site ou rede social

Site ou rede social para ativar comunicação digital?

“ Site ou rede social para negócios?” Pergunta que ouço com muita frequência, e o que sempre respondo: invista nos dois, são plataformas diferentes com objetivos diferentes, porém estão conectados em função da atual comunicação digital.

Sites e redes sociais não devem ser tratadas como opostas e sim como complementares,  que vão direcionar as empresas por meios diferentes (site ou rede social) para um mesmo destino (objetivo). A diferença entre site e rede social está na forma de comunicação com o usuário. Ambos são importantes, porém cada um irá comunicar o objetivo da empresa com linguagem própria.  O site tem a proposta de ser ambiente institucional, com organização informacional que possibilite, facilite o máximo possível o entendimento do cliente com a proposta da empresa e gere vendas ou contração, enfim a conversão do site.  A rede social, seja ela qual for, a do momento, a mais popular ou as bem segmentadas, tem como objetivo o engajamento, o relacionamento empresa-cliente. Portanto, não é site ou rede social para começar sua presença digital, é site e rede social!

Site: minha empresa precisa mesmo?

Com certeza, o site é seu, você registra o domínio no CNPJ da empresa. Essa é uma questão que poucos lembram ao criar perfil numa rede social. O perfil, pessoal ou comercial, não é seu, é do dono da rede, é do Mark Zuckerberg (Instagram ou Facebook), para citar um exemplo comum.   

Com um site responsivo, bem desenvolvido, com tecnologia atual, com as técnicas e boas práticas de SEO, otimização de sites para buscadores, (Google, Bing, Yahoo!) você tem uma plataforma para atrair clientes e fazer negócios até mesmo com quem não conhece sua marca. Através de pesquisas por palavras-chave em buscadores clientes potenciais podem chegar em seu site.

 Com um site você transmite credibilidade, é um endereço institucional de sua empresa na web, é um cartão de visita.  Oferece serviços online para além de suas limitações geográficas, como é o caso do e-commerce.  Selos de segurança oficial podem ser conquistados, o que permite que o preenchimento de dados bancários sejam seguros para o cliente que efetua uma compra. E como ninguém é uma ilha, o site pode e deve estar conectado com as redes sociais. Faça a integração dos perfis da empresa com o site e amplie a conexão com os clientes.

Rede social: impossível viver sem

Estar presente na rede social é essencial para a boa comunicação digital. Sua empresa tem que estar onde seu público está, e não necessariamente estar em todas as redes sociais. 

Há bons motivos para criar um perfil em rede social:

  • Plataformas gratuitas: não há cobrança financeira para criar um perfil;
  • Interação e engajamento: o público tem contato direto com a empresa, pode curtir, comentar, reclamar, sugerir.
  • Expansão do número de clientes: o brasileiro passa muitas horas conectado em redes sociais, a chance dele ver sua marca é alta, ainda que seja necessário investir em mídia paga.

Redes sociais caem, ficam fora do ar

Quem tem perfil em rede social, pessoal ou comercial, no Facebook ou no Instagram conhece a instabilidade dessas redes. E o que todo mundo faz?

  1. Percebemos que somos muito dependentes das redes sociais;
  2. Corremos para o Twitter para saber o que aconteceu na rede social ao lado. (se você não tem twitter, fica sem informação). Mas, para ser justa, o Twitter também já teve sua fase de instabilidade, e hoje tem bem menos inatividade. E  quem não lembra da famosa baleia, já aposentada e substituída por robôs.
  3. Ser produtivos, e deixar as distrações de lado e focar no trabalho. Ok, essa bem pouca gente faz, vamos voltar a nossa questão, o que fazer quando estamos sem acesso a rede social da empresa.

O que fazer quando não tem acesso ao perfil da empresa na rede social

É comum por motivos de instabilidade em servidores ou para atualização e software algumas redes sociais ficarem inacessíveis por algumas horas. Isso é algo que pode gerar prejuízos financeiros, ruídos de comunicação com o cliente, dificuldade para contato com o público. O que uma empresa deve fazer:

  • Acessar as redes sociais ativas e comunicar que está disponível para contato por determinados canais;
  • Enviar mensagem por e-mail marketing comunicando a instabilidade da rede social.

Site e Rede social! 

Se as redes sociais caem ou acabam como sua empresa será encontrada? Rede sociais é como o bar da moda, tem seu tempo de vida. Já tivemos o Orkut, o boom do Facebook e agora estamos com o Instagram ocupando o lugar de rede social do momento. Mas, até quando? Há muitos migrando para o Snapchat. O Twitter sempre na cola das redes sociais, referência para que tem  interesse em notícias. Tem o Pinterest consumindo o tempo de todos nós, tem o LinkedIn, uma rede social voltada para profissionais em busca de recolocação.

Rede social não garante estabilidade, registro social,  e como já foi dito, não é sua. Você não pode, não deve focar em apenas 1 canal de comunicação para promover a marca da sua empresa. Esteja onde seu público pode encontrar sua empresa. É no Facebook? Esteja lá. É no Pinterest? Esteja lá. É no LinkedIn? Esteja lá. 

Mas, tenha um local seguro e próprio: um site com tecnologia atual e com pontos de conversão.

Mídia tradicional impulsiona a comunicação digital nas redes sociais e por buscas nos buscadores

É de conhecimento que a audiência da mídia tradicional diminui com o passar dos anos por diversos motivos, mas os programas de televisão e rádio ainda possuem grande influência sobre o comportamento do brasileiro na internet. 

A sua marca está preparada para reagir positivamente a uma demanda crescente originária de uma ação offline?

Quando um programa de televisão apresenta uma reportagem sobre segurança pública a empresa de vendas de câmera de vigilância está preparada para receber esse aumento de procura? 

  • O perfil no instagram será lembrado pelo cliente como referência no mercado?
  • Como está seu site?
  • Como estão as ações de relacionamento no ponto de atendimento com o cliente?
  • Você gerencia lista de cadastro de clientes por telefone?

Então, você já percebeu que está passando da hora de pensar na sua marca apenas em redes sociais, é preciso promover em todos os canais, seja off ou on line.  

É importante ter as redes sociais como suporte para atendimento, relacionamento, promoção e divulgação de produtos e/ou serviços. Ter um site que responda a demanda por procura de palavras-chaves é estratégico. Estar presente através de brindes promocionais, dê um telefone para o cliente, ofereça pronto atendimento e entenda suas necessidades.

Fica combinado ter uma marca forte e respeitada em todos os pontos de contato com o cliente. Isso se conquista com trabalho de comunicação e marketing e vai muito além de site e rede social. Eu fico por aqui e espero ter conseguido deixar claro a importância do site na presença digital da sua marca.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!