suas campanhas de divulgação apresentando detalhes curiosos da produção e da composição dos produtos vendidos.  Não pense que  pode não ser importante, será muito importante para um cliente saber por exemplo se: ele contém materiais testados em animais? Contém BPA? Se é livre de glúten? E por aí vai.

O que torna seu produto melhor do que outros?

Hora da verdade 🙂

Quase todos os produtos e marcas no mercado tem lá seus atrativos. Quanto melhor for a percepção do seu cliente sobre sua marca ou produto, menos pressão de preço você enfrentará.  Você precisa definir o que torna sua marca ou produto único. Pode ser uma série de coisas, desde seu design ou embalagem, sua história, apelo social,  tecnológico e outros. Imagine quais problemas ele resolve e como isso pode melhorar a vida de seu cliente.

Se acontecer de realmente não haver outros concorrentes para o seu produto, você pode estar em um oceano azul.

Atendimento ao cliente?

Embora poucos clientes acabem ligando para o atendimento ao cliente, é importante que eles saibam que ele existe. Ajuda a construir confiança mostrando aos compradores que se  tiverem algum problema é só chamar que tudo será resolvido.

Repare que essas perguntas sobre produtos para e-commerce são importantes tanto para lojas que possuem poucos produtos ou centenas deles. Ter ciência dessas respostas fará com que você se sinta mais confiante e entusiasmado para vender e atender bem seus clientes.

E aqui deixo o convite para você: Toda segunda-feira, as 19H tem aulão no Instagram sobre E-commerce, me segue lá e não perca. Meu instagram é: @paulo_canarim

No IGTV tem a live sobre produtos para e-commerce, vai lá!

Bom trabalho!