Por que branding como modelo de gestão?

Hoje vamos conversar sobre ser branding um modelo de gestão. Na semana passada abordamos a construção de valor de marca para fortalecer a presença na memória do público.

Entendemos hoje que público-alvo não é mais o que era há anos, é mais complexo e diverso tendo momentos de entendimento e níveis de consciência diferentes na sua jornada de compra, que os concorrentes são muitos e mais acessíveis e diferenciais tradicionais não são mais gatilhos de compras, por não serem diferenciais competitivos.

Será que o modelo de gestão deva ser o mesmo de quando público era homogêneo, não havia tantos concorrentes e os diferenciais tradicionais eram suficientes? Branding é um modelo de gestão, não é melhor que outros, mas sim adequado para um mercado mais complexo, volátil e incerto – mesmo antes da pandemia.

Vamos ver outros modelos de gestão:

Modelo de Gestão de Vendas – com pouco ou nenhum concorrente, quando você foca em distribuição. Para crescer tem que ter produção, logística e distribuição. O objetivo é atender uma demanda existente.

Modelo de Gestão de Marketing – com o aumento dos concorrentes, há necessidade de se diferenciar para atender as necessidades do mercado. O foco é no produto com atributos e benefícios que atendam essas necessidades.

 

Modelo de gestão: Branding

Para mercados com muitos concorrentes em que produtos e serviços e com diferenciais que não são facilmente percebidos pelo público causando no segmento a ideia de que todos são iguais, e provocando uma guerra de preços.

Para a Ana Couto, uma das precursoras do branding no Brasil, o modelo de gestão branding é como uma marca constrói valor oferecendo um produto ou serviço de qualidade, criando relacionamentos de valor com seus públicos. Já para Guilherme Sebastiany, especialista e professor em Branding, o modelo de gestão branding não é uma evolução desses modelos de gestão citados acima, mas é um que se sobrepõem ao anteriores pelo momento complexo atual.

Esse contexto atual, que foi ainda mais inflamado com a pandemia, é explicado no conceito VUCA (sigla em inglês), utilizada para descrever a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) nas situações. O conceito VUCA (oriundo do vocabulário militar norte-americano) descreve também um pilar do mercado: a complexidade do público-alvo. Falaremos mais a frente sobre esse conceito e como está relacionado com a gestão de marca.

E é nesse mercado complexo com público-alvo diverso que o modelo de gestão branding apresenta-se como estratégia de marca. No momento que temos produtos e serviços muito semelhantes aos olhos do público, o cliente já não é capaz de perceber diferenças significativas no produto/serviço, as tecnologias são similares, há excesso de informações e os preços, bom se tudo é igual, se produtos são iguais, ele vai optar pelo menor preço. E como diz o Guilherme Sebastiany, nada pior se você só tiver preço como estratégia e ainda for segundo mais barato, sua marca não tem nada.

Decida-se por branding como modelo de gestão, é uma estratégia de marca para qualquer empresa independente de tamanho. Trabalhar gestão de marca é construir uma marca única, autêntica e distintas do concorrentes.

 

Lembre-se, marca é o que vai ditar o ritmo do mercado nos próximos anos. Posicione sua marca para ser competitivo.

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima.